A Polícia Civil de todo o estado vem sendo prejudicada em suas atividades pela falta de escrivães nas delegacias. A tendência é que a falta aumente ainda mais, visto que muitos profissionais entraram com pedido de aposentadoria e, isso afeta também a Polícia Civil do Paraná, acarretando o quadro de funcionários.

O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Mauro Moraes, em conversa com o secretário Wagner Mesquita,informa que há necessidade de contratação em caráter de urgência de escrivães para a Polícia Civil do Paraná (PC PR). “Há uma defasagem de profissionais que vem prejudicando o andamento de inquéritos em todo o Paraná”, informou o parlamentar.

 Segundo a assessoria de Moraes, a intenção é contratar aproximadamente 300 novos escrivães, que vão atuar em delegacias de todo o estado. Com isso, muitos candidatos já iniciaram sua preparação para o concurso, pois o cargo de escrivão é um dos mais concorridos em concursos da Polícia Civil do Paraná, visto que o candidato pode ter formação superior em qualquer área. A média salarial de um escrivão é de R$ 5.200,00, podendo chegar até R$10.100,00, o que de fato atrai concurseiros de todo o país.  

Uma pesquisa divulgada em 2015 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que o Paraná tem um policial civil para cada 2.366 paranaenses. Atualmente, existem em torno de 500 delegacias de polícia em todo o estado e 763 escrivães na ativa, quando são necessários aproximadamente 2 mil profissionais, ou seja, quatro escrivães por delegacia, no mínimo. Em vários locais não há nenhum profissional da área, passando a função para investigadores e delegados.

O último concurso teve o edital publicado no ano de 2010 para Escrivão e Investigador com nível superior e idade mínima de 21 anos. A banca organizadora foi a Cops/UEL. A estimativa é que a publicação do edital para o certame da PC-PR seja publicada este ano, pela mesma banca do concurso anterior.

Os candidatos inscritos no certame de 2010 passaram por cinco etapas de avaliação, sendo: Conhecimentos Gerais e Especifico Higidez Física, Aptidão Física e Investigação de Conduta.

O que estudar para o concurso PC PR?

• Conhecimento Básico:
– Língua Portuguesa,
– Economia e Demografia Paranaense,
– Noções de Informática,
– Raciocínio Lógico.

• Conhecimento Específico:
– Noções do Estatuto da Polícia Civil,
– Noções de Direito Penal,
– Noções de Direito Constitucional,
– Noções de Direito Administrativo,
– Noções de Direito Processual Penal,
– Noções de Legislação Específica.

Continue acompanhando nosso blog e mantenha-se informado.

VOCÊ GANHOU!

Você acaba de ganhar um cupom desconto para qualquer curso. Clique aqui, escolha o seu curso e quando for finalizar a compra, basta inserir o cupom –> descontofocus no carrinho para ganhar. Aproveita que é um MEGA DESCONTO! 

Por: Suzana Oliveira

Por: Suzana Oliveira