Concurso Banco do Brasil tem banca organizadora escolhida.

De acordo uma fonte interna ligada a empresa, a banca do próximo concurso do Banco do Brasil será realizada sob organização e responsabilidade da FGV - Fundação Getulio Vargas. Além da banca já definida, segundo a fonte, a expectativa é que o edital seja publicado até Março.

Do Cargo e Remuneração

As oportunidades, segundo informações obtidas, serão para o cargo de escriturário, em diversos estados. Para concorrer ao cargo é necessário apenas possuir ensino médio, com remuneração inicial de R$ 4.036,50, com jornada de 30 horas semanais. Confira os benefícios:

  • Vale Refeição
  • Cesta Alimentação
  • Vale Cultura
  • Auxílio-Creche
  • Assistência Saúde
  • Previdência Privada
  • Participação nos Lucros

Informações gerais que você precisa saber para otimizar seus estudos

Das Etapas - Concurso Banco do Brasil

De acordo o último edital, as provas objetivas e de Redação tiveram a duração de 5 (cinco) horas.

a) 1ª Etapa – Avaliação de Conhecimentos, mediante a aplicação de provas objetivas, de caracteres eliminatório e classificatório, sob a responsabilidade da banca organizadora.

b) 2ª Etapa – Prova de Redação, de caráter eliminatório, sob a responsabilidade da banca organizadora.

c) 3ª Etapa – Aferição da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos(as) pretos(as) ou pardos(as).

d) 4ª Etapa – Procedimentos Admissionais e Perícia Médica, de caráter eliminatório, sob a responsabilidade do BANCO DO BRASIL S.A.

Expectativas dos estados a serem contemplados

O último concurso Banco do Brasil ocorreu em 2018, para o preenchimento de 60 vagas (sendo 30 imediatas) em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.Embora ainda não exista uma confirmação de quando um novo edital possa ser publicado, a carência de servidores é grande, inclusive nos estados contemplados na última seleção, como São Paulo.

Tanto que, em diversas ocasiões, os bancários realizaram protestos em favor da contratação de mais servidores. De acordo com o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, nos últimos 12 meses, o banco fechou 1.983 postos de trabalho e 270 agências.

Há pelo menos dois anos é aguardada a realização de novo concurso não só para São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, como também para os estados de Minas Gerais, Amazonas, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará e Tocantins.

                    Participe do nosso grupo do Telegram sobre o concurso do Banco do Brasil, clique aqui.

Saiba o que faz um escriturário do Banco do Brasil

Comercialização de produtos e serviços do Banco do Brasil, atendimento ao público, atuação no caixa (quando necessário), contatos com clientes, prestação de informações aos clientes e usuários; redação de correspondências em geral; conferência de relatórios e documentos; controles estatísticos; atualização/manutenção de dados em sistemas operacionais informatizados; execução de outras tarefas inerentes ao conteúdo ocupacional do cargo, compatíveis com as peculiaridades do Banco do Brasil.

O que estudar para o concurso Banco do Brasil? Veja os conteúdos cobrados

Como não pode aguardar, de braços cruzados, comece a estudar agora mesmo com os conteúdos programáticos referente ao último certame, pois os concursos do Banco do Brasil não costumam sofrer grandes alterações nos assuntos a serem cobrados. Em 2018, a prova objetiva foi composta por 70 questões, abordando os seguintes conteúdos programáticos:

Conhecimentos Básicos

  • Língua Portuguesa;

    • Emprego do acento indicativo de crase; Concordância verbal e nominal; Regência verbal e nominal; Colocação pronominal dos pronomes oblíquos átonos (próclise, mesóclise e ênclise); Emprego dos sinais indicativos de pontuação: vírgula, ponto, ponto e vírgula, dois-pontos, reticências, aspas, travessão e parênteses.
  • Língua Inglesa;

    • Conhecimento de um vocabulário fundamental e dos aspectos gramaticais básicos para a interpretação de textos técnicos.
  • Matemática;

    • Lógica proposicional; Noções de conjuntos; Relações e funções; Funções polinomiais; Funções exponenciais e logarítmicas; Matrizes; Determinantes; Sistemas lineares; Sequências; Progressões aritméticas e progressões geométricas; Matemática financeira.
  • Atualidades do Mercado Financeiro.

    • Sistema Financeiro Nacional. Dinâmica do mercado. Mercado bancário.

Conhecimentos Específicos

  • Probabilidade e Estatística;

    • Análise combinatória; Noções de probabilidade; Teorema de Bayes; Probabilidade condicional; Noções de estatística; População e amostra; Análise e interpretação de tabelas e gráficos; Regressão, tendências, extrapolações e interpolações; Tabelas de distribuição empírica de variáveis e histogramas; Estatística descritiva (média, mediana, variância, desvio padrão, percentis, quartis, outliers, covariância).
  • Conhecimentos Bancários;

    • Estrutura do Sistema Financeiro Nacional: Conselho Monetário Nacional; COPOM –Comitê de Política Monetária. Banco Central do Brasil; Comissão de Valores Mobiliários. Produtos Bancários: Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, caderneta de poupança, capitalização, previdência, investimentos e seguros. Noções de Mercado de capitais. Noções de Mercado Câmbio: Instituições autorizadas a operar e operações básicas. Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias. Crime de lavagem de dinheiro: conceito e etapas. Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/98 e suas alterações, Circular Bacen 3.461/2009 e suas alterações e Carta-Circular Bacen 3.542/12. Autorregulação Bancária.
  • Conhecimentos de Informática.

    • Linguagens de programação: Java (SE 8 e EE 7), Phyton 3.6, JavaScript/EcmaScript 6, Scala 2.12 e Pig 0.16; Estruturas de dados e algoritmos: busca sequencial e busca binária sobre arrays, ordenação (métodos da bolha, ordenação por seleção, ordenação por inserção, lista encadeada, pilha, fila, noções sobre árvore binária), noções de algoritmos de aprendizado supervisionados e não supervisionados; Banco de dados: conceitos de banco de dados e sistemas gerenciadores de bancos de dados (SGBD), modelagem conceitual de dados (a abordagem entidade-relacionamento), modelo relacional de dados (conceitos básicos, normalização), banco de dados SQL (linguagem SQL (SQL2008), linguagem HiveQL (Hive 2.2.0)), banco de dados NoSQL (conceitos básicos, bancos orientados a grafos, colunas, chave/valor e documentos), data Warehouse (modelagem conceitual para data warehouses, dados multidimensionais); Tecnologias web: HTML 5, CSS 3, XML 1.1, Json (ECMA-404), Angular.js 1.6.x, Node.js 6.11.3, REST; Manipulação e visualização de dados: linguagem R 3.4.2 e R Studio 5.1, OLAP, MS Excel 2013; Sistema de arquivos e ingestão de dados: conceitos de MapReduce, HDFS/Hadoop/YARN 2.7.4, Ferramentas de ingestão de dados (Sqoop 1.4.6, Flume 1.7.0, NiFi 1.3.0 e Kafka 0.11.0).

As questões de Conhecimentos Específico são as que têm maior peso na prova. De um total de 100 pontos, elas representavam 75% da nota máxima. Sendo assim, são disciplinas demandam mais atenção do candidato durante os estudos, embora não seja uma tarefa fácil, já que estas variam de acordo com o cargo em disputa.

                                 Para auxiliar nos estudos, o Focus Concursos disponibiliza a prova do último concurso. Confira: 

Prova do Banco do Brasil - FCC (Fundação Carlos Chagas) 2013

Gabarito da prova do Banco do Brasil - FCC (Fundação Carlos Chagas) 2013

Da Redação

No último certame, a seleção na 2ª Etapa foi feita por meio de Prova de Redação, de caráter eliminatório. Foi estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo argumentativo, e valerá 100,0 (cem) pontos.

A Redação foi avaliada conforme os critérios a seguir:

  1. adequação ao tema proposto;
  2. adequação ao tipo de texto solicitado;
  3. emprego apropriado de mecanismos de coesão (referenciação, sequenciação e demarcação das partes do texto);
  4. capacidade de selecionar, organizar e relacionar de forma coerente argumentos pertinentes ao tema proposto;
  5. pleno domínio da modalidade escrita da norma-padrão (adequação vocabular, ortografia, morfologia, sintaxe de concordância, de regência e de colocação).

 

                     Assinatura ilimitada e cursos para o concurso Banco do Brasil

                                                       Curso preparatório online para Banco do Brasil. Veja aqui!

                                 SEJA UM ASSINANTE E ESTUDE PARA ESSE E OUTROS CONCURSOS Veja os planos! 

 

Faça parte do nosso canal VIP no Telegram: https://t.me/grupovipconcursos
Inscreva-se no nosso canal no Youtube: http://bit.ly/Youtube-Focus
Ouça nossos Podcasts no Spotify: http://bit.ly/Podcast-Focus

Jefferson Henrique

É graduado em  Sistemas de Informação - Universidade de Salvador (UNIFACS).

Cursou também: Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas  - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Além de

Engenharia da Computação - Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Policial Militar no Estado da Bahia. E, há um vasto conhecimento em: Concursos Públicos, Marketing Digital, Gestão Empresarial.laugh

Carregando...