fbpx

6 dicas de como economizar e se preparar bem para concursos

6 dicas de como economizar e se preparar bem para concursos

Como economizar e manter uma intensa rotina de estudos? Essa dúvida percorre a mente de muita gente que sonha com a aprovação e não deseja passar apertos financeiros durante a preparação para o concurso.

Em um primeiro momento, é normal pensar que entrar na vida de concurseiro é um investimento caro: transporte, alimentação, mensalidades, materiais, taxas etc. Mas muitos desses custos podem ser reduzidos e até eliminados ao optar pelas escolhas certas.

Quer saber como? Preparamos 6 dicas especiais para você economizar enquanto se prepara para concursos!

1. Defina suas metas 

O primeiro passo que você precisa dar é definir o que você deseja, de fato, fazer. Muita gente ainda não tem certeza sobre o rumo profissional que deseja seguir e, por isso, paga taxas e mais taxas de concursos de vários ramos, mesmo sem passar pela preparação adequada.

Ao traçar o seu foco, você poderá concentrar e gerenciar melhor os seus esforços (financeiros e físicos), gastando o que será necessário para alcançar o que foi delimitado no início da preparação. Nesta etapa, é importante reconhecer os seus pontos fortes e fracos.

Assim, será mais fácil investir para suprimir as falhas e se aperfeiçoar no que você já é bom. Fazendo isso, você não corre o risco de pagar para aprender sobre uma área do seu domínio, por exemplo.

2. Aprenda a dizer “não”

Foi chamado para um aniversário no meio da semana? O seu artista favorito fará um show na sua cidade? Eventos como esses são oportunidades de gastar tempo e dinheiro, por isso, devem ser repensados para não comprometerem a sua rotina e o seu orçamento.

Não estamos afirmando que você não deva conservar momentos de lazer, pois o descanso é muito importante. Mas se for inviável, não hesite em dizer “não” para esse tipo de ocasião. O que parecerá desagradável a princípio, poderá ser um dos fatores de sucesso para o concurso que você está se preparando. 

Para recompensar o “não”, você pode aumentar o tempo de alguns intervalos e se permitir fazer certas mordomias, como tirar um dia inteiro de descanso. O dinheiro economizado, por sua vez, poderá ser investido no aperfeiçoamento da sua preparação, por meio de cursos online.

3. Conte com a preparação online

Cada vez mais concurseiros estão optando pela preparação online como maneira de economizar. Os avanços tecnológicos permitem que milhares de estudantes abandonem os gastos exigidos em cursos presenciais e comecem a aproveitar os benefícios do Ensino a Distância (EAD). Veja alguns deles, como exemplo adotado pelo Focus Concursos:

  • ausência de gastos com transporte;
  • valor do curso muitas vezes mais barato;
  • materiais digitais.

Ao optar pela preparação online, você estará ganhando tempo para estudar mais. Afinal, você não terá que se preocupar com o tempo de congestionamentos ou imprevistos que possam acontecer. Você estuda no seu ritmo, onde quiser e ainda pode definir o horário mais propício para sua aprendizagem.

4. Economize usando a internet

A internet oferece uma gama de opções para quem deseja se preparar para concursos. No entanto, é importante estar ciente de alguns perigos e estratégias para conseguir materiais de qualidade e atualizados por um preço justo.

Na web, você pode facilmente se deparar com materiais gratuitos e desatualizados para os concursos, o que pode colocar a perder todo um período de dedicação e financiamento de seus estudos. Pensando nisso, o Focus Concursos possui uma equipe pedagógica atuante, que trabalha na constante atualização dos materiais.

Além disso, a venda de apostilas específicas para determinados concursos tornou-se uma prática muito comum na internet. Você pode encontrá-las por preços bastante acessíveis.

5. Pesquise

A ideia de pesquisar até encontrar o melhor produto também pode ser aplicada na sua estratégia de economizar na preparação para concursos. Finalize uma compra de um curso, por exemplo, apenas quando se certificar de que o produto realmente atende às suas necessidades em geral. Os cursos oferecidos pelo Focus Concursos trazem vários requisitos, que se destacam no cenário nacional:

  • comodidade para assistir as aulas em vários dispositivos;
  • profissionais especializados em concursos públicos;
  • acesso ilimitado aos benefícios ofertados dentro do prazo de acesso;
  • divisão dos materiais por carreira;
  • materiais de acompanhamento;
  • simulados online.

Tenha em mente que você estará financiando as etapas para alcançar o cargo dos seus sonhos e uma futura estabilidade financeira. Por isso, não abra mão de contar com o auxílio de especialistas na área e serviços com preço justo. Apenas analisando esses aspectos, você economizará na sua preparação e fugirá de possíveis fraudes. 

6. Tenha cuidado com grupos de rateio

O seu desejo de procurar como economizar na preparação para concursos não deve romper práticas lícitas. Estamos falando sobre os grupos de rateio. São pessoas que violam direitos autorais e estão envolvidas em esquemas criminosos para falsificar identidades e conseguir materiais sem efetuar o devido pagamento.

Por isso, evite entrar em grupos fechados que prometem cursos, apostilas e e-books. Organizações como essas não duram muito tempo até serem alcançadas pela Lei. Essa prática pode causar desclassificação em alguns concursos que promovem a investigação social do candidato. E os responsáveis podem ser presos por disponibilizar esses materiais na internet de maneira ilegal.

Pensando nisso também, o Grupo Focus está utilizando em suas campanhas a hashtag #democratizacaofocus, que traduz a missão do grupo que é levar educação com muita qualidade e valores acessíveis, algo que a tecnologia está proporcionando nos dias atuais, a exemplo de Netflix (centenas de filmes e séries ao preço de um DVD), Uber e outras.

Sabendo disso, aproveite o acervo de materiais gratuitos que o grupo disponibiliza também em seu site. Além de muito conteúdo, são oferecidas revisões, análises de editais, guias, simulados e outros materiais que irão te ajudar na jornada de estudos. E se estiver disposto a investir mais, conte com cursos preparatórios.

Agora que você já conhece as nossas 6 dicas sobre como economizar e construir uma rotina de estudos para concursos, planeje-se para colocá-las em prática o quanto antes! Lembre-se de que, quanto mais cedo você garantir todos os detalhes, maior serão as suas chances de atingir o sucesso no concurso desejado.

Gostou das dicas? Siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de mais novidades úteis para sua preparação rumo à aprovação. Estamos no Facebook, Instagram, Youtube e LinkedIn


Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo 1: Focado no Concurso da Caixa Econômica (Edital vai sair em 2024). Participe aqui.
Grupo 2: Notícias “em primeira mão” sobre concursos públicos. Clique aqui e participe.