Como fazer concursos públicos?

Passar em concurso público é o sonho e o objetivo de vida de muitas pessoas. Os concurseiros visam à aprovação e a nomeação em diferentes cargos, desde os técnicos aos analistas e mais específicos de cada formação. Para isso, há opções de carreiras administrativas, tributárias, policiais, no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), dentre outras.

No entanto, ter bons resultados nas provas e conseguir o seu lugar não é tarefa fácil e requer muito estudo, dedicação e foco. Afinal, são milhares de candidatos disputando a mesma vaga. Assim surge a grande dúvida: "como fazer concursos públicos?" Para ajudar na sua caminhada, desenvolvemos este guia com tudo o que precisa saber para se preparar e ir bem na sua prova!

Defina o seu objetivo

A primeira orientação sobre como fazer concurso público e conseguir estudar de maneira eficiente é definir o seu foco e objetivo. É muito comum, principalmente entre os concurseiros de primeira viagem, que os estudantes atirem para todos os lados. Com isso, acabam não tendo um direcionamento específico para cada tipo de prova e concurso, prejudicando, assim, a sua preparação.

Portanto, antes de tudo, tenha a resposta para a seguinte pergunta: para qual concurso você quer estudar e passar? Identifica-se melhor com as carreiras bancárias? Então está visando o Banco do Brasil ou o BNDES? Ou então, prefere seguir a área policial?

Conheça os nossos cursos de carreiras e faça sua escolha!

Não ter um objetivo definido e foco naquilo que deseja é um dos principais e mais comuns dos erros que prejudicam a sua aprovação. Essa definição também é importante para que possa observar se você se identifica com as matérias do edital.

Para lhe ajudar na sua escolha, preparamos algumas dicas que sirvam de orientação para que possa definir o seu foco e ponto de partida. Veja quais são:

Descubra as suas afinidades

Para começar, o indicado é que você comece analisando as suas opções levando em consideração os cargos e o seu perfil. Assim, poderá eliminar algum concurso que não tenha completamente nada a ver com a sua formação ou expectativa de carreira.

Depois, faça uma boa, longa e completa pesquisa sobre as funções de cada cargo, requisitos, benefícios e desvantagens, pensando sempre se gostaria de exercer essas atribuições.

Avalie além da remuneração

Sem sombra de dúvidas, as remunerações, os benefícios e a estabilidade financeira são os principais atrativos pelos quais as pessoas querem fazer concursos. Contudo, os cargos apresentam algumas particularidades importantes que devem ser avaliadas, pois estar desempenhando tarefas que não têm nada a ver com você nem mesmo o dinheiro pagará a sua satisfação e realização profissional.

Por exemplo, o local de trabalho, a rotina, as horas de trabalho e as atividades que precisará desempenhar todos os dias são detalhes importantes para que possa fazer uma escolha consciente e aumentar as suas chances de se dar bem na carreira, crescendo profissionalmente. Ah, e falando em crescimento, não deixe de analisar se o concurso e o cargo que está prestando oferecem oportunidades de ascensão!

Desconstrua o seu futuro

Por fim, antes de começar a estudar e a pensar sobre passar em concurso público, desmembre o seu futuro. Mas o que isso quer dizer? Muitas vezes, traçamos os nossos objetivos relacionados ao desejo dos pais ou familiares. Nas reuniões de família eles já imaginam você trabalhando como analista do INSS, por exemplo.

No entanto, é preciso que você pare e pense o que você realmente deseja. Considere outras opções de carreiras, como as tributárias, pense em cada detalhe que foi planejado para o seu futuro e veja se ele tem mesmo a ver com as suas preferências e escolhas. Pois, a partir disso, poderá começar o seu planejamento de estudos de modo que se sinta realizado profissionalmente.

Planeje-se adequadamente

O próximo passo para a sua preparação é planejar minuciosamente e corretamente a sua rotina de estudos. Essa organização é fundamental para que consiga estudar todo o conteúdo programático da prova e planeje as suas atividades diárias, de modo que as relacione com a sua disponibilidade.

Monte a sua rotina

Você trabalha ou está se dedicando somente ao concurso? Esse é o primeiro fator que deve ser considerado no seu planejamento, pois ele que determinará quanto tempo tem disponível para os estudos.

Se não está trabalhando no momento, o indicado é que a sua preparação para o concurso siga a carga horária de uma atividade laborativa, ou seja, entre seis e oito horas diárias. Entretanto, se esse não é o seu caso, é preciso que adapte a rotina de estudo ao seu horário de trabalho, podendo ser quando chegar em casa e aos finais de semana.

Desenvolva a sua planilha

Os quadros de horários e planilhas que organizem a sua rotina serão os seus melhores amigos e aliados durante a sua preparação para concurso público. Neles, você distribuirá todas as suas atividades diárias, desde a hora que acorda até o momento de dormir.

A sua planilha ou quadro de estudos deverá contemplar todas as matérias de conteúdo programático que estão listadas no edital. Sendo que, aquelas que são maiores ou que você tem mais dificuldades devem ser repassadas inúmeras vezes e ter um tempo mais longo de estudo.

Outro ponto importante a ser comentado é que essa organização não deve ter somente os seus horários de estudo, mas também pausas para descanso, hora que costuma almoçar e os momentos de lazer, que são fundamentais para descansar a sua mente e relaxar o seu corpo.

Separe um dia para descanso e lazer

Se dedicar para passar em concurso público é uma verdadeira profissão e meta de vida. Portanto, é preciso abrir mão de algumas coisas, como as saídas com os amigos na noite todo final de semana. É necessário focar nos seus objetivos, sentar na cadeira e estudar, sabendo que terá que lidar com distrações e ver os seus amigos se divertindo.

No entanto, também é fundamental para a sua mente e corpo ter um dia de descanso e lazer. Um dia em que não fará nada relacionado aos estudos, mas sim algo que goste para lhe distrair e descansar.

Esses momentos são preciosos para que possa renovar as suas energias e forças para alcançar as suas metas, evitando o estresse e a ansiedade. Para isso, geralmente esse dia é sempre no domingo. Então, não deixe de considerá-lo no seu cronograma.

Revisão

A revisão é um dos métodos mais conhecidos para se estudar, seja qual for o conteúdo ou tipo de prova. A ausência dessa técnica poderá deixar você para trás, pois é por meio dela que fará um apanhado geral dos pontos mais importantes de cada matéria.

Resumos

Os resumos são técnicas utilizadas para turbinar a memorização, já que focam nos pontos mais relevantes de cada conteúdo, facilitando assim o seu aprendizado e consequentemente ajudando você a passar em concurso público.

As principais vantagens desse método são a simplicidade, a praticidade e a possibilidade de estudar grandes conteúdos em menos tempo. Além de que, em algum momento poderá estar cansado demais para aprender ou começar uma matéria nova, mas rever um resumo será menos cansativo. Ou seja, os resumos otimizam a sua aprendizagem.

Invista em um bom curso preparatório

Os cursos preparatórios são um verdadeiro diferencial que podem lhe deixar na frente de outros candidatos. Apostar em cursos e empresas especializadas em concursos públicos permite que você estude e conheça matérias desconhecidas ou que não você não tem nenhum tipo de domínio.

Sem contar que toda a preparação será focada na prova e na aprovação, trabalhando a sua autoconfiança, diminuição da ansiedade e direcionando os estudos para aulas e conteúdos específicos do concurso que deseja.

O Focus Concursos atua efetivamente nesse quesito, proporcionando cursos completos e 100% atualizados conforme o edital em vigência. Professores e um verdadeiro time especializado em aprovações! 

Entenda melhor os benefícios de investir nos cursos preparatórios do Focus Concursos:

  • aprende novos conteúdos: muito do que cai na prova não aprendemos na escola e nem mesmo na faculdade, portanto, são conteúdos completamente desconhecidos;
  • o único objetivo é a aprovação: nossos cursos são focados na sua aprovação no concurso público;
  • elevação da autoconfiança: quando você se prepara com profissionais capacitados, consequentemente se sentirá amparado e, com isso, terá mais autoconfiança, menos ansiedade e estresse, que são sentimentos altamente prejudiciais para a sua aprovação.

Mantenha a disciplina para passar no concurso

É preciso focar na sua meta e principal objetivo, que é passar em concurso público. Com isso, uma palavra deverá lhe guiar daqui pra frente: disciplina. Isso pode ser muito fácil para alguns concurseiros, já para outros é um verdadeiro desafio.

Será necessário lidar com a procrastinação e até mesmo com o desânimo que insistirá em aparecer em alguns momentos. No entanto, se manter focado e saber lidar com pensamentos e sensações negativas são o que diferencia um candidatado psicologicamente preparado de outro que não tem condições mentais para realizar a prova.

Passar em concurso público é uma verdadeira meta de vida. Ser aprovado e nomeado em um cargo público, seja ele qual for, é o sonho de muitos concurseiros. No entanto, é preciso ter em mente que a concorrência é muito alta e que nem sempre o bom resultado virá na sua primeira tentativa.

Porém, isso não deve ser um fator que o desanimará, mas sim que o está deixando mais próximo do seu objetivo. Ah, e não se esqueça de dormir bem, pois o sono é fundamental para que o cérebro absorva o que aprendeu durante o dia.

Então, se prepare adequadamente, evite distrações, foque em bons materiais e sempre conte com a ajuda de professores e mentores qualificados, pois esse será um diferencial para que o seu sonho de passar em concurso público seja alcançado.

Que tal uma mãozinha profissional para lhe deixar mais próximo da aprovação? Clique aqui e conheça a assinatura do Focus Concursos perfeita para você!

Matheus Vieira

Jornalista, graduado pela Univel Centro Universitário em 2016. Leitor e escritor assíduo, possui experiência com produção textual e marketing digital. 

Carregando...