Você decidiu: seu objetivo é passar em um concurso público. O primeiro passo é procurar um curso preparatório, certo? E você já pensou o que funciona melhor pra você, entre a aula onlineou a aula presencial? Neste artigo, vamos falar sobre as duas modalidades para que você possa fazer a melhor decisão rumo à aprovação.

Cada tipo de curso tem suas particularidades. E você deve avaliar a sua rotina, suas condições financeiras, sua capacidade e independência de aprendizado para escolher. Mas seja qual for a sua opção, uma coisa é certa: o seu sucesso vai depender do seu empenho. Seja em casa ou em sala de aula, você vai precisar focar muito para atingir o objetivo.

Quer saber mais? Então continue lendo!

Como funciona cada tipo de curso?

Aula online

Ao se matricular em um curso preparatório online, você ganhará acesso a um ambiente online onde estarão disponíveis os materiais de estudo: videoaulas, referências, bibliografia, exercícios e até provas e avaliações. Os cursos podem ser gravados (e nesse caso você pode fazer seus próprios horários de estudo) ou transmitidos ao vivo (opção com menos flexibilidade).

Todas — ou a grande maioria — as atividades ocorrerão pela internet e o material é digital. Preste atenção nos canais de contato com o curso, os colegas e os professores: as melhores opções deixam várias possibilidades abertas, como chats, e-mails e grupos.

Em relação a custos, as aulas virtuais costumam ser mais baratas, além de não exigirem gastos como deslocamento, alimentação e material complementar (cópias, por exemplo). Por esses motivos, costuma ser a opção de pessoas que moram em locais afastados e que não teriam acesso a cursos preparatórios de outra forma.

Aula presencial

Os cursos preparatórios presenciais são idênticos a qualquer outro tipo de aula: com horário marcado, ministrado por um ou mais professores, em uma sala de aula. Cada escola disponibiliza seu material didático, que poderá ser físico (livros e cadernos de questões) ou digitalizado (PDF de conteúdo).

Ao procurar por uma curso presencial, você deverá encaixar os horários da aula na sua rotina. E é saudável escolher a escola mais próxima o possível da sua casa: distâncias muito grandes podem gerar transtorno no seu dia a dia e desmotivar você a prosseguir com as aulas.

Além disso, costuma exigir um investimento maior, incluindo gastos como deslocamento e alimentação. 

Como é a didática dessas aulas?

A efetivação do ensino e todas as ações que serão empregadas para esse fim não apresentam diferenças entre as aulas online e as presenciais. Sendo assim, você não terá prejuízo de aprendizado se optar pela primeira, nem “aprenderá mais” se for a segunda.

O fundamental é escolher uma escola de boa qualidade, com professores experientes em preparação para concursos, que tenha reconhecimento de mercado e um conteúdo programático efetivo. Busque referências com ex-alunos, pergunte quais os índices de aprovação e peça para olhar os materiais didáticos, por exemplo. Assim você terá uma boa visão sobre o curso, seja ele online ou físico.

Como organizar e gerir de tempo em cada modalidade?

Aula online

Uma vez matriculado em um curso preparatório online, você deverá pôr em prática uma agenda rigorosa que incluirá aulas, leituras, exercícios e solução de dúvidas. E só você pode fazer isso.

Como você não estará acompanhado de uma turma, não poderá contar com colegas lembrando você dos prazos ou incentivando os seus estudos. A organização deve ser sua prioridade!

Erros e deslizes na gestão de tempo podem representar perdas para a sua preparação. Então, se essa for a sua escolha, não descuide da agenda.

Aula presencial

Mas quem opta pelo curso presencial não deve negligenciar a organização também. A aprovação requer muitas horas de estudo além das aulas. O ponto positivo aqui é que o curso presencial pode servir como guia. Você pode construir seu calendário de revisão baseado nas disciplinas estudadas naquele dia, por exemplo.

Como é a convivência e a interação com outras pessoas?

Aula online

Estudar sozinho exige, além da disciplina e organização já citadas, que você tenha independência para aprender. Se você tiver dúvidas, precisará pesquisar no material de estudos ou questionar o professor por conta própria. Essa rotina solitária pode representar um empecilho para aqueles mais apegados aos métodos tradicionais de ensino. Portanto, avalie suas capacidades ao escolher.

Por outro lado, estudar online não significa que você não terá nenhum contato com colegas e professores. Os melhores cursos estimulam encontros eventuais, onde você poderá compartilhar suas experiências. E a própria internet é uma ferramenta perfeita para a interação entre a turma.

Aula presencial

Estudar em uma sala de aula com muitos alunos pode atrapalhar o seu foco. Conversas paralelas e outras distrações são comuns de acontecerem quando um grupo de pessoas se reúne. E essa é uma desvantagem da aula presencial.

Uma alternativa é procurar cursos que formem turmas pequenas. Assim, o risco de dispersão é menor, além de o professor poder dar mais atenção para cada aluno individualmente.

Porém a aula presencial também traz vantagens. Você vai poder compartilhar dúvidas e experiências com seus colegas e professores de maneira mais natural. No curso, encontrará concurseiros mais experientes que você, que poderão dar boas dicas. Os debates são produtivos, pois ajudam você a ter contato com novas ideias.

Afinal de contas, o que escolho? Online ou presencial?

Para fazer essa decisão, faça um exercício de autoconhecimento. Pergunte-se, por exemplo:

  • você prefere estudar sozinho ou acompanhado?;
  • você tem recursos disponíveis para se deslocar até uma escola periodicamente?;
  • organizar materiais e seguir horários pré-definidos é algo fácil para você?;
  • quando você tem alguma dúvida, tem desembaraço para solucioná-la, procurando na internet ou junto a especialistas?

Com essas respostas, você terá mais facilidade de escolher qual é a melhor modalidade de estudos de acordo com a sua realidade. Mas seja por meio de aula online ou de aula presencial, o importante é manter o foco, aproveitar o curso ao máximo e se preparar para o seu próximo concurso.

E se você vai prestar a prova da Polícia Federal, que tal baixar o e-book Orientação de Estudo para Polícia Federal ou PRF? Aliado a uma boa rotina de estudos, esse material vai ajudar você a se destacar no concurso!