fbpx

Afinal, por que passar num concurso público é o sonho de muitas pessoas?

Afinal, por que passar num concurso público é o sonho de muitas pessoas?

Com os números do desemprego cada vez mais alarmantes, chegando a quase 13 milhões de desempregados em todo o Brasil, a busca por estabilidade cresce. E com isso os concursos públicos se sobressaem como uma alternativa ao instável mercado de trabalho.

A oferta de concursos públicos nunca para. Sempre há alguma seleção aberta, seja na esfera municipal, estadual ou federal. E os benefícios são inúmeros. São eles, aliás, que atraem cada vez mais concurseiros.

O Focus traz uma lista com os principais motivos que vão te incentivar a buscar a carreira pública e se tornar um servidor. Vamos lá?

  1. Estabilidade

O que é a tal estabilidade na prática? Pense bem, quantas histórias você ouve por aí de funcionários que dedicaram anos de sua vida a uma empresa e de repente foram demitidos, sem qualquer explicação. Isso é algo que nunca vai acontecer com um servidor público, a iminência de ser pego de surpreso por uma demissão é nula, exceto raras exceções.

Ou seja, o seu emprego está garantindo, a não ser que você cometa alguma infração. Aí, nesse caso, a demissão será justificada.

Sejamos práticos: quantos empregos atualmente oferecem essa alternativa? Poucos, não é? Por mais que uma empresa esteja em ampla expansão, a economia é instável e o que poderia ser uma carreira promissora acaba se tornando uma frustração. Por isso, o concurso público é uma opção segura.

2. Salários atrativos

Seja nas prefeituras ou na Receita Federal, nas polícias, bancos ou na área de saúde, de modo geral, os salários são sempre bastante atrativos. As remunerações, geralmente, estão acima dos valores pago no mercado e podem chegar a pequenas fortunas mensais, a comparar com o salário mínimo do brasileiro que hoje não chega a R$ 1.000.

E, vamos ser sinceros, o dinheiro é algo que realmente conta na hora de buscar um emprego.

3. Benefícios

Enquanto no setor privado, para receber um bônus você tem que encarar uma longa conversa com seu chefe, no serviço público é algo comum, que faz parte das atribuições do cargo. Muitas das funções já preveem benesses como: bônus por tempo de serviço, produtividade ou formação e ainda plano de carreira, por exemplo.

Além disso, os servidores, na maioria dos casos, também têm os benefícios comum, como como vale-alimentação, planos de saúde e incentivo para educação.

4. Não exige experiência

O grande impasse para conquistar uma vaga de emprego é a tal experiência. Na maioria dos concursos públicos, você não precisa ter experiência comprovada, salvo alguns casos. Se você deseja iniciar na carreira policial, por exemplo, não precisa ter experiência alguma na área. Para isso é que existem os cursos de formação, que vão desenvolver as habilidades do candidato.

Vale destacar que se o concurso é para a área de Direito ou da saúde, provavelmente você terá que ter um diploma da área, mas, a experiência é algo que não será cobrado.

5. Trabalhar em prol da sociedade

Os servidores são os responsáveis por fazer que as engrenagens das instituições públicas continuem a funcionar. A eficiência nesses serviços é essencial para o funcionamento de todo um País. Por isso, atuar na carreira pública exige um grande grau de comprometimento. É realmente tomar para si a responsabilidade de servir a população. 

Então, o que você está esperando?

Se você chegou até aqui na leitura é porque está pendendo a entrar para a carreira pública, não é? E neste momento deve estar se questionando se há concursos abertos. Sim, caro amigo, há muitas seleções com mais de 30 mil vagas atualmente no Brasil. Na realidade, toda semana, todo dia, há novos concursos aparecendo, nas mais diversas áreas.  

Se você quer mudar de vida, ter uma nova perspectiva na carreira, quem sabe essa é a oportunidade que você tanto esperava? Não sabe por onde começar? O professor Júlio raizer te ajuda nessa! 

Comece agora mesmo. Conheça a Assinatura Focus e tenha acesso a mais de 900 cursos para se preparar para os mais diferentes concursos públicos do País.

SEJA UM ASSINANTE  FOCUS

Faça parte do nosso canal VIP no Telegram: https://t.me/grupovipconcursos
Inscreva-se no nosso canal no Youtube: http://bit.ly/Youtube-Focus
Ouça nossos Podcasts no Spotify: http://bit.ly/Podcast-Focus


Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo 1: Focado no Concurso da Caixa Econômica (Edital vai sair em 2024). Participe aqui.
Grupo 2: Notícias “em primeira mão” sobre concursos públicos. Clique aqui e participe.