Passo a passo para acelerar sua aprovação!

Uma pergunta muito frequente no mundo dos concursos públicos é: "quanto tempo leva para ser aprovado?". Quase todo concurseiro já se questionou sobre isso e a resposta para essa pergunta é: vai depender de você! É um erro gravíssimo afirmar que em 1 ano você será aprovado, por que as chances de ser reprovado, se frustrar e começar a procurar culpados são muito altas. Você pode, sim, ser aprovado em 1 ano, isso só depende de você, do seu foco e dedicação nos estudos.

O tempo para ser aprovado varia muito de acordo com o seu preparo, qualificação, tipo de concurso que escolheu, concorrência, e até mesmo do seu humor no dia da prova. São muitos os fatores que interferem diretamente no tempo que você vai demorar para ser aprovado, muito embora existam diversas técnicas que podem acelerar o seu processo de aprendizagem e, consequentemente, a sua aprovação.

Pensando nisso, separamos 7 dicas para acelerar a sua aprovação. São técnicas, algumas bastante óbvias, mas que a maioria dos concurseiros não dão a devida importância, o que pode causar frustração nos estudos e até mesmo reprovação.

7 passos para acelerar sua aprovação


1 Conheça bem o edital

Em 2020 e ainda é preciso bater na tecla edital? Por incrível que pareça, sim! O edital é uma parte primordial para qualquer concurseiro que realmente quer ser aprovado. No entanto, nem todos os candidatos prestam atenção nas informações que constam no documento. A maioria se preocupa apenas em saber a data da prova e a remuneração, deixando assim de lado muitas informações importantes.

O edital geralmente assusta por ser um documento longo, com muitas informações e detalhes. E mesmo contendo todas as informações necessárias para a sua aprovação, ainda assim muitos candidatos sequer leem, quanto mais interpretam o edital. Algumas informações são extremamente importantes e você precisa dar uma atenção redobrada nesses tópicos:

  • Data de inscrição;

  • Quantidade de vagas;

  • Cargos ofertados;

  • Remuneração oferecida;

  • Requisitos dos cargos;

  • Etapas do concurso;

  • Data de prova.

Essas são apenas algumas das principais informações que devem ser analisadas, além claro, da banca organizadora que interfere muito na forma como você deve se preparar e no estilo de prova que vai encontrar no dia do concurso. É necessário compreender o que o edital propõe para você não ter surpresas no processo do concurso! Uma dica importante para compreender o edital é ir anotando por tópicos as informações mais importantes e reler os pontos sempre que tiver alguma dúvida.

Ah, e fique ligado em possíveis retificações e mudanças que a banca possa fazer no processo do certame!

2 Tenha um plano de estudos de acordo com sua realidade

O fato é que sem um bom plano de estudos você dificilmente vai chegar em algum lugar. A organização é o primeiro passo para conseguir direcionar efetivamente os seus estudos. Quem não sabe o caminho por onde seguir, não chega ou demora mais tempo pra chegar até o objetivo.

O plano de estudos vai servir como base para o seu preparo, separando as disciplinas exigidas em edital em um calendário diário em que você precisa distribuir seus compromissos, intercalando com os horários de estudos. É importante saber quais disciplinas tem maior peso na prova, quais tem mais dificuldade de aprendizado, para elencar as prioridades do seu plano de estudo.

É nesse momento que você vai criar um verdadeiro plano de ataque ao conteúdo programado no edital, definindo também os métodos que vai usar nesse processo. Videoaulas, PDFs, simulados e exercícios, são algumas das possibilidades e você precisa estar aberto para experimentar todos os métodos até compreender o que funciona melhor para o seu perfil de concurseiro.

3 Videoaulas e Resumos

Um ponto muito importante a ser considerado durante a sua preparação é o estímulo à memória. Muitos concurseiros apenas assistem as videoaulas, e mesmo que prestem atenção na aula, a retenção de conteúdo é baixa. Uma técnica eficaz para melhorar o armazenamento de conteúdo e não dar "branco" na hora da prova é fazer resumos durante as aulas. Além de estimular a compreensão do conteúdo, anotando com as suas palavras o que entendeu da aula, você ainda garante um material para consulta e revisões.

Quando for produzir o seu resumo, lembre-se de utilizar alguns macetes que vão te ajudar na hora de revisitar esse material e conseguir vincular com a memória da videoaula assistida. Em seu resumo, priorize:

  • Anotações: pontos importantes do conteúdo, escritos com suas próprias palavras;

  • Questionamentos: faça perguntas sobre o conteúdo e anote as respostas também, para estimular a compreensão;

  • Texto: transcreva falas importantes do professor, como conceitos, regras e leis, para facilitar a memorização dos tópicos mais relevantes da matéria.

Outra dica é usar cores de canetas diferentes para métodos diferentes no resumo, por exemplo: vermelho para anotações, azul para questionamentos e preto para textos. Essa é outra técnica de ativação da memória, para te auxiliar a relembrar o conteúdo quando necessário.

4 Exercícios no modelo Treino Aberto

Após assistir as videoaulas e resumir o conteúdo, é importante fazer uma revisão do conteúdo. E uma técnica pouco conhecida, mas que os alunos Focus já sabem que funciona é responder exercícios em Treino Aberto.

No momento da prova o que você precisa é saber as respostas, certo? Por esse motivo, o Treino Aberto consiste em analisar questões relacionadas ao conteúdo estudado e já ver a resposta. Sabendo o gabarito, sua missão é compreender porque a resposta é aquela. Você pode pesquisar na internet para mais detalhes, ou rever seu resumo para compreender melhor a questão. Assim a probabilidade de você lembrar da resposta caso caia no seu concurso é maior.

Outro fator que evidencia a eficácia do Treino Aberto é que o concurseiro não fica frustrado por não conseguir responder uma questão logo após ter assistido as videoaulas, dessa forma não há uma conexão negativa com aquele conteúdo, diminuindo as chances de esquecimento, afinal temo a tendência de tentar esquecer tudo que é negativo e frustrante.

5 Revisão Semanal aos Sábados

Não existe outra forma! Revisões são extremamente importantes para acelerar a sua aprovação, isso porque sem revisões é bem provável que você não lembre o conteúdo estudado no dia da prova. Além do mais, quanto mais contato com determinado conteúdo você tiver, mais retenção de informações você terá.

A revisão semanal é bem simples: você vai aproveitar o sábado para visitar todos os resumos e anotações que fez durante a semana. Em alguns casos específicos é necessário até mesmo rever a videoaula para compreender de fato o conteúdo estudado.

Em seguida é hora de responder as mesmas questões que fez durante a semana, mas agora sem o gabarito (Treino Fechado) para você ter uma noção de quantas perguntas você consegue acertar e lembrar a resposta. Assim você terá um termômetro de como anda os seus estudos e quais conteúdos precisa dar uma intensificada.

Separe também um momento no sábado para treinar a redação. Lembra de todos os resumos das aulas que fez durante a semana? Eles também são treinos para a redação e você vai perceber maior facilidade na hora de dissertar sobre algum assunto, quando praticou a escrita inconscientemente fazendo resumos.

6 Revisão Geral aos Domingos

Domingo é dia de estudar? Se você quer realmente acelerar sua aprovação, então a resposta é sim! E no domingo é hora de fazer outro tipo de revisão. No sábado você fez uma revisão dos conteúdos da semana, agora no domingo você fará uma revisão geral de todo o conteúdo desde o início desse ciclo de estudos. Percebe como é mais fácil revisar todo o conteúdo usando os seus resumos, do que rever as videoaulas?

Durante a revisão, não exite em rever aulas que sentir mais dificuldade ou até mesmo de refazer resumos que ficaram fracos ou com poucas informações para ter o melhor material de revisão possível. Se você é um aluno Focus, você pode aproveitar os materiais em PDF para os resumos: imprima os PDFs e rabisque as páginas, marque trechos importantes com marca texto, faça anotações e complemente o material com as suas considerações para facilitar na hora da revisão.

7 Resolver Simulados

No domingo também é o momento de resolver simulados, para ter um diagnóstico de como estão os seus estudos e se o seu preparo está realmente avançando. Podemos concordar que é melhor identificar pontos a serem melhorados ainda durante o preparo do que na hora da prova, não é mesmo? Com esse diagnóstico você poderá identificar se o problema é:

  • Falta de atenção: quando perceber que poderia ter prestado mais atenção em determinada matéria;

  • Esquecimento: quando não produzir resumos eficientes para ativar a sua memória;

  • Conteúdo: quando a dificuldade está realmente em compreender a matéria.

Os simulados também te preparam para entender que tipo de prova vai ver no dia do concurso, por esse motivo, dê preferência para simulados com questões da banca organizadora do seu certame, para se familiarizar com o tipo de questões, com o estilo dos enunciados, assim você identifica o estilo da banca e consegue se preparar melhor

Método Focus de Aprovação


Além dessas, existem outras técnicas que o Focus Concursos desenvolveu ao longo de 9 anos no mundo dos concursos, desenvolvendo o Método Focus, um verdadeiro Acelerador de Aprovações, que já ajudou mais de 50 mil concurseiros a serem aprovados em concursos públicos! Conheça mais dessa ferramenta exclusiva, inclusa em nossos planos de assinatura:

✅ Acesso a Todos os Cursos (+ de 1.200 cursos completos)
✅ Mais de 600 mil questões gabaritadas;
✅ Atualização CONSTANTE de todos os cursos;
✅ Novos cursos toda Semana GRÁTIS;
✅ Plataforma completa de Simulados, exercícios, aulas teóricas, materiais em PDF e muito mais...

Acelere a sua aprovação com o Focus Concursos! Conheça nossos planos de assinatura e garanta o seu Método Focus de Aprovação agora mesmo!

Matheus Vieira

Jornalista, graduado pela Univel Centro Universitário em 2016. Leitor e escritor assíduo, possui experiência com produção textual e marketing digital. 

Carregando...