Especialmente para os jovens que estão saindo do ensino médio, decidir entre a segurança de um bom cargo público ou a conquista do diploma pode ser uma dúvida cruel. São muitas as ponderações a serem feitas e as escolhas que fazemos na juventude, principalmente sobre nosso futuro profissional, terão impacto direto sobre nossas vidas.

Embora pareça ser uma difícil tarefa escolher entre a faculdade ou concurso público, saiba que em ambos os caminhos tomados você estará bem amparado. De toda forma, para lhe ajudar com essa importante decisão, nesse post trouxemos algumas das principais vantagens de cada escolha. Acompanhe:

Faculdade vs concurso público

Escolher um curso universitário possui muitas vertentes. Adquirir conhecimento é sempre muito importante, além de preparar o aluno para o mercado de trabalho no futuro.

Com ele você solidificará seu caminho através do mercado de trabalho, adquirindo status, conquistando especializações e garantindo uma possível renda mais elevada, evidentemente depois de um certo tempo de formado.

Contudo, quando falamos em renda elevada, é preciso salientar que ter um curso superior não é necessariamente sinônimo de altos salários. Nos dias de hoje, muitos fatores influenciam essa questão, tais como o curso escolhido, a área de atuação, a região onde o recém-formado exercerá sua profissão, entre outros.

Já quando falamos de concurso público, vemos que esse segmento vem sendo muito considerado entre nós brasileiros. Não é para menos! Afinal, a carreira pública realmente oferece muitas vantagens se comparada à iniciativa privada.

Exatamente devido a essas vantagens é que prestar concurso público muitas vezes acaba sendo mais atrativo do que cursar uma faculdade. Além de oferecer cargos com garantia de estabilidade e remuneração considerável, a aprovação torna-se realmente um grande troféu, tamanho o prestígio social que representa. Mas, para passar nas provas é necessário muito esforço e dedicação, somados à horas de estudo solitário. Portanto, seu caminho como concurseiro será de árduo trabalho.

De qualquer forma, escolhendo um caminho ou outro, você terá que estudar muito e ser bastante disciplinado para progredir na carreira e alcançar a realização profissional que almeja.

Os benefícios de cursar uma faculdade

Estudar já é em si uma ótima coisa. Mas, quando você opta por fazer uma faculdade, seu horizonte de aprendizado é verdadeiramente expandido. A lista que trouxemos abaixo não pretende ser exaustiva, mas com certeza resume bem os benefícios dessa opção. Veja a seguir:

  • Permite que a pessoa esteja melhor qualificada para o mercado de trabalho;
  • Fornece um grande ganho de conhecimento ao graduando;
  • Possibilita a opção pela carreira acadêmica;
  • Amplia a visão de mundo do graduando, possibilitando um maior conhecimento de si e da sociedade;
  • Permite um intercâmbio cultural entre pessoas de várias culturas e o aumento da rede de relacionamentos (network);
  • Entre outros.

Além disso, é preciso destacar que o diploma universitário permite o acesso a uma gama de concursos públicos que têm como requisito o título de bacharel, tais como os das carreiras de Analista dos Tribunais e do Ministério Público, da Magistratura Estadual e Federal, dos Delegados de Polícia, da Advocacia Pública, entre outros.

As vantagens de prestar concurso público

Nosso próximo passo é entender quais as vantagens para aqueles que optam por prestar um concurso público e garantir uma vaga como servidor, seja municipal, estadual ou federal. Veja:

  • Estabilidade no cargo em caso de servidores estatutários, ou seja, depois de três anos em exercício o servidor não pode ser exonerado;
  • Remuneração acima da média de mercado;
  • Alto prestígio social;
  • Plano de carreira e salários definido em lei;
  • Benefícios que complementam o salário, tais como auxílio alimentação, auxílio creche, auxílio moradia, entre outros;
  • Em caso de servidores estatutários, a Filiação ao Regime Próprio de Previdência Social, permitindo que o servidor se aposente por um regime diferenciado do Regime Geral do INSS;
  • Entre outros.

Essas vantagens do concurso público são ainda mais destacadas, sobretudo quando analisamos a atual situação do mercado. Com a crise econômica, muitos se sentem temerosos quando ao futuro de seus empregos. No entanto, no setor público dificilmente há corte de funcionários, principalmente em relação àqueles admitidos como estatutários, os quais adquirem a estabilidade.

Conciliar faculdade com estudo para concurso

A princípio, a ideia de conciliar os estudos da faculdade com os de um concurso público pode até parecer assustadora. Isso é normal, você não é a única pessoa a passar por isso.

Entendemos que são duas cargas pesadas. Afinal, durante o curso superior é necessário não apenas estar presente durante as aulas, como também se empenhar em trabalhos e provas.

Já durante a preparação para um concurso público, o candidato deverá cobrir um grande número de matérias, especialmente porque hoje em dia os editais estão cada vez mais abrangentes. Mas acredite, é totalmente possível essa união.

É claro que não podemos nos enganar dizendo que é a situação mais fácil do mundo, mas a verdade é que esse esforço é muito compensatório! Pense na ótima sensação que você terá ao obter um diploma de curso superior e ainda ser aprovado para um cargo no serviço público.

Isso lhe dará inclusive uma outra vantagem em relação aos seus colegas de curso: não ter que se preocupar com o primeiro emprego, tão difícil de se conquistar ao sair da faculdade.

Bônus: dicas para você manter uma boa organização nos estudos

Para que você possa se preparar da maneira adequada e ainda dar conta de estudar seja para a faculdade ou concurso público, o primeiro passo é realizar um bom planejamento para essa tarefa.

Fazer um plano de estudos e segui-lo à risca é o grande segredo para poder estudar tudo o que for necessário tanto do concurso, quanto da faculdade. Afinal, como já comentamos, a carga de estudos é realmente muito grande e, por isso, não cometa o erro de ser desorganizado, pois isso poderá prejudicar a qualidade do seu aprendizado.

Uma das formas mais fáceis e eficientes de se fazer isso é tratar seus estudos como um verdadeiro compromisso profissional: não falte, não se atrase e cumpra suas metas!

Não sabe por onde começar a organizar seus estudos? Então siga o checklist abaixo para se orientar:

  • Organize seu espaço;
  • Elabore um bom plano de estudos;
  • Aproveite os pontos de intersecção entre as matérias da faculdade e do concurso;
  • Estude fazendo provas antigas de concurso;
  • Cuide também da mente e do corpo;
  • Não desista!

E aí, pronto para os estudos? Agora é só você escolher entre cursar uma faculdade ou concurso público ou, ainda, unir o melhor das duas opções e se esforçar para não perder nem um dos dois.

Gostou dessas nossas dicas? Se você tem alguma dúvida, sugestão ou, ainda, deseja alguma informação, deixe seu comentário!