5 erros comuns em concursos públicos que você não pode cometer!

Apreensão, ansiedade, entusiasmo. Esses sentimentos são muito comuns em dia de prova de concurso público, afinal, é a hora do tudo ou nada. Pensando nisso, é até natural ficar com os nervos à flor da pele, uma vez que seu futuro profissional depende do resultado do concurso, e nesse momento todos os meses de estudo e dedicação são postos à prova. 

No entanto, apesar de ser normal se sentir ansioso, existem alguns erros que candidatos cometem justamente por não conseguir controlar o nervosismo e que podem custar a tão sonhada aprovação. E para ajudar aqueles concurseiros que, conforme a data da prova se aproxima já começam a se desesperar, separamos uma lista com 5 erros que você não pode cometer!

Antes de chegar o dia da prova, não cometa o erro de não estudar com o Focus Concursos. Conheça nossas assinaturas! 

Erros para NÃO cometer no dia da prova:
 

1. Não se programar

Não são raros os casos em que concurseiros deixam de realizar a prova porque chegam atrasados. Imagine só: perder meses de estudos em virtude de um erro tão bobo, mas que pode ser catastrófico. Por este motivo é importante se programar, conhecer o local de prova com antecedência, calcular o tempo que levará no trajeto e, claro, lembrar que em dia de prova o trânsito pode estar lento, então saia de casa algumas horas antes, assim evitará imprevistos no caminho e chegará mais calmo no local da prova.

Como evitar: dormir cedo no dia anterior, chegue mais cedo no local da prova.

2. Ter uma alimentação inadequada

Na ânsia de realizar logo a prova, alguns concurseiros caem na armadilha de pular o café da manhã. Isto mesmo: eles vão fazer a prova com o estômago vazio, o que afetará o seu desempenho e produtividade. Por isso é muito importante ter cautela na alimentação, desde o dia anterior. Evitar alimentos gordurosos ou de difícil digestão é o melhor caminho para estar bem disposto na hora de fazer a prova. Não fique sem se alimentar também, pois isso pode te deixar fraco e até mais cansado no decorrer do exame.  

Como evitar: comer frutas, barras de cereal; dê preferência a alimentos leves.

3. Esquecer os documentos

Quando você está com pressa, já percebeu que sempre fica algo para trás? Porém, alguns itens são insubstituíveis e não podem ser esquecidos em hipótese alguma no dia da prova. São eles: os documentos pessoais, como Carteira de Identidade ou Carteira de Motorista, e o comprovante de inscrição. São itens indispensáveis e que, caso esquecidos, te impedem de realizar a prova e todo o seu estudo e preparo escorre pelo ralo. Você até pode pensar que isso nunca vai acontecer com você, mas a agitação no dia pode te atrapalhar e você esquecer de um detalhe tão importante como esse!

Como evitar: deixe tudo organizado na noite anterior e em local que você não esquecerá.

4. Ler as questões superficialmente

A desatenção, com certeza, é uma das piores inimigas dos concurseiros que, mesmo preparados para o certame, erram questões por falta de interpretação. Por isso, é importante ler adequadamente cada item. Veja o que o enunciado pede e certifique-se de que não é nenhum tipo de pegadinha. Em alguns casos é importante até mesmo reler a questão, isso porque a interpretação de texto é um dos elementos mais importantes para a realização da prova.

Como evitar: tenha atenção redobrada e releia as questões se necessário.

5. Negligenciar o tempo

Outro erro comum e que vai prejudicar o seu desempenho é negligenciar o tempo de duração na prova. O candidato vai resolvendo as questões sem se preocupar com relógio e, quando ele se dá conta, o horário de término já está próximo e ainda falta fazer a redação e passar as respostas para a folha de respostas oficial. Por este motivo é importante ter consciência e ritmo de leitura. Caso leve muito tempo para compreender uma questão, é mais prudente seguir para as próximas, do que levar muito tempo em uma única pergunta.

Como evitar: manter um ritmo bom de leitura e manter o olho no relógio oficial!

São pequenas mudanças de comportamento que podem ter um impacto gigantesco na sua produtividade e nos resultados da sua prova. Seguir essas dicas vai te ajudar no dia da sua prova, evitar ao máximo erros bobos aumenta as suas chances de um bom desempenho. Quer mais dicas como essa? Acompanhe as nossas redes sociais, compartilhamos conteúdos e dicas diariamente!

Matheus Vieira

Jornalista, graduado pela Univel Centro Universitário em 2016. Leitor e escritor assíduo, possui experiência com produção textual e marketing digital. 

Carregando...