fbpx

Como estudar por videoaulas de forma eficaz?

Como estudar por videoaulas de forma eficaz?

Você precisa passar em uma prova de concurso e está um pouco perdido em como planejar seus estudos? Que tal estudar por videoaulas? Além de ser uma forma muito eficiente para assimilar os conteúdos, vai possibilitar uma autonomia maior para o controle de seu tempo.

As videoaulas são uma especialidade da plataforma do Focus Concursos, portanto, seja qual for o curso que você tenha escolhido, ou escolher, dentro da mesma, você estará servido em vários quesitos como a qualidade, com conteúdo adequado aos seus objetivos, entre outros cuidados que são tomados para alavancar seu plano de estudo.

Porém, se ainda não sabe exatamente como tirar proveito em estudar por videoaulas para ser aprovado no concurso público que tanto almeja, não se preocupe! A boa notícia é que você chegou ao lugar certo. Para saber ainda mais sobre esse assunto, continue lendo este post que preparamos especialmente para você. Boa leitura!

Como tirar proveito máximo das videoaulas?

Para que você possa extrair os maiores benefícios em estudar por videoaulas, algumas considerações devem ser seguidas para que a aprendizagem ocorra de fato e que não seja um tempo desperdiçado. Confira!

Gerenciar a si mesmo

Devido às videoaulas serem em dispositivos eletrônicos, é preciso ter um cuidado maior para não se distrair facilmente e se manter concentrado para estudar. Para isso, evite abrir abas desnecessárias como as redes sociais, e-mail, entre outros aplicativos.

Outra dica importante para tirar o melhor proveito para estudar por videoaulas é se planejar: organize os dias e horários disponíveis para o seu estudo. É muito importante que seu cérebro crie uma rotina de aprendizagem que evitará as possíveis distrações do ambiente.

Procure estudar no mesmo local, lembrando que o lugar deve ser livre de barulhos ou pessoas que possam interferir em suas aulas. Tenha em mente que para alcançar o sucesso é necessário ter disciplina!

Assistir mais de uma vez

Quando estiver estudando por videoaulas é importante que assista prestando atenção a cada explicação dada pelo professor. Se mesmo assim, achar que ficou alguma dúvida para ser esclarecida, assista mais uma vez ao vídeo.

Uma estratégia para seguir com o objetivo de fixar melhor os conteúdos explanados é feito por três etapas: a primeira vez que for assistir ao vídeo, anote as dúvidas que surgirem, em segundo momento assista para resolver tais dúvidas que ficaram pendentes e por último para sintetizar e reter tudo o que foi ensinado.

Pausar quando necessário

Se houver necessidade de anotar enquanto estiver passando a videoaula, dê pausa e escreva o que achar mais importante. Procure fazer registros da maneira como entendeu, com suas próprias palavras, caso contrário terá apenas copiado as falas do educador.

Após essas anotações, uma sugestão muito válida é ler em voz alta como uma autoexplicação. E após isso, se ainda persistirem as dúvidas, não hesite em pausar novamente aquela parte específica do vídeo.

Fique ciente de que não basta assistir somente ao vídeo e achar que é o suficiente para assimilar todo o conteúdo. Usufrua mais dos benefícios já mencionados acima, não limitando ou apressando o tempo em assistir, mas pausando e revendo quantas vezes achar necessário.

Vantagens de fazer cursos por meio de videoaulas

Até aqui você conferiu como aproveitar de maneira eficiente estudar por meio de videoaulas, certo? A partir de agora, falaremos sobre as vantagens que terá ao estudar por esse recurso tecnológico.

Maior comodidade

Todo concurseiro sabe que o caminho a traçar até a conquista da aprovação no concurso público requer muita disciplina e determinação. Assim como você, muitos estudantes além de manterem uma rotina de estudos ainda precisam trabalhar. Devido a esse contexto, assistir às aulas onde e quando quiser por videoaulas é certamente uma grande comodidade.

Saber que após ou antes de um dia de trabalho, e com a possibilidade de ser também nos fins de semana ou feriados, ter a praticidade e conforto em se preparar para o concurso, é ou não uma grande vantagem?

Menor gasto de tempo com deslocamentos

Complementando o tópico acima, imagine se não precisasse se deslocar para ter ainda que estudar? Some a economia de deslocamento, por meio de transporte público ou gasto por combustível, ou ainda ter que pagar estacionamento para seu carro?

Com a utilização de estudos por meio de videoaulas, além da comodidade, você terá uma economia no orçamento que pode ser utilizada na compra de mais aulas ou então para dar uma pausa nos estudos e relaxar um pouco. O que acha?

Desenvolvimento da autonomia

Ter liberdade em se planejar e pleno controle em seus estudos certamente é algo muito bom. No entanto, ter comprometimento e responsabilidade é fundamental para alcançar um estudo de qualidade.

Para que você desenvolva a autonomia estudando por videoaulas, uma dica é medir como tem progredido em seus estudos. Faça uma autoavaliação das suas evoluções, nas metas de horas de estudo, nas questões resolvidas e na quantidade dos conteúdos do edital que foram fixados.

Aumento da retenção de conteúdos

Independentemente do cargo ou profissão que pretende seguir na carreira pública, o caminho do estudo é praticamente o mesmo em todas as áreas: dedicação e comprometimento na assimilação e compreensão dos conteúdos discriminados no edital.

No entanto, o que vai diferenciar você de seus concorrentes é a forma mais eficaz de estudo que vem tendo. Sendo assim, estudar por videoaulas vai ajudar a reter com mais facilidade os temas e questões das aulas ministradas, por conter recursos visuais, que são mais fáceis de serem fixados pelo nosso cérebro.

Ter aulas por meio de vídeos, torna o estudo mais dinâmico e prende a atenção do aluno se comparado ao material impresso, por exemplo. Mediante ao bom uso de imagens e sons aliada a bons professores, que é o que acontece dentro da plataforma do Focus Concursos, certamente deixará você à frente de outros candidatos.

Por fim, não se esqueça de colocar em prática todas as nossas preciosas instruções em como estudar por videoaulas de forma que o ajude a alcançar seus objetivos.

Agora, que você já conferiu as vantagens em estudar por videoaulas, entre em contato conosco, pois queremos ajudar você por meio de um sistema de ensino com uma moderna tecnologia de ensino!


Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo 1: Focado no Concurso da Caixa Econômica (Edital vai sair em 2024). Participe aqui.
Grupo 2: Notícias “em primeira mão” sobre concursos públicos. Clique aqui e participe.