As provas do DEPEN e PCDF serão adiadas?

Devido a pandemia do Covid-19, diariamente os concurseiros do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) e da Polícia Civil do Distrito Federal para o cargo de Agente (PCDF Agente) costumam fazer uma única pergunta: a prova será adiada? E, se for, você está preparado? 

Antes de saber se a prova será ou não adiada você precisa ficar atento aos reflexos que isso pode causar na sua vida. É muito importante você estar preparado financeiramente, psicologicamente, familiar e também no trabalho.

Como lidar com o adiamento das provas

Muitos concurseiros estão estudando para as provas com a pulga atrás da orelha e, se a prova adiar? Para alguns, o adiamento da prova será um balde de água fria quebrando as expectativas, para outros será um tempo a mais nos estudos.

Esse adiamento pode gerar dois tipos de sentimentos: sentimentos positivos e negativos. “Você precisa identificar o que é positivo e sempre tirar algo de positivo das coisas em tudo na vida, inclusive com os adiamentos. Não tinha concurso, todo mundo reclamando e quando veio os editais reclamou do mesmo jeito”, destaca o professor Marcelo Adriano.

O pensamento positivo é que trará oportunidade como ter mais tempo para estudar, fazer questões e boa parte dos candidatos vão desanimar, o que pode acarretar a diminuição na concorrência.

Um dos problemas será o impacto psicológico e o candidato precisa estar preparado para o adiamento da prova. Esse adiamento tem efeito financeiro como a compra da passagem e hospedagem, familiar e no trabalho. 

Não deixe para pensar em novas soluções como reagendar passagem ou hospedagem somente após o adiamento da prova. Se você ainda não comprou a passagem, procure saber antes se é possível reagendar. Se for o caso, vá de ônibus. É importante estar preparado para tudo isso, afinal o seu grande objetivo é a aprovação. 

A prova foi adiada, o que devo fazer?

Se a prova ainda não foi adiada, continue com seu planejamento de estudos para a data marcada. Caso seja confirmado o adiamento, você deve readequar os estudos. Prepare-se para o adiamento, mas não conte com o adiamento.

Se houver o adiamento você vai readequar o adiamento para uma data de maior possibilidade de realização da prova. “Hoje, na minha opinião até dezembro os concursos serão realizados normalmente porque nós temos algumas situações relacionadas ao Covid-19. A estabilização do platô, da curva de contaminação, o Brasil ainda está em alta e começando a estabilizar. O platô sobe, entra em uma reta e depois começa a descer. O Brasil está desenvolvendo uma vacina juntamente com a China, que é mais adiantada hoje. E nós, brasileiros, chineses e outros países da América do Sul seremos os primeiros a terem acesso. Eu acredito que até dezembro as provas acontecerão, mas as provas marcadas para setembro e outubro podem haver um adiamento”, explica Marcelo.

As provas dos concursos da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e Polícia Civil do Paraná (PCPR) estão adiadas e, inclusive, sem data. O professor recomenda que agende para o final de novembro ou início de dezembro. Se não vier a ser nesse período, faça um reajuste nos estudos.

DEPEN 2020

A prova do Depen está marcada para o dia 6 de setembro e, sim, é possível ser adiada, inclusive até maior que a PCDF Agente. A aplicação da prova do Depen será nacional e tem diversas conjunturas pelo Brasil para que se garanta a homogeneização. 

PCDF Agente 2020

As aulas da rede pública do Distrito Federal que estavam previstas para o retorno dia 3 de agosto foram adiadas. Logo, é possível haver um adiamento da prova da PCDF Agente. No entanto, você deve continuar seus estudos com a data do edital, 18 de outubro, até que saia a decisão definitiva.

Lembrando que para o cargo de escrivão, a prova está suspensa sem data definida. 

Confira o bate papo na íntegra e conheça as trajetórias e os obstáculos que o profesor Marcelo Adriano enfrentou para fazer as provas de concurso, inclusive uma delas foi cancelada. Assista: 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Tema: as provas serão adiadas ( DEPEN, PCDF, outras)?

Uma publicação compartilhada por Preparatório p/ Concursos (@focusconcursos) em

 

Assinatura Social

Você sabia que o Focus Concursos remodelou os planos de Assinatura Ilimitada e lançou a Assinatura Social? Se você está inscrito em um dos programas sociais do governo, suas desculpas acabaram, pois você tem uma grande oportunidade para iniciar a sua preparação para concurso público. Conheça mais detalhes aqui.

Acompanhe o Focus Concursos nas redes sociais: Facebook, Instagram, Telegram PC DF, Telegram DEPEN, Youtube e Spotify.

Kaire Sena

Kaire Sena é Jornalista, formada pela UNIPAR - Universidade Paranaense desde 2006.

Pós-graduada “Lato Sensu” em Assessoria de Imprensa e Comunicação Empresarial – UNIVEL - União Educacional de Cascavel desde 2009. 
Com vasto conhecimento na área de concursos públicos, é gestora de conteúdo editorial no Focus Concursos.

Carregando...