fbpx

Concurso da Polícia Civil Bahia bate recorde com 48 mil inscritos

 
As inscrições para o concurso público da Polícia Civil da Bahia bateram recorde de inscrição. Ao todo foram 48,018 inscritos para as funções de delegado (10.625), escrivão (2.422) e investigador (34.971). O número de inscritos é superior ao do último concurso da PC, em 2013. Na ocasião, 45.553 pessoas se inscreveram para as três funções: delegado, escrivão e investigador.

Da Banca Organizadora

Ficará a cargo da Fundação para o Vestibular da Universidade Júlio de Mesquita Filho – Vunesp.

Das Vagas

Das 880 vagas para o cargo de investigador, 572 serão para ampla concorrência, 264 ficam para candidatos negros (30%) conforme a Lei Estadual 13.182/2014, e 44 ficam reservadas às pessoas com deficiência, de acordo com a Lei Estadual 12.209/2011.

vagas pc bafocus concursos

Para Delegados, vão ser 53 vagas de ampla concorrência, 25 para negros e quatro para pessoas com deficiência. Já para Escrivão, 25 para ampla concorrência, 11 para negros e duas para pessoas com deficiência.

O que estudar

Clique aqui e tenha o curso online completo. O curso é direto ao ponto, para te ajudar a focar no que pode cair na prova e ficar mais próximo desta realização que vai mudar sua vida.

2173 - Saiu edital Bahia - 1200x150px

Dos Cargos e Requisitos

Para o cargo de Delegado de Polícia é necessário ter curso superior em Direito, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). A remuneração inicial, por regime de trabalho de 40 horas semanais, é de R$ 11.389,96

pc ba focus concursos

O cargo de Investigador de Polícia requer curso superior, reconhecido pelo MEC e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B. Já para ser Escrivão de Polícia, o candidato deverá ter curso superior, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação. A remuneração tanto para investigador quanto para escrivão será de R$ 3.915,85, também em regime de 40 horas por semana.

Das Provas e Etapas

Os candidatos aos três cargos serão submetidos a uma 1ª etapa, que consistirá em uma prova objetiva com 100 questões de múltipla escolha com cinco alternativas.

2ª etapa consistirá em uma prova discursiva.  Para o cargo de Delegado, as provas discursivas serão dois Estudos de Caso e a elaboração de uma Peça Processual

Para os cargos de Investigador e Escrivão de Polícia a prova discursiva compreenderá a resolução de duas questões dissertativas. Os candidatos terão 5 horas para responder a todas as questões, com data prevista para 22 de abril de 2018.

O certame terá 7 etapas para seleção dos candidatos, sendo:

– Provas objetivas e discursivas, de caráter classificatório e eliminatório;
– Exames biomédicos, eliminatória;
– Teste de aptidão física, eliminatório;
– Exame psicotécnico, eliminatório;
– Prova de títulos, classificatória;
– Investigação social e de conduta pessoal, eliminatória.

[button link=”https://blog.focusconcursos.com.br/img/uploads/2018/01/EDITAL-PC-BA-2018-reduzido.pdf” newwindow=”yes”] EDITAL – PCBA 2018[/button]

O prazo de validade do concurso é de dois anos, a contar da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Saeb.

Por: Suzana Oliveira
Por: Suzana Oliveira
 
 

Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo 1: Focado no Concurso da Caixa Econômica (Edital vai sair em 2024). Participe aqui.
Grupo 2: Notícias “em primeira mão” sobre concursos públicos. Clique aqui e participe.