fbpx

5 dicas de como estudar legislação para concursos de forma eficiente

5 dicas de como estudar legislação para concursos de forma eficiente

Se você quer realmente conseguir a aprovação para ser um funcionário público, tem que estudar legislação para concursos. Isso porque, para muitos cargos, essa disciplina é cobrada nas provas. Dentro desse contexto, é comum muitos concurseiros se sentirem um pouco perdidos por não saberem como assimilar as diversas leis que são pedidas no edital.

Para facilitar sua rotina de estudos, preparamos este post. Aqui, você confere, por meio de 5 dicas, como estudar de maneira eficiente a legislação para concursos. Temos certeza de que, após a leitura, você vai arrasar em sua avaliação. Veja!

1. Leia o edital

Fazer uma leitura minuciosa do edital para estudar a legislação para concursos é fundamental. Isso porque você prioriza o que realmente precisa estudar. A dica é destacar qual parte do conteúdo engloba as leis, para dar mais atenção em sua aprendizagem.

Além disso, é preciso separar as leis referentes a todos os tipos de concurso público das leis específicas do cargo pretendido. Após ter feito essa separação, comece a enumerar cada diretriz para facilitar sua aprendizagem.

A orientação é separar os itens de cada uma delas: lei, código, regimento e legislação correlata (que são as leis que se complementam).

Ainda falando sobre o edital, preste atenção na data em que a publicação saiu. O que pode acontecer é uma determinada lei vir na descrição do conteúdo e sofrer alterações após a data da impressão. Nesse caso, nas provas só será cobrado o que determinou o edital.

2. Conheça a estrutura da legislação estudada

Conhecer como é a estrutura das leis é de suma importância para facilitar o seu entendimento. A primeira coisa é saber se determinada lei é de origem federal, estadual e municipal. A seguir, veja a ementa, ou seja, a descrição de cada tópico.

A partir de então, aparece o preâmbulo, que significa um parágrafo introdutório. Feito isso, a dica é fazer uma leitura breve dos Títulos, Capítulos e Seções de cada lei. Dessa forma, a compreensão ficará mais fácil, o que facilita a assimilação do conteúdo.

3. Procure o material de estudo no lugar certo

É importante buscar material de qualidade e prestar atenção se está atualizado. Não confie em qualquer site da Internet. Afinal de contas, o que está em jogo é uma futura aprovação em um concurso público. Para evitar isso, mostraremos as fontes seguras para estudar legislação para concursos de forma efetiva:

  • Leis Federais, pesquise no site do Planalto;
  • Leis Estaduais, a busca é no site do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa;
  • Leis Municipais, em sites da Prefeitura e da Câmara Municipal.

Mesmo com essas orientações, certifique-se de pesquisar em outras fontes para comparar se as leis estudadas estão atualizadas. Vale, ainda, ressaltar a pesquisa mais específica, como exemplo de ser um Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. No caso, deve procurar no site da instituição e buscar pela norma a ser aprendida.

4. Use diferentes métodos de estudo

Marque e anote

Ao marcar os tópicos mais importantes, você facilita a revisão quando tiver que retornar ao assunto. No entanto, tenha cuidado para não sair marcando praticamente tudo o que ler. Para saber o que deve ser grifado, siga a dica de professores ou colegas, caso estude em grupo ou em um curso preparatório.

Aliado ao hábito de sublinhar, faça anotações para ter uma melhor compreensão de cada tópico. Tente utilizar suas próprias palavras para ter um entendimento maior e maneiras diversas de se expor um único tema. Não se esqueça de retornar sempre que possível às anotações para revisá-las.

Veja diferentes fontes de leis comentadas

Caso ainda ocorram dúvidas, uma boa ajuda é a pesquisa por leis comentadas. Muitos concurseiros fazem isso e cursos especializados também utilizam essa técnica. Você pesquisa na Internet textos e vídeos sobre leis analisadas e reforça ainda mais sua rotina de estudos.

Além de vídeos e textos, podem ser usados também como fontes reportagens, notícias e resumos. A ideia é que sejam sempre especialistas que comentem as leis.

Utilize material de apoio

É comum muitos concurseiros sentirem dúvidas em determinados termos da legislação. Para ajudar, nesses casos, o uso de material de apoio é essencial. A dica é fazer uso de um dicionário jurídico para ajudar na explicação de palavras que gerem dúvidas.

Organize sua rotina de estudo

Organize seus estudos em uma planilha, separando os dias e horários para cada disciplina a ser estudada. Priorize a leitura da Legislação no início de seu cronograma. Isso porque o excesso de termos técnicos e complexos requer do aluno maior concentração e descanso.

Dessa forma, seu rendimento será bem melhor. Não esqueça de incluir em seu cotidiano de aprendizagem dias específicos para revisão e uma pausa para descanso. Mente cansada só prejudica a assimilação e causa maior tensão e estresse desnecessário.

5. Faça provas anteriores

Seja para qualquer disciplina, o costume de treinar para concurso refazendo provas anteriores é uma ótima estratégia. Se for para estudar legislação para concursos, as chances de aprovação aumentam. Isso se explica pelo fato de você passar a entender de modo prático como resolver as questões que podem cair no dia da prova.

Utilizando esse mecanismo de estudo, você percebe algumas pegadinhas que podem estar na sua avaliação. Entre elas, o uso de algumas palavras que podem confundir os candidatos. Veja um exemplo em um artigo da lei do Estatuto da Criança e do Adolescente:

Artigo 6º : É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz.

Observe que a palavra “salvo” vem dar uma exceção ao conteúdo desse artigo. Isso pode gerar confusão e dúvidas ao interpretar a questão referente à Lei. Por isso a importância de realizar testes para reforçar o aprendizado.

Por fim, vale frisar ainda que, ao estudar legislação para concursos, é preciso ser persistente e manter a calma. Com o passar do tempo, tudo que parecia tão complexo de assimilar vai se tornando mais fácil com a prática. Por isso, a partir de nossas dicas, aprimore seus estudos e faça uma ótima prova!

Agora que conferiu conosco como estudar legislação para concurso, leia também sobre como adequar a rotina de um concurseiro ao seu objetivo de vida. Até a próxima!


Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo 1: Focado no Concurso da Caixa Econômica (Edital vai sair em 2024). Participe aqui.
Grupo 2: Notícias “em primeira mão” sobre concursos públicos. Clique aqui e participe.