Brasil República — Saiba Como Este Tema Cai Em Concursos

 

A transição do Brasil Monarquia para o Brasil República é um dos temas que mais cai em concurso. Não é para menos. Essa fase marca a transição entre dois governos, e até nos ajuda a entender muitos fatos atuais. 

A República foi proclamada em 15 de novembro de 1889. Porém, para os certames, é preciso saber muito mais do que a data. Continue este conteúdo para conferir dicas do que prestar mais atenção na hora de estudar!

Como começar a estudar o Brasil República?

Antes de começar a entender o Brasil República, é importante conhecer o Brasil Império — fase anterior. Nesse sentido, vale a pena saber, principalmente, quem era e por que parte da população apoiava a Monarquia, enquanto outros desejavam a instauração da República. 

A propaganda republicana era bastante forte na época e criticava aspectos como a centralização do poder e o sistema político em geral. Além disso, é necessário conhecer os seguintes episódios que contribuíram com a proclamação do novo governo:

  • Guerra do Paraguai: o que foi e por que ajudou a consolidar a imagem do Exército;

  • Abolição da Escravidão: responsável por fazer os fazendeiros se ressentirem contra a Monarquia;

  • reformas políticas e sociais ocorridas em Ouro Preto.

Quais são as fases do Brasil República

Atualmente, a República Federativa do Brasil é muito diferente daquela que surgiu em 1889. De acordo com os historiadores, isso ocorre porque estamos em fases diferentes. No total, o país teve diversos períodos. Veja só: 

 

  • República Velha (1889 - 1930): foi marcada pelo domínio político das elites agrárias;

  • Era Vargas (1930 - 1945): começou com a Revolução de 1930, responsável por retirar a oligarquia do poder;

  • República Populista (1945 - 1964): época em que teve a promulgação da 5º Constituição do Brasil, além de governos famosos, como os de Juscelino Kubitschek e Jânio Quadros;

  • Ditadura Militar (1964 - 1985): fase em que o país foi governado pelo regime militar e a repressão era comum; 

  • Nova República (a partir de 1985): teve início com a redemocratização e a estabilidade econômica. Em 1988, o país também instituiu uma nova constituição. 

Como visto, o Brasil República começou em 1889 e de lá para cá muita coisa mudou. Ficou com dúvida ou quer saber mais detalhes? Então, assista a este vídeo que o Focus Concursos preparou para você: 

Kaire Sena

Kaire Sena é Jornalista, formada pela UNIPAR - Universidade Paranaense desde 2006.

Pós-graduada “Lato Sensu” em Assessoria de Imprensa e Comunicação Empresarial – UNIVEL - União Educacional de Cascavel desde 2009. 
Com vasto conhecimento na área de concursos públicos, é gestora de conteúdo editorial no Focus Concursos.

Carregando...