Passar em um concurso é um sonho para muitas pessoas. E mais do que sonho, se torna uma meta de vida, uma oportunidade de vencer e melhorar. É fazendo concursos que muitas pessoas conseguem se realizar profissionalmente.

Mas não é fácil, a preparação envolve diversas etapas, pode ser cansativa e, na maioria das vezes, fica fácil desistir. É por isso que devemos definir nossas metas, traçar estratégias e dividir muito bem o nosso tempo.

Neste texto, vamos falar sobre o tempo de preparação para concurso e dar dicas para que você chegue cada vez mais perto do seu objetivo. Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe com a gente!

Quanto tempo devo estudar?

Muitos candidatos possuem uma grande dúvida: por quanto tempo devo me preparar para prestar o concurso dos meus sonhos? Não é possível fazer a estimativa precisa do tempo necessário para se sentir apto, mas podemos calcular alguns parâmetros. 

Você deve ter algumas coisas em mente, como por exemplo, qual o seu nível de conhecimento, quando iniciou a preparação, o quão difícil é o concurso que você busca aprovação, qual a sua facilidade para o aprendizado e por quanto tempo você pode se dedicar todos os dias.

Uma pessoa que possui um maior nível de conhecimento já larga à frente dos demais, e precisa de um tempo menor para se preparar. É necessário despender mais horas para fixar uma base sólida de conteúdos.

Em concursos de nível médio o candidato precisa de, em média, seis meses de preparação, já para concurseiros que objetivam cargos de nível superior o tempo de preparo é maior, chegando a passar de um ano.

É preciso traçar metas que sejam condizentes com a sua velocidade de aprendizado. Que sejam realistas com o tempo que você pode despender aos estudos, e que não se tornem frustrantes durante a preparação.

Quais são os pontos essenciais?

Seja perseverante

Talvez a maior dica para um concurseiro seja manter a perseverança. O caminho, às vezes, pode parecer muito difícil e em algumas situações impossível, e perseverar é a única solução para os momentos de incerteza e falta de motivação.

Planeje seu estudo

Trace uma meta e planeje o caminho para chegar até ela. Isso aumentará e muito as suas chances de aprovação. Um estudo bem planejado pode poupar bastante tempo e diminuir as inseguranças, já que quando você atinge uma meta parcial se sente motivado para continuar.

Tenha o máximo de dedicação

Se dedique o máximo que conseguir, mas não se cobre além das suas limitações. Se esforce para alcançar as metas reais que você traçou, e fique feliz quando atingi-las. Só com dedicação é possível chegar à aprovação. 

Como posso seguir no caminho certo?

O conteúdo pragmático é importante?

O primeiro passo para uma preparação correta é analisar bastante todas as matérias que você precisa estudar. Fique bem atento ao edital, eles conseguem especificar não só as matérias, mas também as partes em que você deve focar os seus estudos.

Quando você consegue esmiuçar o edital, não fica tão preocupado em ler tudo sobre determinada matéria. Consegue ter mais foco no que realmente cai e se aprofunda nas matérias mais cobradas.

Quando tiver separado tudo o que deve estudar, faça uma divisão do conteúdo pelos dias que você ainda possui de estudo. Tenha metas em curto e em longo prazo, de semanas a meses contemple todo o conteúdo necessário para realização da prova.

Tenha mais atenção nas matérias que você apresenta uma dificuldade maior, elas devem significar mais horas no seu cronograma, já que precisamos dedicar mais tempo para formação de uma base sólida diante daquilo que ainda não conhecemos.

O que você já tem mais facilidade também deve ser estudado, no entanto, com menor constância. Não ultrapasse o seu limite, trace metas de acordo com o que você consegue estudar por dia. Utilizando um cronograma fixo sua vida vai ficar muito mais fácil.

A qualidade do material interfere?

Sim. A qualidade do material é mais um fator que vai influenciar o seu tempo de preparação, bem como a organização do seu cronograma personalizado de estudos. É interessante destacar que livros, aulas e apostilas de excelente qualidade não farão com que você perca seu tempo lendo assuntos inúteis ou baseando-se em informações incorretas.

Portanto, vale muito a pena prestar atenção em alguns fóruns de concurseiros, trocando indicações de publicações e materiais. Pode-se, também, acompanhar websites e blogs especializados no assunto, tendo acesso a análises especiais e informações valiosas sobre como estudar.

Você sabe como aprender?

Um bom material não é garantia de sucesso. É preciso saber como aprender. Para tanto, deve-se aproveitar, ao máximo, o tempo de estudo. Além de dividir as disciplinas por dia e focar nos estudos, é preciso certificar a qualidade e a absorção das informações. 

É muito melhor estudar por completo uma matéria por três horas do que assistir longas aulas e ler apostilas por seis ou mais horas. Além do cansaço extremo, esse tipo de situação dificultará a fixação do conhecimento. 

Sendo assim, é imprescindível que você separe um período do dia para os estudos e foque em seus objetivos. Deixe as redes sociais para segundo plano, bem como o rádio ligado, a televisão e, também, as séries da Netflix. A concentração será um dos grandes aliados na busca pela aprovação.

Uma dica que damos é: monte o seu plano de estudos, tenha um programa de disciplinas baseado no edital e dedique-se, intensamente. Essa é a principal maneira de conquistar a tão sonhada vaga!

Obviamente, a quantidade de horas de estudo diárias varia de pessoa para pessoa. Logo, não compare o tempo estudado, mas sim a qualidade do estudo e a quantidade de informações valiosas absorvidas. Não se esqueça disso e dê o seu máximo!

Você costuma se avaliar?

É muito importante que você faça sempre uma autoavaliação. Só é possível realizar mudanças em seu planejamento se você souber como está indo a sua caminhada. Avalie seu tempo de estudo, se está procrastinando demais e várias outras coisas que podem minar o seu preparo.

Pegue mais firme nas matérias que você tem menos afinidade, afinal elas provavelmente são aquelas que você tem mais dificuldade de aprender. Se algo não está dando certo, vá fazendo alterações até chegar ao ponto ideal.

Ser concurseiro não é fácil, mas você pode tornar a caminhada até a aprovação um pouco mais prazerosa seguindo essas dicas fáceis. Não deixe se abater pelo cansaço, busque metas e objetivos que motivem a continuar.

A sua perseverança é a diferença para conseguir a aprovação. Não fique parado, se prepare, faça metas que combinem com seu estilo de vida e não deixe de ter lazer e aproveitar o convívio de sua família.

E aí, gostou do nosso texto e vai aplicar todas as nossas dicas para arrasar nas suas futuras provas como concurseiro? Então compartilhe o texto em suas redes sociais e deixe todos os seus amigos por dentro dos nossos conteúdos.