Concursos policiais 2019: Como aproveitar o máximo?

Diversos concursos da área policial vão abrir ainda em 2019 e muitos estão por vir em 2020. Quer exemplos? PC-DF, PM, BPM e PC da Bahia e assim por diante. E é claro que quem estuda para essa área quer aproveitar ao máximo todas as oportunidades que aparecem.

A questão aqui é que às vezes são tantos concursos que ficamos um pouco perdidos, sem saber exatamente o que fazer. E é por isso que fizemos este texto, para ajudá-lo a se organizar melhor nos seus estudos para os concursos policiais 2019. Confira abaixo como!

Como escolher os concursos policiais 2019

Selecione

Mesmo sendo concursos de apenas uma área, você terá que escolher quais quer fazer. Isso vai acontecer por diversos motivos: distância, dinheiro, entre outros. Portanto, pegue papel e caneta, faça uma pequena lista de todos os concursos que estão para sair e veja quais você pode e quais não será possível fazer.

Veja os assuntos

A maioria dos concursos policiais tem assuntos muito parecidos, mudando pouca coisa como a legislação do servidor de cada estado. Porém, os concursos para o cargo de militar levam outros assuntos no edital que os concurseiros não estão acostumados. Por exemplo, há quanto tempo você não estuda História e Geografia? Há também o Direito Penal Militar, uma disciplina só cobrada nesses concursos.

Portanto, dê uma olhada no seu cronograma e avalie se é possível adicionar essas disciplinas extras. Pense nisso com muito cuidado e não se deixe levar por ser mais uma oportunidade de passar. Estudar para assuntos muito diversos pode atrapalhar o seu principal objetivo.

Leve em consideração alguns fatores

Na hora de escolher quais concursos deseja ou não fazer, é preciso levar em consideração alguns fatores importantes. Um deles nós acabamos de falar que é a matéria cobrada. Outros, falaremos abaixo.

  • Remuneração

A depender da localidade da vaga, pode ser que a remuneração não compense. Por exemplo, se você mora em São Paulo e decide fazer o concurso da PC-BA. Levará mais tempo para visitar a sua família, não só por causa da distância, mas também porque o preço da passagem costuma ser elevado. Portanto, pense bem nisso.

  • Distância

Quem é muito apegado à família, aos amigos e à cidade onde mora, fazer um concurso muito distante de casa pode não valer a pena. Temos a ideia de que o dinheiro e a estabilidade financeira podem resolver quase tudo. Porém, nenhum dinheiro conseguirá suprir a falta dos entes queridos. Inclusive, pessoas com um salário muito bom e que vão morar em um local muito distante acabam desistindo da vaga por conta da questão emocional.

É possível sim aproveitar as oportunidades dos concursos policiais 2019, mas elas devem ser aproveitadas com consciência, fazendo as escolhas certas. Coloque todos os fatores em jogo e faça a melhor escolha para a sua vida.

Calila Galvão

Calila Galvão, redatora freelancer e graduada em fisioterapia. Concurseira desde 2013 e aprovada no concurso de Bombeiro Militar da Bahia.

Carregando...