Como ser aprovado em concursos públicos?

Uma carreira no funcionalismo público é resultado de muito estudo, preparação e dedicação. Isso você já sabe. Mas dentre os métodos de estudo para concurso público, qual é o mais adequado para você? Ou quais? Pode parecer um detalhe, mas a forma como você organiza a sua rotina de preparação tem muito a ver com os resultados. Afinal, você precisa encontrar o melhor jeito de estudar. É sobre isso que falaremos aqui.

A repetição de uma rotina leva à otimização dos resultados, pois você já está confortável naquela situação, já naturalizou as práticas e, assim, absorverá melhor os conteúdos. E o resultado, você já sabe: o seu nome no alto da lista e a aprovação conquistada! 

Conquiste sua aprovação com o Focus Concursos! 

1. Resolver muitos exercícios

Aprender a teoria é fundamental. Mas você só conseguirá dominá-la completamente se exercitar o que absorveu. E a melhor forma de fazer isso? Resolvendo exercícios.

O concurseiro precisa contar com o apoio de muitos exercícios, de todas as disciplinas que caem na prova, para poder exercitar seus conhecimentos. Vale desde provas anteriores do mesmo concurso à questões de matérias em comum. Perguntas próprias de treino, elaboradas por professores especialistas, também são grandes aliadas nessa hora.

Você sabia que o Focus Concursos possui um banco com mais de 500 mil questões das mais variadas bancas como CESPE, FCC, FGV, VUNESP, IBFC, entre outras. Saiba mais! 

É importante tornar a resolução de exercícios uma rotina. Sim, não adianta nada deixar tudo para resolver de uma vez só, na reta final dos estudos. Esquematizar um calendário, por exemplo, é muito mais produtivo do que esperar para ver todo o conteúdo e só daí resolver as questões.

2. Priorizar o que estudar

Mas em que ordem você deve estudar? Vale a pena esgotar uma matéria antes de ir para a próxima? Bem, a dica aqui é priorizar matérias e organizar seu calendário de estudos com base nisso. E qual matéria deve ser priorizada?

A dica em geral é estudar primeiro aquilo que você tem dificuldade. Os assuntos que considera mais complicados, que requerem mais atenção, devem passar na frente. Você estará mais disposto, atento aos detalhes e, assim, aproveitará melhor as horas de estudo.

Isso não significa que as matérias com as quais você têm mais facilidade e familiaridade devem ser negligenciadas. Muito pelo contrário! A zona de conforto é perigosa, e você pode acabar deixando pouco tempo ou tendo pouca disposição para estudar o que também é importante, na ilusão de facilidade.

Além disso é importante saber o que NÃO estudar. E nessa tarefa o Focus Concursos é o seu maior aliado, pois toda a grade de conteúdos aplicados em nossos cursos são planejados para otimizar seus estudos, evitando gastar tempo com matérias que não vão cair na sua prova!

Já conhece o Método Focus de Aprovação? Assinante Focus Concursos tem acesso a um verdadeiro manual para estudar e se preparar para concursos públicos, garantindo assim mais chances de aprovação! Faça já sua assinatura! 

Dica importante: no seu calendário diário de estudos, que tal começar a estudar pelas matérias mais difíceis e colocar as mais fáceis no final? Assim você distribui igualmente os conteúdos, por dia, e vai conciliando assim a sua rotina de estudos.

3. Ter um calendário de estudos

E já que falamos nele, hora de aprofundar na importância de um aliado fundamental para a sua rotina de estudos: o calendário de matérias. Ele deve ser seguido a risca, pois qualquer dia desperdiçado é sinônimo de menos matéria repassada e problemas para resolver as questões no dia da prova.

Como fazer o seu calendário? Em primeiro lugar, você deve saber quantas horas têm disponíveis para os estudos. Anote-as em um papel.

Depois, liste todas as disciplinas que você precisa estudar para o seu concurso. Então, distribua-as nas horas determinadas de estudo. Lembre aqui o que falamos antes: dedique as primeiras horas para as disciplinas em que tem maior dificuldade. Mas não deixe nada de fora.

No seu calendário, você pode dedicar dois dias seguidos a uma matéria, se achar necessário. O importante é garantir que você terá tempo suficiente para as leituras, pesquisas em caso de dúvidas e solução de exercícios.

E não custa lembrar: esse calendário deve ser seguido à risca, de preferência no mesmo local, com silêncio e calma para poder aproveitar o máximo a sua preparação. De nada adianta ter o calendário e não segui-lo, não é? Então, mãos à obra.

4. Fazer resumo e revisar

Nos minutos finais dedicados a cada matéria, experimente o seguinte: anotar, em um resumo, tudo aquilo que você aprendeu. Com o máximo de detalhes possível, é claro, mas de forma concisa. Guarde esse resumo sempre com você.

Para quê? Para revisá-lo periodicamente, e até nas vésperas da prova. O ato de escrever o que aprendeu ajuda a fixar os conteúdos. E o ato de reler, tempos depois, reforça ainda mais o aprendizado.

5. Grifar o texto

Por fim, uma dica simples: grife as partes mais importantes dos textos de apoio. Tudo aquilo que chamar sua atenção, que parecer decisivo, fundamental para compreensão, deve ser grifado com canetas coloridas.

Por quê? Porque o seu cérebro fixará essas partes, pelo ato de grifar em si, e por todas as vezes em que, ao reler, você se deparar com aquelas palavras. Então, identifique aquilo que for fundamental e grife!

Você sabia que além das videoaulas o Focus Concursos possui material de apoio em PDF? Você pode fazer o download e imprimir para otimizar os estudos, isso vai facilitar sua rotina de preparação!

Além de todos esses métodos, sabe o que também faz muita diferença em uma boa preparação para concursos? Um bom curso preparatório. Contar com uma equipe de professores experientes em concursos e material didático, ampliam muito a sua vantagem na preparação.

Conheça os nossos planos de assinatura e comece hoje mesmo a se preparar para o concurso dos seus sonhos. A aprovação depende de você e da sua dedicação! Não deixe para amanhã!

Matheus Vieira

Jornalista, graduado pela Univel Centro Universitário em 2016. Leitor e escritor assíduo, possui experiência com produção textual e marketing digital. 

Carregando...