5 dicas para estudar sozinho sem perder o ritmo!

 

Estudar para concursos pode ser um caminho bastante solitário: estudar em casa, não poder sair com tanta frequência, muitas vezes passar os feriados estudando enquanto os amigos viajam e se divertem. É claro que a sua recompensa vai chegar, mas até lá, é preciso utilizar algumas estratégias para não desistir no meio do caminho. Estudar sozinho pode ser bastante complicado.

Mas para acabar com essa complicação, nós selecionamos algumas dicas que podem ajudá-lo a deixar essa jornada mais fácil e se manter firme e forte. Acompanhe!

Como estudar sozinho e não perder o foco:

1. Tenha momentos de lazer

Entenda que a vida não é só estudar. Por mais que você queira passar o mais rápido possível em um concurso, não ter momentos de lazer, muitas vezes, só fará você se distanciar do seu objetivo. Isso gera mais estresse, ansiedade e pode ser uma porta de entrada para a depressão.

Portanto, estabeleça seus momentos de diversão. Saia com os amigos, vá ao cinema, pegue uma praia, assista a filmes e seriados e assim por diante. Existem muitas formas de se divertir e manter os estudos.

2. Pratique atividade física

Quando falamos em atividade física, muitas pessoas já pensam em musculação. Mas não é bem dessa forma, já que existem várias formas de praticar exercícios. Você pode fazer uma caminhada, corrida, nadar, CrossFit, treino funcional, pedalar e assim por diante. Se movimentar é de extrema importância para os estudos, além é claro de melhorar a saúde mental. Fisicamente falando, é necessário também para quem passa a maior parte do dia sentado como os concurseiros.

3. Cuide da sua saúde mental

Além de praticar alguma atividade física, você precisa cuidar muito bem da sua saúde mental de outras formas. Fazer terapia é muito importante para se entender melhor, saber lidar com os problemas e consequentemente, estudar de maneira mais assertiva. 

Outra coisa importante. Se você acha que possui alguma doença psiquiátrica, é bom consultar o médico. Por exemplo, pessoas com transtorno bipolar, podem passar dias em grande euforia e outros em grande depressão. Isso atrapalha e muito os estudos e pode torná-los impossíveis de serem concluídos. Isso não está sob o seu controle e, portanto, você precisa de ajuda profissional.

4. Administre bem o tempo

Ter tempo para estudar, praticar exercícios, ter momentos de lazer, estar com a família, trabalhar...é muita coisa para lidar, portanto, saber se organizar e administrar bem o tempo é muito importante. Para isso, o primeiro passo é saber qual é o seu momento de maior produtividade. É de dia ou de noite? Se for de noite, se organize para fazer as coisas de madrugada, hoje em dia, dá até para se exercitar em casa a qualquer momento.

5. Motive-se constantemente

A motivação é um elemento essencial para o concurseiro. Para isso, uma ótima opção é assistir ou ler depoimentos de pessoas que já foram concurseiros e hoje são servidores públicos. Eles passaram pelas mesmas coisas que você e, portanto, sabem exatamente quais são as suas maiores dores e dificuldades. No YouTube você encontra várias opções e também no nosso blog.

Estudar sozinho para concursos pode ser bem difícil, mas assim como outras pessoas conseguiram, você também vai conseguir. Vá dando um passo de cada vez, subindo cada degrau e, um dia, chegará ao último e todo o esforço será recompensado.

Prepare-se de forma total e irrestrita com nosso acervo de mais de 900 cursos atualizados.

CONHEÇA NOSSA ASSINATURA TOTAL

Calila Galvão

Calila Galvão, redatora freelancer e graduada em fisioterapia. Concurseira desde 2013 e aprovada no concurso de Bombeiro Militar da Bahia.

Carregando...