fbpx

Atualidades: Os efeitos do coronavírus na economia

Atualidades: Os efeitos do coronavírus na economia

O aumento das contaminações do coronavírus (Covid-19) levou os economistas a temer uma recessão mundial. Saiba quais são os mecanismos que podem derrubar a atividade econômica mundial e o que os governos podem fazer para evitar.

Os primeiros efeitos sentidos foram na bolsa de valores que refletiu em quedas consideráveis e foi acionado múltiplas vezes o circuit break. Já, as primeiras área que sentiram o impacto da disseminação do coronavírus são os que envolvem diretamente viagens como as companhias áeras, agências de turismo e hotelaria tem sofrido.

Ao mesmo tempo, os setores que dependem de exportação e importação de produtos podem ter as suas atividades limitadas em decorrênia de orietanções de viagens em quarentena, assim pode haver uma dificuldade de obter materiais que alimentem as cadeias produtivas inteiras travando determinados setores.

Economistas ouvidos pelo Jornal New York Times contam que uma forma de detectar a gravidade da crise é ver como a doença atua sobre setores que não estão direamente ligados a propagação do vírus. Exemplo é a barbearia, quando as pessoas deixam de cortar o cabelo é sinal de que os impactos serão profundos.

As atividades que envolvem aglomeração de pessoas foram suspensas e a orientação é para ficarem em casa e isso faz com que as mesmas não saiam para consumir. Logo, as compras são reduzidas ou adiadas e os comércios são afetados negativamente em função dos problemas da saúde pública, a economia fica desaquecida e menos dinheiro circula. 

Algumas empresas optaram pelo home office, porém há outras que não tem como operar sem os funcinários presenciais. Foi o que aconteceu com várias fábricas chineses que ficaram praticamente paralisados no primeiro momento do surto.

O que os governos podem fazer nesse cenário? Confira abaixo a explicação da Doutora em História, Carla Kurz.

É hora de conquistar a sua vaga no Concurso Público

CURSO ATUALIDADES PARA CONCURSO. Veja aqui!

Garanta sua Assinatura e tenha ACESSO LIVRE a todas as aulas preparatórias, para qualquer concurso público. Assine agora e aumente as suas chances de aprovação.

ASSINE AGORA – Assinatura Compartilhada

Como evitar o Coronavírus

O coronavírus (COVID-19) é uma doença infecciosa causada por um novo vírus que nunca havia sido identificado em humanos. O vírus causa uma doença respiratória semelhante à gripe e tem sintomas como tosse, febre e, em casos mais graves, pneumonia. É possível se proteger ao lavar as mãos com frequência e evitar tocar no rosto.

Para diminuir o risco de infecção, faça o seguinte:
– Limpe as mãos frequentemente com álcool gel ou água e sabão.
– Cubra o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar.
– Evite ficar muito perto (um metro) de pessoas com sintomas semelhantes a um resfriado ou gripe.

Confira abaixo mais dicas: 

O Focus Concursos está entre os melhores cursos preparatórios online para concurso público do Brasil. Possui uma equipe qualificada e professores especialistas e servidores públicos. Acompanhe o Focus Concursos nas redes sociais: Facebook, Instagram, Telegram, Youtube e Spotify.


Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo de Estudos, Notícias de Concurso em "primeira mão" e Materiais Gratuitos. Clique aqui.