Mais novidades para você que sonha se tornar um Policial Rodoviário Federal!  O Concurso está a cada dia se aproximando, e se você pretende conquistar uma vaga neste certame, é bom ficar atento as informações que preparamos para você.

No dia 26 de Julho, o Diretor-Geral da PRF, Renato Dias, voltou a alertar sobre a necessidade da autorização do Concurso Público até Dezembro. Como já foi divulgado no blog, já foi encaminhado ao Ministério da Justiça um pedido de concurso para 1.300 vagas para amenizar a situação. Só este ano estão previstos 3.600 servidores em condições de se aposentar até o final deste ano.

“O nosso desafio é conseguir ainda esse ano a autorização do Ministério do Planejamento para a realização desse concurso. E, se Deus quiser, a partir do ano que vem aqui a academia estará lotada durante todo o ano”, disse Renato Dias.

As 3.600 aposentadorias previstas na  PRF representam uma das principais preocupações de servidores, como disse o presidente da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF), Pedro da Silva Cavalcanti. E essas aposentadorias deverão acelerar uma eventual autorização do concurso PRF 2017. Além das aposentadorias, já há déficit de 2.500 policiais na corporação.

Novidade! Concurso a cada dois anos.

“Estamos com um propósito de concurso bianual, com a capacidade de formação da nossa academia por ano, de 2.400 policiais, três cursos de formação por ano, cada curso com 800 policiais sendo formados”, afirmou o Diretor-Geral.  Assista ao vídeo abaixo:

MINUTA DO EDITAL – FINALIZADO!

A minuta do edital já está pronta, pois o grupo criado pela PRF, que tinha como objetivo agilizar a preparação para um novo concurso e a finalidade de elaborar uma proposta de edital, já finalizou o documento.

“Com a reforma da previdência, a tendência é termos essas aposentadorias em massa, o que é preocupação e traria um colapso maior à PRF. Por isso, os concursos são necessários, não só para policial, como também para a área de apoio”, relatou Pedro da Silva Cavalcanti.  Diante desse cenário, a PRF tem urgência na realização do concurso e pretende divulgar o edital, que já conta com uma proposta elaborada, de dois a até três meses após a eventual autorização do Planejamento

A Comissão responsável pela entrega da minuta foi presidida pelo servidor Luciano Edgar Machado e com os demais integrantes: Rosemberg Alves de Medeiros, Luciano Nogueira de Alveira Vieira, Ricardo Teixeira e Cidenor Guerra de Oliveira. Sendo assim foi apresentado um cronograma com as etapas do processo de seleção, sendo:

Primeira etapa:

  • prova objetiva e discursiva;
  • avaliação de títulos;
  • avaliação física, médica e psicológica;
  • verificação da veracidade da autodeclaração.

A segunda etapa será constituída pelo Curso de Formação Profissional. 

E você, ainda está aguardando o edital abrir para iniciar sua preparação? Não faça isso pelo amor de Deus. Esse é um dos concursos públicos mais disputados e exige uma preparação de alto nível do candidato desde a prova objetiva, discursiva, TAF (Teste Aptidão Física) e demais etapas.

Como tudo nessa vida exige preparação é hora de arregaçar as mangas, caso ainda não tenha feito, e iniciar imediatamente seus estudos. O cargo exige nível superior e remuneração inicial de R$ 9.501,98. Não sabe por onde iniciar seus estudos? Alison Rocha, delegado de Polícia de Santa Catarina e personal dos concursos, ensina como fazer um planejamento de estudos para a PRF.

Por: Suzana Oliveira

Por: Suzana Oliveira