Vem concurso aí? Comissão dá aval para proposta de criação da Polícia Penal de SP

Em breve, pode ir à votação em plenário uma proposta que determina a criação da Polícia Penal do Estado de São Paulo. A ideia teve aval da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de São Paulo no fim de maio, em sessão presidida pelo deputado Mauro Bragrato (PSDB). A medida é de autoria do deputado Delegado Olim (PP) e agrupa na categoria de policial penal os agente penitenciários, de escolta e vigilância penitenciária, além de outros cargos do setor, que deverão ser preenchidos através de concurso público.

"É um projeto que o Brasil inteiro já fez e agora nós estamos fazendo em São Paulo para que todos os guardas penitenciários e agentes de escolta entrem na Constituição como 'Polícia Penal'", disse o parlamentar.

De acordo com a justificativa do projeto, a nova categoria será vinculada à Secretaria da Administração Penitenciária e deverá ser dirigida por um servidor de carreira. Além disso, a Polícia Penal terá responsabilidade pela segurança dos estabelecimentos prisionais do Estado, pela custódia, transporte e escolta de detentos, além de outras atribuições a serem definidas pelo Poder Executivo.

Para integrar o quadro de servidores, a seleção será feita, exclusivamente, por meio de concurso público e da transformação dos cargos isolados e de carreira dos atuais agentes penitenciários e equivalentes. Com o aval da comissão, a PEC fica pronta para ser incluída na votação do Plenário.

"Não ganhamos a guerra, ganhamos uma batalha. Já passou pela CCJ, todos aprovaram. Agora vamos colocar em plenário para que o presidente da Assembleia Legislativa coloque para votação e o governador acabe aprovando esse projeto", disse Olim. 

Quantos votos são necessários para ser aprovado?

A CCJ possui 13 parlamentares como membros efetivos, que já se posicionaram a favor da criação desta polícia. Ao todo, existem 94 deputados estaduais em São Paulo. Para que o projeto seja aprovado, é necessário ter votos de, pelo menos, 57 deles.

Curso preparatório

E aí, vai ficar esperando o quê para começar a estudar? Saia na frente dos demais. Comece antes com os nossos diversos cursos específicos e atualizados voltados para Departamentos Penitenciários dos Estados. Conheça tudo aqui!

Exclusivo para Concurseiro - Grupo Telegram  

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos no Telegram exclusivo para o concurso público. Participe! 

  1. Grupo 1: Focado em Questões e Simulados. Participe aqui.  

  1. Grupo 2: Notícias em primeira mão sobre concursos públicos. Clique aqui e participe

Hilza Cordeiro

Olá! Sou baiana, jornalista de formação pela Universidade Federal da Bahia e redatora aqui do Blog Focus Concursos. Se você tem dúvidas, estou disponível para te ajudar. Você pode me encontrar no Twitter pelo @hilzacordeiro! Recebo sugestões de pauta por e-mail: cordeirohilza@gmail.com

Carregando...