fbpx

6 vantagens de estudar por videoaulas para concurso

6 vantagens de estudar por videoaulas para concurso

Prestar concurso é sempre uma ótima oportunidade e quase um “objeto de desejo” para muitas pessoas. Ao mesmo tempo, as provas são grandes preocupações para o candidato, o que faz com o participante se empenhe em encontrar as melhores formas de estudo para ir totalmente preparado para as avaliações.

Dentre as principais escolhas, as videoaulas para concurso têm se tornado uma ótima possibilidade para os concurseiros. Elas apresentam diversas vantagens para o aprendizado, que tornam o sonho de conquistar uma vaga cada vez mais próximo.

Se você tem dúvidas sobre as vantagens das videoaulas para concurso e sua eficiência, não se preocupe! Preparamos este artigo para que você entenda o método e encontre as melhores maneiras de preparação. Confira algumas das vantagens de utilizar essa forma de estudo e comece agora mesmo!

1. Flexibilidade de horário e amplo acesso

As videoaulas para concurso são oferecidas em plataformas, aplicativos ou mesmo portais próprios de escolas ou universidades, geralmente com acesso por meio da internet ou off-line, dependendo da atividade.

No geral, os cursos já seguem um conteúdo programático e cronograma de postagens, divulgando o calendário para os inscritos. Assim, as videoaulas para concurso podem ser acessadas em qualquer horário e em equipamentos diferentes.

Se o site for responsivo, é possível consultar os vídeos com facilidade por meio de smartphones, tablets, notebooks ou mesmo computadores de mesa e isso se apresenta como uma maior acessibilidade para o aluno.

Além disso, com menor rigidez em relação aos horários, uma das principais vantagens é acessar o material quando necessário. Dessa forma, o estudante consegue equilibrar sua rotina com o acompanhamento das aulas.

2. Conteúdo específico e ambiente de apoio

Como as videoaulas são direcionadas para quem vai prestar concurso, o material é pensado com esse intuito. Assim, existem artigos, apostilas e exercícios específicos, com base nas provas anteriores e editais postados.

Outro ponto relacionado ao material é o cuidado em direcionar o concurseiro, ou seja, a abrangência de cursos elaborados de acordo com o tipo de prova. Como os editais variam de acordo com a vaga, muitos candidatos precisam de foco em áreas mais específicas e devem buscar exercícios e teorias que ajudem no preparo.

Encontrar um ambiente que oferece as informações ideais para cada tipo de concurso evita que o candidato perca tempo com informações dispensáveis e, ainda, aprofunde o conhecimento nas matérias cobradas.

Além disso, em muitas plataformas são oferecidos ambientes de apoio para os estudantes que apresentem dúvidas em relação ao conteúdo ou ao acesso do portal em si. No último caso, eles são direcionados a um suporte técnico e administrativo a fim de que sejam eliminadas essas “dores de cabeça”.

Vale lembrar que todo esse cuidado deve ser foco das instituições que oferecem videoaulas para concurso, então vale a pena investir um tempo de pesquisa.

3. Replay e acesso quando necessário

As videoaulas para concurso poder ser ao vivo ou previamente gravadas e postadas. As aulas gravadas previamente ficam disponíveis na plataforma por tempo prolongado, podendo ser acessadas posteriormente.

Além disso, é comum que conteúdos oferecidos com data marcada fiquem disponíveis no ambiente digital para consulta posterior, sem limite de acesso pelos estudantes.

Esse acesso permite que o concurseiro consulte informações quando for necessário, bem como reveja as videoaulas e dê replay quantas vezes quiser. Com isso, é possível:

  • voltar ao início, meio ou fim do vídeo para melhor aproveitamento do material;
  • estudar de acordo com o planejamento ou mesmo aproveitar momentos livres;
  • realizar consultas rápidas de assuntos pouco desenvolvidos anteriormente;
  • usar as videoaulas para concurso em revisões de acordo com a necessidades, agregando valor ao momento de aprendizado.

Todos esses pontos são consequências do acesso ilimitado em plataformas de ensino, o que ajuda o concurseiro a se preparar para os dias de prova.

4. Conteúdo complementar

Em conjunto com o material básico das videoaulas há ambientes que oferecem aulas e materiais complementares de acordo com a matéria. Assim, o estudante pode participar de chats temáticos, enviar redações extras para correção ou mesmo treinar com questionários adicionais.

5. Contato com professores e alunos

Muitas pessoas ficam inseguras antes de aderir às videoaulas para concurso, pois temem a falta de contato entre professores e turma. Ademais, consideram que a falta de interação física nos momentos de dúvidas pode ser um problema.

Porém, se a instituição realmente se preocupa com os alunos, o mais provável é que haja formas diversas de interagir com os responsáveis ou mesmo com outros participantes. São alguns exemplos:

  • e-mails para contato com a instituição ou com os professores;
  • número de telefone para contato em última instância;
  • ambientes colaborativos como chats para postar dúvidas ou bate-papos para entrar em contato direto com o professor e alunos;
  • uso de aplicativos de apoio para enviar mensagens.

Cada lugar vai oferecer tipos diferentes de interação com os responsáveis e se adequar às necessidades e preferências do concurseiro.

6. Preço justo e qualidade

Por fim, as videoaulas para concurso são ótimas opções para quem busca preço justo e qualidade de ensino. Muitas plataformas são reconhecidas por órgãos nacionais de educação e validadas a partir do material, dos profissionais e do acesso oferecido aos estudantes, com total legitimidade para repassar as aulas e exercícios.

Assim, geralmente, os valores são atrativos quando comparados com cursos presenciais, além de apresentarem pacotes diferenciados de acordo com o tipo de concurso e necessidades do participante.

Além disso, é comum que durante as aulas os professores liberem acesso a muitos materiais essenciais ao preparo do concurseiro, o que elimina a necessidade de gastos extras com compra de apostilas, livros e cadernos de exercícios.

Todas essas vantagens são comuns em cursos renomados e atrelados às boas instituições, mas o ideal é pesquisar as possibilidades e entender o funcionamento de cada plataforma.

Além disso, é importante ressaltar que cada aluno tem afinidade com metodologias diferentes, então, realizar testes ou mesmo períodos de consulta gratuita são possibilidades interessantes para conhecer as videoaulas para concurso e identificar os melhores projetos de estudo.

Gostou do artigo sobre as vantagens das videoaulas para concursos? Se você se interessou pela ideia, entre em contato conosco! Temos diversas possibilidades para oferecer!


Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo 1: Focado no Concurso da Caixa Econômica (Edital vai sair em 2024). Participe aqui.
Grupo 2: Notícias “em primeira mão” sobre concursos públicos. Clique aqui e participe.