Ingressar na carreira de servidor público tem sido o sonho de muitos brasileiros. Atraídos pela estabilidade, salários acima da média do mercado e uma jornada de trabalho bem definida, e menor que na iniciativa privada, muitos alimentam esse sonho.

Mas, para viabilizar esse desejo, é preciso que ele se transforme em visão, com um planejamento bem definido, um detalhamento de quais etapas devem ser vencidas e, uma vez aprovado e convocado, conhecer como é o dia a dia de trabalho.

A carreira de servidor público tem inúmeras vantagens, proporcionando ao servidor muitos benefícios diretos e indiretos, desde que o mesmo saiba usufruir e se planejar bem.

Vamos falar das vantagens da carreira, e também das diferenças e similaridades com a iniciativa privada. No decorrer da leitura, você poderá, ou não, identificar-se com essa escolha.

Servidor, funcionário ou empregado público?

A Constituição de 1988 colocou um ponto final na dúvida entre funcionário ou servidor público, elegendo essa última como a denominação correta. Ao considerar o termo servidor público, a Constituição buscou agregar às funções públicas, a característica essencial de serviço à sociedade, objetivando o bem comum e público.

Muito além da mera terminologia, a intenção é que o servidor público incorpore essa visão em seu dia a dia, sempre buscando melhorias em sua prestação de serviços, inovação e especialização.

O empregado público, por sua vez, também presta serviços à sociedade alocado em órgão público, com a diferença de ser regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), assim como são os empregados da iniciativa privada.

Essa diferença não lhe assegura estabilidade no emprego, nem mesmo o regime de aposentadoria dos servidores públicos, pois contribuirá normalmente para a Previdência Social, nos mesmos moldes de empregados da iniciativa privada. O servidor público obedece a um regime especial de previdência com regras e contribuições específicas.

Características do servidor público

Assumindo a carreira de servidor público, você terá deveres similares aos da iniciativa privada. Todo servidor tem superiores, horários a cumprir, metas e objetivos.

A responsabilidade do servidor é com o público, atuando de forma a contribuir para o bem da sociedade, dentro de sua esfera de atuação – Municipal, Estadual ou Federal. A escolha da carreira depende de sua vocação para a área escolhida.

Escolhendo uma área para a qual você possui habilidades naturais, sua preparação para o concurso será facilitada, em virtude das matérias específicas, e, uma vez empossado, você vai trabalhar com a área que gosta, com maiores possibilidades de satisfação e realização.

Todo servidor público deve considerar a estabilidade como um bônus, e não como fator de acomodação. Passar em concurso público é o começo de sua jornada, e sua realização profissional dependerá da disposição em se especializar e se dedicar ao serviço.

A ausência da pressão pela eventual perda do emprego também deve ser considerada. Sem esse tipo de pressão seu trabalho ficará mais leve, contribuindo para um melhor desempenho.

Vantagens da carreira de servidor público

Em comparação com a iniciativa privada, a carreira de servidor público tem muitas vantagens. A mais comentada, obviamente, é a estabilidade, que traz outras vantagens agregadas.

Ter renda estável lhe permitirá planejar sua vida financeira, em virtude do rendimento vitalício, se programar para futuras especializações e determinar objetivos de vida a serem alcançados, sem a preocupação com um eventual desemprego, tão comum à iniciativa privada.

Outra consequência do emprego estável é a possibilidade de se programar para morar próximo ao local de trabalho, evitando deslocamentos longos e demorados, proporcionando mais qualidade de vida.

A jornada de trabalho bem definida e mais curta pode ajudar seu planejamento para uma especialização, com mais tempo para estudar e buscar novos desafios.

Além da renda estável, o servidor público recebe um aumento denominado “adicional por tempo de serviço”, geralmente alcançado a cada cinco anos de serviço público, com um aumento de 5% no salário nominal.

Outros acréscimos podem ocorrer, tais como retribuição por exercício de função de direção, chefia e assessoramento. As vantagens na carreira de servidor público são muitas, e precisam ser bem aproveitadas.

A cada 5 anos, o servidor completa um quinquênio e tem direito a uma licença prêmio, correspondente a 3 meses de férias. É uma excelente oportunidade para dedicar esse tempo a uma especialização ou a outros cursos em áreas correlatas à área de atuação, abrindo mais possibilidades de crescimento na carreira.

Mas é preciso estar atento, pois existem mecanismos de suspensão da contagem do quinquênio, em virtude de faltas injustificadas ou longos períodos de afastamento, ainda que justificados.

Caso o servidor queira, é possível dedicar mais tempo a uma especialização. É a chamada licença para especialização, que pode se estender por até 3 anos, durante os quais o servidor não fará jus ao recebimento da remuneração mensal.

Essa licença dá ao servidor a oportunidade de se dedicar a estudos em outros países com reconhecida capacitação em determinadas áreas, retornando a seu país de origem como referência em determinado assunto.

Porém, como o servidor ficará todo esse tempo sem receber sua remuneração, é preciso se programar bem para essa empreitada. Obviamente que, ao retornar, o servidor poderá reassumir seu cargo com os mesmos benefícios e remuneração, sem qualquer prejuízo.

Almejar a carreira de servidor público é almejar alto. Grandes vantagens e benefícios são altamente disputados, e o maior exemplo disso é a quantidade de candidatos por vaga em concursos.

Você pode alcançar esse objetivo, mas dependerá de sua disposição, disciplina e determinação em cumprir as etapas necessárias para que não fique apenas no sonho, mas se torne a sua merecida realidade.

Existem muitos candidatos, mas poucos se preparam como deveriam. Alguns prestam concurso por uma vez, duas, mas acabam desistindo. É preciso entender que, quanto mais alto seu objetivo, mais alto você terá que saltar.

Usando dessa analogia, muitos milhares saltam sem se utilizar de equipamentos próprios. Esses são a maioria. Somente quem entende a necessidade de estar bem equipado, com os acessórios adequados e utilizando as técnicas corretas para saltar tão alto quanto estejam seus objetivos, consegue chegar lá.

Saia da multidão e não seja mais um daqueles que somente tentam sem se preocupar com a capacitação, disciplina e treinamento. Almeje alto, e se prepare para saltar mais alto ainda.

Nosso conteúdo foi valioso para você? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e comece uma equipe de vencedores!