Comunicado Urgente: Prova de concurso do MAPA é cancelada!

O concurso Mapa 2017, para médicos veterinários efetivos, teve as provas aplicadas neste domingo, dia 26, em todo o país, sob organização da Esaf. Os exames, porém, apresentaram problemas, segundo relato de candidatos. No final deste domingo, dia 26, a Esaf divulgou nota confirmando os erros e informando o cancelamento da avaliação. Os exames estão remarcados para 17 de dezembro.

De acordo com eles, as provas de gabarito três e quatro estavam com páginas trocadas. Em uma das salas da Escola Municipal do Estado da Guanabara, em Higienópolis, Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, fiscais chegaram a anunciar o cancelamento da seleção. Concorrentes fazem denúncias ao Ministério Público Federal e registram BOs (Boletins de Ocorrência) em delegacias de todo o país.

Um dos candidatos é Júlio César Queiroz, que estava na sala em que foi anunciado o cancelamento do concurso.

"Após a distribuição das provas na sala e início da aplicação, percebeu-se que as avaliações estavam com páginas trocadas. As de gabarito três estavam na de gabarito quatro e vice versa. As provas foram recolhidas pelos fiscais e devolvidas. Eles chegaram a anunciar o cancelamento do concurso. Entretanto, parece que em outros locais as provas foram concluídas, apesar dos problemas." Andri Passos Almeida estava na mesma sala de Júlio Queiroz, em Higienópolis.

"Cheguei ao meio-dia e já presenciamos tiros no local. Na hora da prova, para nossa surpresa, as folhas estava trocadas. A quatro tinha folha da três e vice-versa. Os fiscais não sabiam o que fazer porque algumas pessoas já tinha iniciado a prova. Tentaram consultar a Esaf em Brasília, mas não tiveram uma posição. Isso durou duas horas. Em outras salas, nós víamos que as pessoas faziam provas. Fomos orientados a não fazer pelos fiscais. Isso levou ao caos. Algumas pessoas não queriam fazer e outras queriam. Tinha gente com gabarito marcado na prova e não queria compartilhá-la. Enfim, foi um caos. Após duas horas e meia, veio uma pessoa da Esaf dizendo que iria recolher a prova cancelando-a. Apesar disso, quando saí vi que em outros estados a prova aconteceu normalmente."

Outra candidata é Shihane Mohamad, que teve a prova com páginas trocadas. "Na minha prova a segunda e a penúltima páginas estavam trocadas. Os fiscais pediram para parar de fazer as provas e sugeriram que as pessoas trocassem as provas umas com as outras. Na minha sala as provas foram até o fim, com essa troca, que, na minha visão, é errada e coloca em xeque a segurança do concurso. Além disso, candidatos de outros locais foram proibidos de fazer a prova. Teve gente que às 15h já estava em casa. Aguardo uma reaplicação", comentou a candidata.

Questionado sobre os acontecimentos, o Ministério da Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento não se manifestou até a publicação desta matéria. O concurso Mapa 2017 é para 300 vagas de auditor-fiscal federal agropecuário da área de Veterinária. O cargo é destinado a graduados na área e tem ganhos de R$15.042,71.

Com Informações: Folha Dirigida, http://esaf.fazenda.gov.br

[caption id="attachment_431" align="alignright" width="220"]Por: Suzana Oliveira               Por: Suzana Oliveira[/caption]
Carregando...