Acentuação Gráfica — Coisas Para Lembrar Na Hora Da Prova

Apesar de ser um dos itens que mais cai em concursos públicos, a acentuação gráfica ainda gera muitas dúvidas. Quem nunca se perguntou se uma palavra tinha acento ou não, por exemplo?

Porém, além de saber como escrever, é necessário entender as regras que existem por trás. Afinal, essa explicação também é cobrada pelas bancas examinadoras. Saiba mais neste artigo!

Quais são as regras de acentuação gráfica?

Todas as palavras são divididas em grupos, de acordo com a acentuação gráfica e sílaba tônica. Isso significa que existem regras que explicam o porquê no português se escreve de um jeito e não de outro.

Em concursos públicos, é normal ver questões associando algumas palavras e questionando quais atendem aos mesmos requisitos. Por exemplo:

  • por que as palavras “café” e “bebê” são acentuadas? Como você pode observar, elas não têm o mesmo acento, pois o primeiro é agudo e o segundo é circunflexo.

Porém, na prática, a acentuação gráfica é igual.

Conheça agora como as palavras são divididas!

Monossílabos tônicos

Segundo essa regra, as palavras que só têm uma sílaba e terminam com A, E e O são acentuadas. Veja só:

  • pá, lá, fé, ré, pó, dó Desse modo, pode-se concluir que, as palavras que acabam em I e U não recebem acento, ok?

Oxítonas

As oxítonas são as palavras cuja última sílaba é a mais forte. Elas recebem acento quando terminam em A, E, O, EM e ENS. Por exemplo: sofá, café, avós, alguém, parabéns Então, se você ver na sua prova palavras com acento no final, já sabe qual é a regra.

Paroxítonas

No caso das paroxítonas, a penúltima sílaba é a tônica. Entenda melhor essa regra de acordo com a terminação:

  • (L) - inacreditável;
  • (N) - hífen;
  • (R) - caráter;
  • (X) - tórax;
  • (I) - lápis; (
  • U) - bônus;
  • (Ã) - órfã;
  • (ÃO) - órgão;
  • (UM/UNS) - fórum;
  • (ONS) - prótons;
  • (PS) - bíceps

Proparoxítonas

Essa é a regra menos específica e, por isso, pode ser a mais simples de entender. Nas proparoxítonas, todas as palavras em que a antepenúltima sílaba é a mais forte são acentuadas.

Veja só:

  • médico, ônibus, árvore, etc.

Por se tratar da penúltima sílaba, a palavra precisa ter pelo menos três sílabas, ok? Caso contrário, ela deve entrar em uma das outras regras.

Ditongos abertos

Os ditongos abertos EU, EI e OI são acentuados. Em alguns casos, isso ocorre para que não haja confusão com outras palavras. Por exemplo: seu e céu teriam o mesmo som, caso a segunda não tivesse acento. Veja: réu, herói, pastéis, anéis, chapéus.

Hiato

Os hiatos formatos com I ou U, sejam eles sozinhos ou seguidos de S, também devem ser acentuados. Por exemplo: país, saúde, juíz Vale notar que se o hiato for precedido de um ditongo em uma palavra paroxítona, então, não há qualquer tipo de acento, desde a Nova Ortografia. Esse é o caso de “feiura”.

Como ficou a acentuação depois da Nova Ortografia?

A Nova Ortografia, que passou a ser obrigatória em 2016, mudou as regras e as grafias de algumas palavras. Desse modo, na hora de estudar para um concurso, é importante prestar atenção nesse aspecto.

Para não confundir, o ideal é buscar materiais atualizados — com teorias e exercícios que incluam o novo jeito de escrever. Caso contrário, você poderá acreditar que uma palavra ainda segue uma regra.

Estas foram as principais mudanças: i e u não se acentuam se vierem após um ditongo. Por exemplo: feiura que antes era acentuada; ditongos abertos em paroxítonas não recebem mais acento. Esse é o caso de ideia e colmeia.

Porém, se a palavra terminar em “R”, como contêiner, então, a acentuação gráfica se mantém; não há mais trema; êe e ôo não existe mais. Agora é zoo, voo, veem, etc; acento diferencial: só existe para o verbo “poder”. Pôr (verbo) e por (preposição) são escritos iguais desde a reforma.

Como estudar a acentuação e a ortografia?

Muitas pessoas podem deixar de estudar acentuação gráfica porque sabem escrever bem. Porém, os concursos também cobram regras que, como você viu, não são difíceis.

Desse modo, vale a pena dedicar um tempo para estudar esse assunto. Veja algumas dicas:

  • busque entender por que as palavras recebem acento;
  • analise um conjunto de palavras. Por exemplo: herói e chapéu seguem a mesma regra;
  • assista a vídeos para tornar o estudo mais dinâmico;
  • faça bastante exercícios para se preparar.

Agora que você já sabe mais sobre a acentuação gráfica, confira os outros conteúdos do blog do Focus Concursos. Garanta a sua Assinatura Ilimitada e tenha acesso a mais de 1.200 cursos para certames com material de acompanhamento em PDF. Acesse aqui e conheça nossos planos!

Carregando...