Concursos para área de Segurança Pública no Amazonas. Confira o andamento!

Recentemente, o deputado Álvaro Campelo apresentou dados que mostram o déficit no contingente da Polícia Militar, Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros e defendeu um novo concurso público para preencher o número exigido em cada corporação.

Segundo dados repercutidos pelo parlamentar, em Sessão Plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o efetivo da Polícia Militar é de 9.031 policiais, enquanto o previsto seria de 15.000. Já a Polícia Civil possui 2.151 membros, quando seriam necessários 3.354. O Corpo de Bombeiros, cujo efetivo é 1.096, necessitaria de 4.483 bombeiros.

“Para se ter uma ideia, grande parte do efetivo do Corpo de Bombeiros está atuando no combate à Covid, na parte administrativa e muitos estão indo para a reserva ou afastados para tratamento de saúde. Portanto, combatentes para debelarem um incêndio, ou atuarem em alguma catástrofe estão em número muito reduzido. Diante disso, na manhã de hoje, apelo para que o Governo do Estado tome as providências, no sentido da realização de um concurso público para corrigir o déficit do efetivo das forças da segurança pública no Amazonas”, concluiu o parlamentar.

Concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas foi anunciado.

De acordo com o secretário-chefe da Casa Civil, Flávio Antony, haverá ampliação do quadro em todas as frentes de atuação dos bombeiros, incluindo tanbém a área da saúde.“A partir do momento em que o Governo do Estado, na figura do governador Wilson Lima, consegue corrigir essa injustiça histórica e permite a reestruturação do quadro do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, a gente consegue fazer com que a carreira seja igualmente reestruturada, abrimos oportunidade para que praças e oficiais possam progredir na carreira e, ao mesmo tempo, garantimos que o interior não fique desguarnecido”, destacou Antony.

Atualmente, o Corpo de Bombeiros conta com um QDE que distribui um efetivo de 2.429 homens. O novo quadro prevê 4.483 vagas, aumentando a projeção de efetivo da corporação em 84,56%.

A esse ponto já se provou que aquela história de que não ia ter mais certames não passava de rumores. O ano de 2021 promete ser bem movimentado em relação aos concursos públicos.

Concurso PM AM tem edital previsto para este ano

 O governador do estado do Amazonas, Wilson Lima, participou da inauguração da Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (Deccor) e reforçou a necessidade do aumento do quadro de pessoal para forças de segurança do estado.

Esse concurso é importante para a recomposição dos quadros das policias e isso vai representar um efetivo regular para o policiamento da cidade, tanto da capital quanto do interior. A situação do interior é gravíssima porque há municípios que não há policiais, e isso é uma coisa inadmissível. Nós temos em andamento um projeto de patrulhamento ostensivo da cidade e dos municípios do interior, especialmente dos grandes municípios como, Parintins, Coari, Tefé, Tabatinga, Eirunepé, Carauari. Esses municípios estão padecendo dos mesmos problemas que Manaus, quanto a criminalidade”, avaliou governador.

A expectativa é o preenchimento de 681 vagas para a polícia militar, distribuídas da seguinte forma:

  • 601 para Soldado Combatente

  • 20 para Oficial Combatente

  • 20 para Oficial de Saúde

  • 20 para Cabo Especialista Músico

  • 20 para Cabo Especialista de Saúde

O posto de soldado destina-se aos profissionais com ensino médio completo, enquanto a função de oficial poderá exigir de nível médio ou superior, de acordo com a especialidade a ser oferecida. Para cabo, o nível de escolaridade não foi divulgado.

Concurso PC AM edital anunciado

A espera pelo concurso pode estar chegando ao fim e quem deseja ingressar na corporação deve iniciair sua preparação o quanto antes, pois haverão oportunidades para diversas funções de Delegado, Escrivão, Perito e Investigador

O concurso abrirá 424 vagas distribuídas entre oito carreiras:

  • 62 para Delegado,

  • 200 para Investigador,

  • 98 para Escrivão,

  • 27 para Perito Criminal,

  • 8 para perito legista,

  • 3 para perito odontolegista,

  • 16 para auxiliar perito e

  • 10 para padioleiro.


MELHOR CURSO COMPLETO E ATUALIZADO - PM e PC AMAZONAS. Veja aqui!

Queremos que você tenha maior chance de aprovação e a estabilidade de um cargo público através de nossos cursos.

Jefferson Henrique

 Formado em Sistemas de Informação pela Universidade de Salvador (UNIFACS). Servidor Público e coordenador de conteúdo no Blog do Focus Concursos.
Trabalha há mais de 7 anos com produção de conteúdo digital.

Siga o instagram @questaoesimuladoRede social exclusiva de Questões; Simulados e materiais GRATUITOS para você (concurseiro).

Carregando...