Quer ser servidor público? Saiba tudo sobre a carreira!

Ser servidor público! Quem nunca sonhou em ter um cargo no serviço público e desfrutar das inúmeras vantagens? Acredite, são milhares os brasileiros que desejam isso!

Mas, afinal, porque a carreira pública desperta tanto interesse? A resposta é fácil: a estabilidade, os salários acima da média do mercado e uma jornada de trabalho bem definida, e, muitas vezes, menor que o da iniciativa privada, garantindo a tão almejada qualidade de vida.  

Para alcançar esse sonho só depende você, uma vez que para se tornar servidor, você precisa necessariamente passar por uma seleção: o concurso público. Por isso, traçar o objetivo e se planejar para que ele aconteça depende do seu esforço e dedicação em estudar para isso! Afinal, o caminho para a conquista você já conhece, só falta percorrê-lo.

Mas, antes de iniciar essa jornada pelos cursos preparatórios, que tal conhecer mais sobre a carreira pública? Confira ao longo deste texto e também no vídeo abaixo, em que o professor do Focus Concursos Públicos, Júlio Raizer, te mostra claramente as vantagens em ser um servidor:  

 

O que faz um servidor público?
Calma lá, não se iluda que a vida de servidor é uma “mamata”, como alguns dizem, a realidade é outra: de muito trabalho! Como todo outro emprego, você terá que cumprir horários, metas e objetivos. Vai ter chefe? Com certeza! Assim como no setor privado, o setor público tem sua hierarquia.

Além disso, é importante que fique claro que como servidor seu compromisso será com toda a população, uma vez que você está numa posição em que é preciso contribuir para o bem da sociedade, servindo os cidadãos, independente da sua esfera de atuação - municipal, estadual ou federal.

Como escolher minha carreira?
Para que seu trabalho flua bem, escolha uma função que você se identifique e se prepare para ela. Dessa forma, será mais fácil passar em um concurso, uma vez que você já tem familiaridade com o que será cobrado nos exames. Aliás, trabalhar com o que se gosta sempre é motivo de mais satisfação no trabalho, não é?

Por isso, pesquise as opções de concursos abertos, analise as funções detalhadamente e procure aquela que fará você ir trabalhar animado todos os dias. Afinal, você dedicará algumas horas do seu dia ali, não é?

E não se acomode: lembre-se que passar no primeiro concurso não é motivo de estagnação. Você sempre tem a oportunidade para buscar outras carreiras, ainda mais atrativas. Até porque, ao contrário do que se diz, há sempre concursos públicos abertos pelo país. SEMPRE!

Vantagens da carreira
Em comparação com a iniciativa privada, a carreira de servidor público tem muitas vantagens. A mais comentada, obviamente, é a estabilidade, algo tão necessário nos dias de hoje, visto que o desemprego já atinge mais de 12 milhões de brasileiros, transformando o mercado de trabalho num verdadeiro campo de batalha.Outra consequência do emprego estável é a possibilidade de se programar para morar próximo ao local de trabalho, evitando deslocamentos longos e demorados, proporcionando mais qualidade de vida. Além disso, você não precisará trabalhar com a pressão de que a qualquer momento possa ocorrer uma demissão.

Com sua renda estável, você poderá programar aquelas férias que você tanto desejava há tempos, poderá ter benefícios em vários bancos, e, realmente planejar sua vida financeira. Os seus objetivos finalmente poderão ser alcançados, sem a preocupação de uma demissão inesperada.

Outro fator importante é a jornada de trabalho bem definida. Esqueça aquelas horas a mais no escritório após o expediente. O servidor tem qualidade de vida, após o encerramento do expediente ainda tem tempo para curtir a família, fazer um exercício, aproveitar o dia.

Já está bom de vantagem? Calma, ainda tem mais. Você sabia que o servidor público recebe um aumento denominado "adicional por tempo de serviço", geralmente alcançado a cada cinco anos de serviço público, com um aumento de 5% no salário nominal? E esse não é o único adicional que pode ocorrer, há inúmeras retribuições, como exercício de função, progressão na carreira e tantas outras que se bem aproveitadas podem fazer uma grande diferença no orçamento.

Para você que não dispensa uma folga, se liga, nesse benefício: a cada 5 anos, o servidor completa um quinquênio e tem direito a uma licença prêmio, correspondente a 3 meses de férias. Sim, 3 meses para você viajar, cuidar da sua família, estudar para um novo concurso, descansar...enfim, as alternativas são infinitas!

Caso o servidor queira, é possível dedicar mais tempo a uma especialização. É a chamada licença para especialização, que pode se estender por até 3 anos, durante os quais o servidor não fará jus ao recebimento da remuneração mensal.

Essa licença dá ao servidor a oportunidade de se dedicar a estudos em outros países com reconhecida capacitação em determinadas áreas, retornando a seu país de origem como referência em determinado assunto.

Porém, como o servidor ficará todo esse tempo sem receber sua remuneração, é preciso se programar bem para essa empreitada. Obviamente que, ao retornar, o servidor poderá reassumir seu cargo com os mesmos benefícios e remuneração, sem qualquer prejuízo.

Almejar a carreira de servidor público é almejar alto. Grandes vantagens e benefícios são altamente disputados, e o maior exemplo disso é a quantidade de candidatos por vaga em concursos. Por isso, a preparação também precisa ser em alto nível, com disciplina e muita determinação. Quer saber como? Confira as dicas do professor Júlio raizer e entenda como guiar seus estudos e se destacar em meio à multidão! 

Você pode passar. Você pode ter uma vida melhor. Que tal começar agora? 

 

SEJA UM ASSINANTE E ESTUDE PARA ESSE E OUTROS CONCURSOS!

ASSINATURA FOCUS

Faça parte do nosso canal VIP no Telegram: https://t.me/grupovipconcursos
Inscreva-se no nosso canal no Youtube: http://bit.ly/Youtube-Focus
Ouça nossos Podcasts no Spotify: http://bit.ly/Podcast-Focus

Cris Güetter

Cris Güetter é jornalista, formada pela Universidade Paranaense desde 2009. Tem em sua essência o jornalismo impresso; enraizado em seu DNA. Já atuou como repórter, editora, chefe de redação e como diretora de conteúdo numa agência de marketing digital. É apaixonada por cinema, viciada sem chances de reabilitação em viagens e defensora convicta de que trilha sonora é essencial. Agora, seu foco é informar sobre o universo dos concursos! 

Carregando...