Carreiras administrativas: o que estudar?

As carreiras administrativas são uma das mais escolhidas pelos concurseiros. Os salários podem ser bem altos, há oportunidades para nível fundamental, médio e superior e quase todos os concursos possuem vagas para área. Afinal de contas, a administração é fundamental para qualquer empresa, inclusive para os órgãos do governo.

E, se por todos esses motivos e outros, você decidiu escolher essa área de concurso para estudar, saiba que existem algumas disciplinas básicas que devem fazer parte dos seus estudos. Você precisa se manter estudando de forma regular e, portanto, precisa estudar as matérias dessa área até passar no concurso desejado.

Veja abaixo um pouco mais sobre como estudar da maneira correta e obter êxito em concursos de carreiras administrativas.

Quais as matérias básicas?

Assim como outros concursos de outras áreas, existem algumas matérias que precisam estar na sua preparação. São as matérias mais básicas como português, raciocínio lógico, informática, matemática, atualidades, direito constitucional, direito administrativo e ética. Esses são assuntos básicos e que caem constantemente em concursos da área.

Isso não significa que qualquer certamente cobrará todas essas disciplinas. Você deve estudá-las porque elas podem ser cobradas, mas isso não é uma regra. Além disso, existem assuntos que podem entrar nas matérias básicas de acordo com o tipo de concurso. Por exemplo, a Lei 8.112/90 entra na matéria de Direito Administrativo em concursos de nível federal.

Quais as disciplinas específicas?

Vamos agora para as matérias específicas, aquelas que costumam variar mais de um concurso para outro, que podem ou não ser cobradas de acordo com o cargo e com o nível da função. A disciplina de Administração, que pode se dividir em geral e pública, normalmente é sempre cobrada em concursos para área administrativa e não precisamos nem explicar o motivo não é mesmo?

Já outras, que fazem parte da administração, nem sempre estão presentes. Por exemplo, Arquivologia, AFO (Administração Financeira Orçamentária), Gestão de Materiais, Gestão de Pessoas e outras. É preciso ficar atento a elas, pois, por serem específicas, costumam ter maior pontuação e aparecer em maior quantidade.

Como estudar para carreiras administrativas?

Na verdade, não há muita diferença entre estudar para carreiras administrativas ou qualquer outra carreira. O mais importante é conseguir se organizar, distribuir essas disciplinas nos seus horários disponíveis para estudo. Você pode estudar apenas uma por vez ou pode estudar duas ou mais disciplinas em um dia.

Pode utilizar o ciclo de estudos como uma forma para se organizar. Nesse caso, pode deixar um tempo maior para as disciplinas específicas, já possuem maior peso, e um tempo menor para as outras. É essencial não negligenciar nenhuma matéria.

Como é uma área que tem muitos concursos, esse é um ponto positivo para o qual você deve se atentar. Dessa forma, a motivação para estudar é muito maior, pois sempre há um edital aberto ou iminente. Por exemplo, o edital do concurso para analista do IBGE terá vagas para função administrativa e algumas delas não precisa ter nível superior específico.

Quer receber mais dicas e melhorar a sua preparação para concursos? Então, assine a nossa newsletter!

Calila Galvão

Calila Galvão, redatora freelancer e graduada em fisioterapia. Concurseira desde 2013 e aprovada no concurso de Bombeiro Militar da Bahia.

Carregando...