5 Dicas para resolver provas em menos tempo!

Um dos principais pesadelos de qualquer concurseiro é extrapolar o tempo da prova e não conseguir fazer uma série de questões. Pior ainda se forem questões as quais ele sabia a resposta e ter o agravante de nem mesmo chutar no gabarito, deixando-o em branco. Isso já aconteceu com muita gente e pode ter acontecido com você.

Por isso, resolvemos dar algumas dicas de como é possível resolver provas em menos tempo. Não é nenhuma fórmula mágica, e sim, mais uma questão de organização do tempo e da mente. Veja abaixo as dicas e comece a colocá-las em prática!

Como resolver provas em menos tempo?

1. Saiba o tempo médio por questões

Normalmente, as bancas oferecem 4 horas para fazer uma prova. Digamos que a sua seja uma prova do Cespe com 120 questões. Nesse caso, você tem 2 minutos para resolver cada questão, o que não é um tempo tão curto assim, considerando que só é necessário marcar verdadeiro ou falso. Porém, ao ter em mente esse tempo por questão fica mais fácil se organizar. É claro que você não poderá levar um cronômetro para a prova, mas fazendo simulados em casa, levando esse tempo por questão em consideração, na hora da prova será possível ter uma noção.

2. Treine em casa

E falando em fazer simulados, treinar em casa é fundamental para quem costuma extrapolar o tempo de prova ou precisar correr contra ele. Faça simulados em casa, ou seja, simule o tempo de prova. Entre no seu quarto ou escolha um local no qual ninguém vai incomodá-lo, monte uma prova com as disciplinas cobradas e a quantidade de questões e marque o tempo para fazê-la. Se o edital ainda não saiu, tome o último como base.

3. Não perca tempo em questões que não sabe

Um dos grandes erros dos concurseiros é focar apenas em uma questão, tornando-a um desafio pessoal. Nem sempre quem sabe mais passa na prova, mas sim aquele que sabe fazer uma prova de concurso. Seu tempo é curto e, portanto, precisa focar no que realmente importa. Não sabe a resposta daquela questão? Passe para a próxima e a deixe por último. Se sobrar tempo, volte a ela no final.

4. Não use a calculadora na hora dos estudos

Sabemos é muitos concurseiros não têm tanto tempo assim para estudar por causa de outras atividades como trabalho, família e outros. Por isso, na hora de estudar matemática ou raciocínio lógico é comum vê-los com a calculadora do lado para aproveitar mais o tempo de estudo. Porém, isso pode prejudicá-lo na hora da prova. Lá você terá que fazer todos os cálculos à mão e, pela falta de hábito, pode demorar mais que o necessário.

Portanto, enquanto estiver em casa estudando, deixe a calculadora de lado e use caneta para fazer os cálculos à mão. Depois de um certo tempo e com a prática, tudo se tornará mais fácil.

5. Beba muita água

Ter uma garrafa de água ao lado no momento da prova é muito importante. Acha que é besteira? Pois, um estudo divulgado no site da BBC mostrou que estudantes que beberam água durante a prova tiveram novas 5% melhores em comparação aos estudantes que não beberam. Vá bebendo aos poucos e o momento de ir ao banheiro, pode ser o que a sua mente precisa para descansar alguns minutos e voltar ao trabalho.

Quer mais dicas de como resolver provas em menos tempo e outras que o ajudarão a ir melhor nos concursos? Então, assine a nossa newsletter!

Calila Galvão

Calila Galvão, redatora freelancer e graduada em fisioterapia. Concurseira desde 2013 e aprovada no concurso de Bombeiro Militar da Bahia.

Carregando...