fbpx

7 principais dicas de português para concurso

7 principais dicas de português para concurso

Os conteúdos de Língua Portuguesa são exigidos nas provas de todos os cargos de um concurso público. Para que você consiga ter êxito na prova e sucesso em seus estudos, que tal aprender algumas dicas de português para concurso?

Por meio de algumas indicações é possível sanar muitas das dúvidas em relação ao nosso idioma e ainda ficar bem preparado para o dia da prova.

Para saber mais, continue lendo o post e descubra as 7 dicas de português para arrasar nos próximos concursos em que se inscrever!

1. Crie o hábito da leitura

Procure criar o hábito da leitura para que aprenda a escrever melhor. Como muitos concursos exigem redação, a leitura fará com que perceba a escrita correta das palavras e enriqueça seu vocabulário.

Ao ler seu conhecimento cultural será ampliado, o que facilita também a interpretação de texto que é cobrada nas provas. No entanto, é bom evitar leituras em redes sociais, por conterem muitos erros de português ou escrita que não respeita a norma culta do nosso idioma.

Procure ampliar sua leitura por meio de:

  • livros de diversos gêneros;
  • sites de temas atuais;
  • jornais virtuais ou impressos;
  • livros específicos da área de sua atuação e outros.

2. Aprenda de forma diversificada

Assim como em qualquer disciplina que tenha que aprender para o dia da prova do concurso, os conteúdos de português devem ser colocados em prática. A Língua Portuguesa contém muitas regras ortográficas, concordância, pontuação e outros.

Procure praticar o que foi visto, com o objetivo de fixar os conteúdos e diversificar a forma de estudar. Sendo assim, confira alguns exemplos:

  • faça as questões de provas anteriores referentes ao cargo pelo qual estiver concorrendo;
  • assista videoaulas com professores especializados na Língua Portuguesa;
  • tente explicar o conteúdo que estudou para um amigo ou leia em voz alta como se estivesse dando aula para si mesmo.

Vale frisar também que variando a forma de estudar, você evita o desânimo e continua com motivação para continuar com seu plano de estudos.

3. Compreenda o uso da crase

O uso da crase costuma ser o mais cobrado nas provas. Para evitar erros e uma possível nota baixa, procure separar um tempo para eliminar dúvidas e aprender de uma vez as regras de como empregá-la.

Para facilitar, separamos algumas dicas sobre como usar a crase:

  • apenas antes de palavras femininas;
  • na indicação das horas, exceto se estiver antecedida das preposições “até”, “desde”, “para”;
  • antes das locuções adverbiais femininas de modo, lugar e tempo;
  • pode ser opcional quando anteceder os pronomes possessivos femininos e os substantivos próprios femininos.

Vale ressaltar ainda que existe um caso que a crase pode ser usada antes de uma palavra masculina. Nesse caso, fica evidente na frase a expressão “à moda de”. Como por exemplo na frase: Ele fez um gol à Pelé.

4. Reforce o verbo haver

O uso do verbo “haver” pega muitas pessoas desatentas nas questões das provas. Para que erros não aconteçam, fique ligado quanto ao uso correto desse verbo, de acordo com a função na frase. 

Verbo impessoal

Muitas vezes o verbo “haver” aparece como impessoal, ou seja, os verbos que não possuem sujeito. Para saber quando isso acontece, basta você substituí-lo pelos verbos “existir” ou “ocorrer”. Dessa forma, ele não flexiona no plural. Como exemplo na frase: Haverá mudanças.

Verbo auxiliar

Já nas frases em que o verbo “haver” estiver complementando um outro, então ele vai ser conjugado no plural. Veja o exemplo: Eles haviam chegado cedo.

5. Destaque os verbos de comando em cada questão

Essa é uma das dicas de português para concurso que fará com que entenda os enunciados de cada questão. Procure marcar os verbos de comando que estão sendo pedidos nas perguntas, tais como “justifique”, “opine”, “marque” e outros.

Muitas vezes, as questões aparecem em grandes trechos, fazendo com que os candidatos se percam na resolução do assunto. Coloque em prática essa dica no dia da sua prova e também durante sua preparação para o concurso.

Quando for realizar os simulados ou estudar os conteúdos descritos no edital, destaque os trechos que achar relevante para ter uma compreensão adequada.

6. Entenda o uso de onde/aonde

Outras dúvidas que surgem para os que almejam a carreira pública é quanto ao uso dos advérbios “onde” e “aonde”. Os advérbios têm a função gramatical de complementar e mudar um verbo. Para usá-los adequadamente é importante entender a função de cada um deles dentro da frase.

Onde

Você deve usar esse advérbio quando for para indicar o local onde alguém ou algo está. Além disso, lembre-se de escrever esse advérbio somente quando indicar locais físicos.

Aonde

Quando for para acompanhar os verbos que indicam mudança ou movimento, empregue o advérbio “aonde” na frase.

7. Siga um roteiro das matérias de português

Seguir um roteiro com os conteúdos de português na ordem correta facilitará sua aprendizagem. Para que tenha êxito, o interessante é seguir o esquema abaixo para o entendimento da gramática.

Fonologia

Você aprende sobre os fonemas, ortografia e regras de acentuação.

Morfologia

Estuda a estrutura e formação isolada de cada palavra. Entre eles estão:

  • artigo;
  • adjetivo;
  • numeral;
  • substantivo;
  • pronome;
  • advérbio;
  • preposição;
  • conjunção;
  • interjeição;
  • verbo.

Sintaxe

Nessa parte do roteiro, você estuda os termos da oração, pontuação, regência, concordância e crase.

Semântica

Chegamos agora no estudo da linguagem, sinônimo, antônimo e polissemia.

Estilística

Ao final do roteiro, os conteúdos que descrevem a figura de linguagem, vícios de linguagem e funções de linguagem são evidenciados para o estudo. É importante seguir esse esquema para que não se perca em conteúdos que precisam de uma explicação dos anteriores.

Por fim, é indispensável que tenha em mãos um material de qualidade e atualizado com a reforma ortográfica. Esteja certo de que com a sua determinação, um plano de estudos adequado e seguindo as dicas de português para concurso, você vai alcançar a aprovação para o serviço público que tanto almeja.

Agora que você conferiu valiosas dicas para arrasar nas provas do concurso público, siga a gente nas redes sociais para aprender ainda mais, pois constantemente temos aulas de Língua Portuguesa, e outras matérias, gratuitas para você. Estamos no Facebook, LinkedIn, Youtube e no Instagram. Esperamos por você!


Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo 1: Focado no Concurso da Caixa Econômica (Edital vai sair em 2024). Participe aqui.
Grupo 2: Notícias “em primeira mão” sobre concursos públicos. Clique aqui e participe.