Os prós e os contras da carreira pública! 

É claro que todo mundo gosta de estabilidade, afinal de contas, é uma tranquilidade e tanto saber que no mês que vem você terá dinheiro para pagar as suas contas e ainda sobrar para fazer o seu patrimônio e ter momentos de lazer com amigos e família. Mas é claro que a vida na carreira pública não é só flores e você precisa conhecer os dois lados da moeda antes de entrar de cabeça. 

Por isso, listamos agora os principais prós e contras da carreira pública. Antes, confira o vídeo com o professor Júlio Raizer, em que ele aponta as principais vantagens em ser um servidor. 

Prós dos concursos públicos

Estabilidade no emprego

Quem não quer ter um emprego do qual “teoricamente falando” não pode ser demitido? Sabemos que um concursado pode perder o emprego, mas é bem mais difícil quando comparado a um emprego formal de acordo com a CLT. Saber que você estará empregado por muitos e muitos anos e talvez, pelo resto da sua vida é reconfortante.

Estabilidade financeira

Quem tem família, aluguel para pagar, prestação do carro, prestação da casa e outras contas sabe quem o sabor amargo da preocupação de talvez não ter dinheiro no mês seguinte. É claro que um emprego formal oferece o seguro desemprego e o FGTS, mas normalmente esses valores estão abaixo do padrão de vida. A carreira pública oferece a você essa segurança financeira.

Mais organização financeira

Quem é autônomo entende o que não saber quanto vai ganhar no mês seguinte e se será possível fechar as contas. Quem está na carreira pública consegue se organizar melhor, pois sabe exatamente quanto receberá todos os meses e assim, consegue se organizar, estabelecendo limites para cada tipo de gasto.

Contras

Rotina

Para alguns, ter que seguir, obrigatoriamente, uma rotina com horários fixos pode ser complicado. Quem já está acostumado a fazer o próprio horário pode não gostar muito de ter que “bater cartão” todos os dias, de segunda a sexta, das 8:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00. Você pode se sentir um pouco preso em relação a esse modelo de trabalho.

Estagnação profissional

Infelizmente, essa é uma das coisas que pode ser um incômodo: a falta de progressão profissional. Quando se está em uma empresa privada, você sempre pensa em dar o melhor de si para alcançar cargos mais elevados, mas numa carreira pública, isso é mais difícil de acontecer. Por exemplo, se você faz um concurso para o cargo de técnico administrativo, ficará nesse cargo até fazer um novo concurso.

Por melhor que seja o seu desempenho dentro da instituição, você não será promovido ao cargo de analista de tribunais. Para isso, terá que prestar um novo concurso público para essa função. Porém, existem concursos que permitem essa progressão de carreira. Portanto, antes de começar em qualquer área, pesquise as possibilidades de crescimento que a carreira oportuniza. 

Qualquer carreira tem prós e contras, mas, pelo menos com a carreira pública, você não precisará se preocupar tanto com as contas para pagar e poderá ter uma vida mais tranquila. 

Quer começar a estudar para concurso público? Então, conheça os nossos planos de assinatura e tenha acesso a todos os cursos!

ASSINATURA FOCUS

Faça parte do nosso canal VIP no Telegram: https://t.me/grupovipconcursos
Inscreva-se no nosso canal no Youtube: http://bit.ly/Youtube-Focus
Ouça nossos Podcasts no Spotify: http://bit.ly/Podcast-Focus

Calila Galvão

Calila Galvão, redatora freelancer e graduada em fisioterapia. Concurseira desde 2013 e aprovada no concurso de Bombeiro Militar da Bahia.

Carregando...