Concurso MPU: solicitada a criação de Agente de Polícia do MP.

A Associação Nacional dos Agentes de Segurança (AGEMPU) solicitou a criação de um cargo para ter a sua própria força policial, no Ministério Público da União (Concurso MPU). Caso a sugestão seja acolhida, o órgão poderá ter a criação do cargo de Agente de Polícia.

“O Ministério Público é um órgão essencialmente investigativo e nós agentes do MPU, atuamos em busca e coleta de informações úteis aos convencimentos dos membros – em atividade típica de polícia judiciária […] a proposta é uma iniciativa que, caso aprovada, trará benefícios não apenas para os servidores, mas para todo o MP”, afirmou a AGEMPU.

O coordenador geral da AGEMPU, Laércio Bernardes, complementa:

“Temos que dar um basta em transformar nossos cargos em administrativos, não podemos mais aceitar isso. Levaremos nossas reivindicações junto ao Conselho Nacional do Ministério Público no sentido de demonstrar a importância desta simetria”, disse.

Ele ainda revelou a importância do reconhecimento da natureza policial ao cargo. “O próximo passo agora é apresentar nosso pleito ao CNMP e, mais que nunca, manter a unidade de classe para alcançarmos nosso objetivo”.

TENHA ACESSO A DIVERSOS CURSOS FOCUS

Você vai se preparar para os principais concursos do Brasil, como: PRF, PC DF, DEPEN, MPU, INSS, TJs, TREs e muitos outros! São mais de 1000 cursos de teoria, exercícios, simulados e questões. NÃO TEM PEGADINHA!

ASSINE AGORA – Assinatura ilimitada

Concurso MPU: Defasagem dos servidores

A defasagem de servidores no quadro do MPU é de 1.844, de acordo consta no Portal da Transparência. Dos quatro ramos do órgão, o que há maior carência é o Ministério Público Federal (MPF), confira abaixo:

Concurso MPU: Previsão do Edital

Em vídeo publicado no Youtube, o presidente do Sindicato Nacional dos Servidores(SindMPU), Adriel Gael, informa que o concurso MPU pode não ocorrer este ano, diante do quadro de pandemia que assola a população mundial. Logo, o lançamento em praça do edital aguardará o restabelecimento da normalidade no país.

Então, não fique desmotivado! Aproveite que tem mais tempo em casa para organizar melhor seus horários e dedicar mais tempo para os estudos. Prova disso, é que, também, em reunião com o representante do sindicato, o secretário-geral adjunto do MPU, Eitel Santiago, confirmou que o órgão irá realizar novo concurso. Confira a nota:

 “Existia sim a vontade da Administração de realizar o concurso este ano, mas com esse cenário de pandemia, a previsão é que o concurso ocorra no primeiro semestre de 2021”, apontou Gael após reunião com Eitel Santiago. 

Além disso, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2021 prevê 127 vagas imediatas para o órgão. Confira:

Logo, a publicação da LOA aumentou as expectativas que o edital saia em 2021.

Concurso MPU - Dos Cargos 

De acordo com as informações do sindicato da categoria, o secretário-geral antecipou que, provavelmente, não haverá oportunidades para os cargos oferecidos no último edital, publicado em 2018.

“Nada impede que a administração oferte aqueles mesmos cargos. A gente sabe que tem um concurso válido, de dois anos. Se ele for prorrogado por mais dois anos, a administração ofertando novamente esses cargos, só poderia nomear os servidores desse novo concurso após finalizado o prazo de validade do outro”, explicou Adriel Gael. 

Embora ainda não esteja certo, antecipa que alguns cargos com grandes possibilidades de ofertas são os de técnico de segurança institucional, analista administrativo e bibliotecário.

 Você quer?...

Tenha SEU acesso AGORA: MELHOR  curso p/ o MPU.

Obs: Válido para os 50 primeiros.

O MPU também enviou uma nota informando que já deu início aos preparativos para lançamento de um novo edital, diante de um estudo para definir os cargos e quantitativo: “Há sim uma perspectiva de que seja realizado concurso para servidores; Essa informação já foi oficializada pela Secretaria-Geral do Ministério Público da União. O objetivo é repor vagas originárias, sobretudo, de aposentadorias, que aumentaram após a Reforma da Previdência”.       

Como foi o último concurso MPU

O último concurso MPU ocorreu em 2018, quando foram oferecidas 47 vagas imediatas, além de formar cadastro reserva de pessoal para os cargos de analista do MPU – Direito, e técnico, na área de administração. A banca organizadora, na ocasião, foi o Cebraspe.

No caso de técnico, que pede apenas ensino médio, a remuneração inicial foi de R$ 6.862,72, enquanto para analistas, de nível superior, inicial de R$ 11.259,81.

Orgão: MPU
Estados com Vagas: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO

Jefferson Henrique

Aproveite o Instagram para ter acesso as principais notícias do mundo dos concursos públicos "em primeiro mão". Para isso,  basta seguir o perfil do nosso Jornalista @JH.Concursos e ativar as notificações: clique aqui e confira!
 

Carregando...