8 dicas para cumprir as suas metas diárias de estudo

O sucesso em um concurso público depende do empenho do candidato. São exaustivas horas de leitura, pesquisa e exercícios, que podem levar meses até a tão sonhada aprovação. Se você optou por estudar para concursos, sabe que é assim. Um dos segredos da preparação para concursos é estipular e cumprir metas de estudo.

É fácil se perder na rotina atribulada. Então, organizar, priorizar e principalmente cumprir com seu planejamento deve ser uma prática constante. A recompensa virá logo adiante: uma carreira promissora e segura em um órgão relevante. 

No post de hoje, preparamos 8 dicas para ajudar você nessa missão. Quer saber mais? Então continue lendo!

1. Estimule a sua mente

Força no pensamento! A rotina de estudos para concursos é muito intensa e estafante. Quando você estiver muito cansado ou quando as distrações aparecerem, encontre força de vontade para continuar. E é nessa hora que a sua motivação entra em cena.

Por isso, tenha seus objetivos muito claros. Estude com afinco e persistência para aqueles concursos nos quais você realmente quer passar. E afaste qualquer pensamento pessimista.

Manter a ideia firme e clara em sua cabeça ajuda muito a cumprir todos os seus compromissos de estudo. Afinal, dessa forma você se manterá sempre motivado a não “pular” nenhuma tarefa.

2. Explique aos seus amigos e família a importância da sua dedicação

Tão importante quanto estimular a sua mente é esclarecer àqueles que convivem com você sua rotina de estudos. Converse com eles e explique os seus objetivos, porque a aprovação é importante e como você vai conquistá-la.

O concurseiro é diariamente tentado a sair da rotina por convites e outras distrações. Você não precisa abandonar todas as atividades de lazer, mas deverá dar prioridade à sua preparação. Então, avise todos que, por alguns meses, você estará mais focado nos estudos do que nos compromissos sociais. 

A boa notícia é que, depois de aprovado, você terá mais tranquilidade para aproveitar a vida junto aos seus amigos e familiares!

3. Organize sua rotina de estudos em um kanban

Você conhece o kanban? Essa técnica de organização de fluxo foi criada por industriários japoneses e é empregada na rotina de fábricas ao redor do mundo. E pode ser muito útil para você também!

Trata-se de cartões que listam suas atividades entre “Para fazer”, “Fazendo” e “Feito”. Você coloca cada uma de suas tarefas nas colunas correspondentes e, na medida em que for completando, muda para a próxima.

Dessa forma, você visualiza tudo o que precisa fazer e marca o progresso de suas tarefas. Faça um kanban para atividades (exercícios e simulados) e outro para matérias. Assim sua rotina ainda mais organizada.

4. Registre sua programação detalhadamente

Na hora de botar seus compromissos no papel (seja em um kanban ou em outro método), adote a seguinte prática: ao invés de escrever “estudar matemática” ou “estudar legislação”, registre o conteúdo específico a ser visto, por exemplo, “estudar geometria” ou “estudar o Código Civil”.

Parece um detalhe irrelevante, porém não é. Ter as tarefas esmiuçadas ajuda que você não “passe batido” por algum ponto importante. E também melhora o seu foco.

5. Coordene os seus estudos com o curso

Fazer um curso preparatório é altamente recomendado para concurseiros que querem ter seu nome no topo da lista de aprovados. Sendo assim, aproveite o cronograma de aulas para orientar os seus estudos autônomos.

Ou seja, a aula do dia foi sobre leis, quando chegar a hora marcada de estudar sozinho, dê sequência a essa matéria. Você vai aprofundar os seus conhecimentos, fixar aqueles que o professor passou e otimizar a sua agenda de conteúdos.

6. Escolha um local e um horário irrevogáveis

O seu horário de estudar deve ser sagrado. Independentemente do que acontecer, você deve obedecer a sua agenda. E isso só funciona se você tem um local específico, de preferência exclusivo, para essa tarefa. A ideia de “estudo em qualquer cantinho” não é positiva para a sua rotina, porque ela é instável.

Seja o seu quarto, a sala de casa ou a biblioteca, esse local deve ser sinônimo de aprendizado para você, acessível na hora que você sentar com os livros. Portanto, preste atenção no local e no horário!

7. Fuja das tentações da internet

A internet é sua ferramenta de estudos. Seja para aqueles que fazem um curso preparatório online, seja para aqueles que tiram dúvidas na internet, não tem como fugir da web. E isso significa uma tentação constante de dar uma olhadinha no que está acontecendo online.

Redes sociais, sites de notícia, vídeos e outros conteúdos são muito sedutores, mas roubam um tempo precioso de sua preparação. Por isso, resista à tentação da internet.

O que não significa que você deve se ausentar de todas as redes que frequenta. Uma boa dica é utilizar o método pomodoro, em você se dedica por um período determinado sem interrupções, e quando finalizar, tem alguns minutos de “folga”. Assim, você alivia a vontade de navegar, mas sem prejudicar o seu fluxo de estudos.

O mesmo vale para o seu celular: na hora de se preparar, o lugar dele é bem distante de você. Programe uma mensagem dizendo que você retornará a ligação assim que possível. Evite a tentação de se distrair com a internet deixando o celular guardado.

8. Não se esqueça de que você também precisa descansar

O ritmo é intenso e você vai se cansar. Portanto, nada de pular o descanso achando que vai conseguir aprender mais. Não é assim que funciona. Na medida em que você esgotar suas forças, o cérebro vai diminuir a sua capacidade de assimilar conteúdos.

Você deve insistir quando estiver começando a se cansar, sim. Mas depois de certo tempo, parar é a melhor escolha. Respeite o seu horário de repouso e quando ele chegar, esqueça totalmente sobre concursos e estudos. Tire um tempo para você, faça o que gosta e aproveite sem culpa. Quando retornar, você estará renovado e pronto para dar prosseguimento à sua rotina!

Viu só como cumprir metas não é nenhum “bicho de sete cabeças”? Basta focar e se esforçar, respeitando os seus limites, e a aprovação estará ao seu alcance! Gostou do post? Que tal compartilhar nas suas redes sociais para que os seus colegas concurseiros também aproveitem essas dicas?

Carregando...