Como o pensamento positivo pode ajudar o concurseiro?

Muita gente fala que é importante ter pensamento positivo, especialmente os professores e coaches. Porém, muitos acham que isso é apenas uma frase de efeito e que é dita apenas da boca para fora. E se você soubesse que a ciência já comprovou que ter pensamento positivo pode ajudar a melhorar o seu desempenho não só nos estudos, mas também a ter uma saúde melhor?

Sim, o poder do pensamento positivo pode ajudá-lo e muito nessa caminhada dos concursos públicos que, muitas vezes, é tão difícil e pode ser um peso emocional. Pensar positivo ajuda e muito e agora vamos explicar o porquê.

Mas antes, o que é ter um pensamento positivo?

Você, provavelmente, já sabe o que significa ter um pensamento positivo. É aquele tipo de pessoa que estuda para um concurso pensando: vou passar, a vaga já é minha. Ou então que tem a certeza que, por mais que o concurso tenha apenas uma vaga, ele não precisa de nenhuma outra, aquela já é a sua. E o pensamento positivo não se faz sozinho.

Não adianta pensar positivo e não fazer nada para que as coisas aconteçam de fato. Por exemplo, adianta pensar como um vencedor e de que a vaga já é sua se você não se dedica aos estudos? É claro que não. Apenas pensar de forma positiva não ajuda a alcançar os objetivos, é preciso também ter atitudes positivas.

E o que a ciência diz sobre isso?

De acordo com o professor de psiquiatria e psicologia da Universidade de Wisconsin, o nosso “estilo emocional” afeta significativamente todos os nossos sistemas. Cardíaco, gástrico, endócrino, imune, respiratório, todos eles são afetados negativamente. Os pensamentos negativos liberam uma boa dose de cortisol, o hormônio do estresse e assim, tudo acaba saindo do controle. Afinal de contas, quem consegue estudar estressado?

Além de ajudar nos estudos, o pensamento positivo aumenta a expectativa de vida. Um estudo realizado pela Universidade de Kentucky fez um comparativo entre freiras de 18 a 32 e, 60 anos depois, revisitou as freiras que ainda estavam vivas. As mais velhas tinham sido colocadas no mais alto patamar da escala de pensamento positivo 60 anos antes. Isso quer dizer que quanto mais forte for o seu pensamento positivo, mais tempo terá de vida. Sendo ainda mais específicos, de acordo com outra pesquisa, os otimistas têm 55% menos chances de ter problemas cardíacos.

Outro estudo mostrou que o pensamento positivo leva ao sucesso e não o contrário. Isso quer dizer que o seu pensamento positivo é o que levará você a passar no concurso e não o oposto. Uma revisão bibliográfica, que consta mais de 275 mil pessoas, revelou que pessoas mais felizes (pensamento positivo) tiveram maior sucesso na vida.

Como ter pensamentos positivos?

Os pensamentos positivos não vão surgir do nada, especialmente se você acredita que é um pessimista. Portanto, existem algumas formas de “exercitar” esse tipo de pensamento.

Por exemplo, todos os dias, antes de começar a estudar, que tal listar 3 coisas importantes que permitem a você estudar para concurso. Pode ser o apoio da família, vida financeira boa o suficiente para arcar com os custos, ter um local tranquilo para estudar. Esses são apenas alguns exemplos e se você fizer isso todos os dias, vai perceber que, cada vez mais, encontrará pontos positivos que te motivem a continuar.

Praticar atividades físicas, meditar, ter metas ambiciosas e aproveitar os momentos bons da vida também são algumas coisas que devem ser feitas para desenvolver, ao máximo, o pensamento positivo no seu dia a dia.

Compartilhe este post nas suas redes sociais e mostre a outras pessoas como ter pensamento positivo pode mudar vidas!

 

Calila Galvão

Calila Galvão, redatora freelancer e graduada em fisioterapia. Concurseira desde 2013 e aprovada no concurso de Bombeiro Militar da Bahia.

Carregando...