Qualidade nos estudos ou quantidade: o que vale mais? 

Você já deve ter visto nos perfis da vida do Instagram alguns concurseiros que dizem “estudo 10 horas por dia”, “estudo 12 horas por dia”. Parece uma guerra para ver quem estuda mais. Mas o que realmente precisa ser analisado é o quanto desse tempo é realmente útil e traz bons resultados. O que é mais importante: qualidade nos estudos ou quantidade?

Essa pergunta é bastante comum no mundo dos concursos e quem trabalha e não tem tanto tempo disponível para estudar pode até se sentir culpado por não conseguir estudar tanto assim.

Bom, vamos desmitificar alguns pontos sobre o assunto e falar sobre como a quantidade e a qualidade pode afetar os seus resultados. Confira!

Qualidade ou quantidade?

Quando o assunto é estudo, a qualidade é o mais importante. Você pode estudar apenas 1 hora por dia desde que aquele tempo seja realmente voltado para o seu estudo, sem distrações. Manter o foco e realmente entender e compreender o assunto é o mais importante. 

Quem estuda muitas horas por dia já deve ter ouvido a infeliz frase “por que você estuda tanto e não passa?”. Normalmente, são frases de pessoas que estão de fora, que não fazem ideia sobre como funciona o mundo dos concursos. Mas ao invés de tomar isso como uma crítica, que tal tomar como um feedback positivo.

Pare para refletir sobre isso. “Realmente estudo muito tempo e não ando me dando bem nas provas, o que está acontecendo?”. Percebe que estudar muito e não passar não é algo lógico? Então, provavelmente, algo no seu estudo está errado.

Pense se está realmente tendo qualidade no estudo. Você pode até estudar 8 horas por dia, mas quais dessas horas realmente são produtivas? Você realmente consegue aprender a quantidade de conteúdo proporcional ao seu tempo de estudo?

Como agregar mais qualidade nos estudos?

Bom, se você já identificou que há algo de errado, então é preciso mudar. Afinal de contas, se você quer resultados diferentes precisa fazer algo diferente. Vejamos abaixo algumas dicas para aumentar a qualidade nos estudos.

Durma mais

Você não precisa sacrificar as suas horas de descanso para estudar. Aliás, isso só atrapalha o seu aprendizado visto que é durante o sono que as informações estudadas durante o dia são arquivadas. Por isso, reduzir esse tempo só traz consequências negativas para o seu desempenho.

Tenha organização

Saber organizar bem o tempo e fazer a gestão dele é fundamental. Liste todas as disciplinas que precisa estudar e comece a dividi-las pelas horas que têm disponível para os estudos. Estude de forma proporcional à sua dificuldade. Por exemplo, tem mais dificuldade em português, então deixe mais horas de estudos para essa matéria.

Não deixe o lazer de lado

O lazer faz parte também do aprendizado. A nossa mente não é uma máquina. Ela precisa de descanso, aliás, esse descanso também ajuda no aprendizado e também a guardar as informações na memória. 

Você não precisa fazer do concurso a sua única missão na vida. O estudo para concurso precisa se encaixar na sua rotina e não o contrário. Portanto, tenha paciência, estudar mais não fará você passar, mas sim, maior qualidade nos estudos. Essa é a resposta.

E você, também concorda? Acha que qualidade é mais importante que quantidade? Deixe sua opinião!

Faça parte do nosso canal VIP no Telegram: http://bit.ly/canalvipconcursos
Inscreva-se no nosso canal no Youtube: http://bit.ly/Youtube-Focus
Ouça nossos Podcasts no Spotify: http://bit.ly/Podcast-Focus

Calila Galvão

Calila Galvão, redatora freelancer e graduada em fisioterapia. Concurseira desde 2013 e aprovada no concurso de Bombeiro Militar da Bahia.

Carregando...