Os atrativos que a carreira pública oferece fazem brilhar os olhos de muitos brasileiros que sonham com a estabilidade, alta remuneração, benefícios e possibilidades de evolução profissional. Porém, como todo investimento, se preparar para concurso público exige planejamento, disciplina e esforço.

Ao investir tempo e dinheiro com o objetivo de ingressar na carreira pública, é preciso se planejar para as despesas desse processo, assim como para a rotina de estudos, objetivando aumentar a concentração. É preciso também considerar mudanças temporárias de comportamento e estilo de vida até o momento da tão esperada nomeação.

Com tantas vantagens em relação à carreira em empresas privadas, é natural que a carreira pública exija esse investimento. Afinal, são muitos candidatos por vaga e é difícil estimar o tempo de espera até que o sonho se concretize. 

Nesse artigo citaremos os recursos necessários e que devem fazer parte do seu planejamento para realizar o sonho de ingressar na carreira pública.

1. O planejamento

A primeira etapa no processo de um concurso público, embora não consuma recursos financeiros, demandará esforços e tempo para ser cumprida. O planejamento deve ser bem elaborado, buscando prever o que será preciso na preparação.

É preciso começar a planejar bem antes da fase dos estudos. A concorrência acirrada, a quantidade de pessoas que se dedicam exclusivamente aos concursos — embora grande parte não tenha condições de fazê-lo — tornam essa tarefa árdua e por isso a necessidade de se planejar bem.

Se você trabalha e quer se dedicar aos estudos para prestar um concurso público, o planejamento financeiro e a definição das etapas deve ser a prioridade. Procure poupar uma parte do salário para custear o material de estudos, um curso preparatório e as taxas de inscrição.

É importante planejar em que períodos você estudará, definindo dias e horários, lembrando que a renúncia a finais de semana e feriados é realidade de quem busca ser aprovado e iniciar na carreira pública.

Todo o tempo, esforços e recursos despendidos devem ser considerados como investimento, cujos frutos valem a pena e virão em forma de estabilidade, bons salários, boas perspectivas e possibilidades de ascensão profissional.

2. Pagamento das taxas de inscrição

As taxas de inscrição podem ser uma parcela significativa das despesas, dependendo da quantidade de concursos que você escolher prestar. Por isso, é preciso se programar com antecedência. Os candidatos que se preparam melhor têm maiores possibilidades de êxito.

No momento da inscrição, para se decidir é preciso considerar o local das provas, quantos dias serão necessários para deslocamento e para as provas, quais as opções de transporte disponíveis e seus respectivos custos.

Caso as provas aconteçam em locais distantes, considere ir com vans organizadas por grupos de concurseiros, excursões específicas de ônibus ou o compartilhamento de veículos particulares.

As opções de vans e ônibus têm grande vantagem, pois os candidatos poderão descansar sem se submeter ao desgaste de dirigir por longo tempo.

3. Curso preparatório

A escolha do curso preparatório será determinante em seu sucesso. É preciso pesquisar custos, quais os recursos utilizados e se a modalidade é presencial ou a distância. Procure informações sobre quais materiais estão incluídos e, nos casos de cursos online, por quanto tempo serão disponibilizados.

Cursos online têm mostrado vantagens significativas não apenas pela facilidade de acesso e horários de estudos, mas por que alguns têm oferecido aulas gratuitas de correção de simulados e matérias específicas de diversos concursos em andamento.

4. Tempo e rotina de estudos

Se prepare, por que a carga de estudos é intensa, exigirá esforço e um bom planejamento. Se você começou há mais tempo e teve condições de reservar recursos para investir nessa fase, você poderá aproveitar melhor o tempo disponível.

Se, entretanto, você não conseguiu separar dinheiro como gostaria, não se preocupe. A organização e dedicação o ajudarão a otimizar recursos, sem perder nenhum detalhe dos assuntos a serem estudados.

Seu planejamento deve contemplar o tempo e os horários de estudos. Se você trabalha e pretende aproveitar ao máximo cada minuto, a EAD — Educação a Distância lhe oferece condições de aprendizado onde você estiver e nos horários que tiver disponibilidade.

Além da flexibilidade, as videoaulas lhe ajudarão a economizar! Com aulas online, sem a necessidade de deslocamentos, você economiza tempo e dinheiro do transporte. O dinheiro investido em alimentação é outro ganho dessa modalidade, permitindo que você invista em outras necessidades de estudos.

Não se esqueça da oferta gratuita de aulas específicas, que funcionam como reforço para sua rotina e preparação.

5. Despesas no dia das provas

Essa parte do planejamento é fundamental para seu sucesso, pois tem a ver com sua disposição e motivação no dia mais importante: o dia das provas. A alimentação é um cuidado que não pode ser negligenciado, porque influencia diretamente em seus resultados.

Alimentação saudável não precisa ser cara. Dependendo do local das provas, vale considerar levar alguns itens de casa para evitar ter que comer em lugares que você não conhece. Se você não tiver disposição ou condições de preparar sua própria comida, a pesquisa será fundamental.

A tecnologia nos permite pesquisar a distância sobre lugares para alimentação, hospedagem — se necessário — e até os deslocamentos que você precisará fazer.

Se por algum motivo você não optar por uma excursão — vans ou ônibus — e precisar de hospedagem no local das provas, a pesquisa sobre opções de hospedagem e deslocamentos será determinante para sua tranquilidade, fator essencial nesse dia tão importante.

A cooperação pode render bons frutos. Se você se associar com outros candidatos prestando o mesmo concurso, muitas despesas podem ser reduzidas e até eliminadas. Lembre-se que em grupo os custos tendem a cair e com um planejamento bem elaborado, você poderá economizar um bom dinheiro.

O retorno desejado em termos de salário, benefícios, estabilidade e possibilidades de ascensão na carreira pública não precisa custar mais do que você pode investir. Lembre-se que você é o protagonista de sua carreira.

Tudo que você semear da maneira correta, com os recursos apropriados e com o apoio profissional especializado, terá grandes chances de frutificar.

Nosso post ajudou a planejar e se preparar para concurso público? Compartilhe com seus amigos e siga-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Youtube!