fbpx

Conheça agora os principais mitos sobre EAD

Conheça agora os principais mitos sobre EAD

Só quem estuda para concurso público sabe da dedicação intensa que passar o dia inteiro em sala de aula exige, não é mesmo? Agora, imagine poder fazer isso sem sair de casa. Sim, é possível! Porém, há pessoas que ainda torcem o nariz para o ensino a distância, já que a desconfiança e o preconceito fizeram multiplicar os mitos sobre EAD. 

O fato é que essa modalidade oferece resultados tão expressivos quanto a presencial. Com comprometimento, disciplina e dedicação, qualquer um é capaz de tirar vantagem da metodologia EAD. Afinal de contas, existem diversos motivos para que os cursos a distância sejam tão proveitosos quanto os tradicionais.

Neste post, você conhecerá os principais mitos sobre EAD e descobrirá a verdade sobre cada um deles. Se está cogitando estudar em casa para aquele cargo dos seus sonhos, este artigo é para você. Confira!

Mito: “O ensino a distância possui qualidade inferior”

Não é à toa que é o primeiro, já que costuma ser um dos principais mitos sobre EAD. A visão de que as aulas precisam ser presenciais para serem efetivas é ultrapassada.

Verdade: os conteúdos dos cursos a distância são os mesmos dos cursos presenciais

Por determinação de órgãos competentes, o currículo dos cursos ofertados na modalidade a distância deve ser o mesmo de sua versão presencial. 

Todos os conteúdos, exercícios e práticas de sala de aula são adaptados à modalidade EAD para suprirem as mesmas necessidades pedagógicas de ensino-aprendizagem. Logo, bons cursos a distância oferecem um conteúdo programático rico, proporcionam discussões entre os alunos e dão suporte à solução de dúvidas.

Mito: “É muito difícil administrar o tempo de estudo”

Por não haver o compromisso de se deslocar até um local para participar das aulas, muitos pensam que o curso EAD acaba sendo mais difícil de acompanhar do que o presencial. Há pessoas que tendem a achar que, por estarem em casa, controlar o tempo dedicado aos estudos torna-se um desafio.

Verdade: depende apenas do esforço do estudante em se disciplinar

Até porque mesmo em cursos presenciais, o aluno precisa ter o mínimo de organização e disciplina para frequentar as aulas, não é mesmo? O segredo aqui é determinar uma rotina de estudos que se encaixe no seu dia a dia e funcione de acordo com seu perfil, considerando demais atividades como trabalho, lazer e, claro, descanso.

Neste caso, o mito se transforma em vantagem: considerando que você eliminará o tempo de deslocamento para frequentar o curso, seu dia renderá mais e você terá mais disposição tanto para os estudos quanto para suas demais tarefas. Além disso, há instituições que oferecem ferramentas bastante úteis para a organização da rotina dos seus alunos.

Mito: “O ensino a distância é mais caro que o presencial”

Ainda são muitos os que acham que estudar na modalidade a distância é mais caro — ou custa o mesmo preço — que fazer um curso presencial. 

Verdade: o EAD é mais barato porque há mais alunos

É claro que os valores variam, mas em geral os alunos do EAD desembolsam menos simplesmente porque nesta modalidade é possível ter mais alunos do que na presencial.

Mesmo que você encontre um curso a distância mais caro ou com o mesmo preço que o presencial, ainda assim há uma grande vantagem: você não terá gastos com transporte e alimentação, por exemplo. Além disso, muitos materiais didáticos são oferecidos em versão digital. Ou seja, todo aquele gasto e trabalho com impressões é eliminado. 

Por mais paradoxo que pareça, mesmo que você pague mais pelo curso, haverá compensação com gastos extras ou ocultos. Cai mais um dos mitos sobre EAD.

Mito: “O EAD não oferece apoio e orientação dos professores”

Não estar presente em sala de aula pode dar a impressão de que não há suporte ou orientação e que você terá que “se virar sozinho”. Muito pelo contrário! 

Verdade: há diversos canais de contato com os professores, a coordenação e os colegas

Justamente para diminuírem a sensação de distância entre o aluno e a instituição, os bons cursos EAD investem em estrutura para estar em contato permanente com seus alunos, como salas e grupos virtuais, e-mails diretos dos professores e suporte telefônico.

Portanto, não faltarão oportunidades para tirar dúvidas com professores, conversar com os colegas, resolver pendências administrativas, propor ideias, desabafar ou simplesmente conversar sobre o curso. A mediação pela internet realmente estabelece uma relação diferente, mas não significa que não funcione.

Vantagens que anulam quaisquer outros mitos sobre EAD

Além de desconstruir suas opiniões sobre o ensino a distância, pense nessas vantagens ao cogitar a opção dessa modalidade que cresce cada dia mais:

  • você não vai precisar sair de casa e enfrentar trânsito para estudar;

  • você poderá organizar sua própria rotina, obedecendo a um planejamento;

  • em caso de imprevisto, você pode adiar uma aula, recuperar o conteúdo e até uma prova — no curso presencial, isso fica muito mais complicado. 

Os mitos sobre EAD não passam disso: histórias que não correspondem à verdade e que têm origem em pensamentos tradicionalistas de que o ensino só acontece em sala de aula. O ensino a distância foi criado justamente para atender àqueles que precisam conciliar trabalho, estudo e lazer sem se sobrecarregar. Não deixe de cogitá-lo! 

Gostou desse conteúdo? Então assine nossa newsletter e receba dicas de estudos e novidades sobre nossos cursos diretamente em seu e-mail!

Aproveite também para conhecer uma plataforma completa de cursos online que trás todos os benefícios citados, começando pelo valor acessível.


Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo 1: Focado no Concurso da Caixa Econômica (Edital vai sair em 2024). Participe aqui.
Grupo 2: Notícias “em primeira mão” sobre concursos públicos. Clique aqui e participe.