Um dos grandes segredos para conquistar uma vaga em órgãos municipais, estaduais e federais é escolher com cuidado o material de estudo para concurso público. A qualidade do conteúdo é crucial não só para que você o assimile melhor, mas também para ter acesso a informações atualizadas e que compõem a maior parte das questões de uma prova. 

Para garantir que essa opção será acertada e contribuirá com a sua aprovação, fizemos este artigo em que lhe ensinaremos algumas técnicas para escolher os materiais certos, além de dicas para tirar o maior proveito dos materiais! No entanto, primeiro, falaremos sobre os tipos de materiais disponíveis. Confira!

Quais são os principais tipos de materiais disponíveis para estudar para concursos? 

Há alguns anos o leque de possibilidades de materiais para quem estuda para concurso aumentou. Hoje, com o fácil acesso à internet, o concurseiro tem a possibilidade de consultar livros, mas também a videoaulas e apostilas online. 

Livros 

Os livros são indicados para todos os tipos de concursos, pois possuem um conteúdo que muitas vezes serve de base para a elaboração das questões das provas. Além disso, são uma das fontes mais completas de conhecimento. 

Apostilas 

As apostilas são materiais compilados que trazem as matérias específicas de cada concurso. Por isso, na hora de escolhê-las vale a pena analisar o seu conteúdo, a fim de encontrar aquela mais adequada ao cargo pretendido. Elas ainda têm o benefício de virem com exercícios de simulado, o que ajuda na prática.

PDF

É ideal para quem quer se ater apenas ao conteúdo da prova. Vale lembrar que estudar apenas pelo PDF não é o ideal, até porque o material vem de forma muito compilada. Por isso, é importante associá-lo a outro tipo de material.

Videoaulas (gravadas ou ao vivo)

As videoaulas, por sua vez, são materiais audiovisuais que explicam de maneira didática as matérias e ainda resolvem exercícios passo a passo, ajudando o concurseiro a melhorar a sua capacidade de assimilação na resolução de problemas complexos. No caso das videoaulas ao vivo, ainda existe a vantagem de poder tirar as dúvidas em tempo real nas transmissões ao vivo ou ainda reassistir a aula ou trechos específicos até assimilar o conteúdo. 

Como escolher o melhor material didático para estudar? 

O estudante tem a opção de diversos materiais como vimos no tópico no anterior, mas é preciso atenção na hora de escolher aquele que de fato trará impacto para o seu aprendizado. Algumas dicas são bastante úteis nesse momento, então confira as mais importantes a seguir!

Cheque a procedência 

Antes de fazer a sua escolha é importante se informar com quem já estudou por meio daquele material ou algum outro parecido da mesma editora, dados sobre a sua qualidade, abrangência e experiência. Além disso, procure visitar o site da editora e/ou autor para saber as avaliações e verificar a confiabilidade do material. 

Independentemente do formato, observe como é feita a apresentação do conteúdo e também se ele abrange as temáticas previstas no edital para o qual você prestará concurso. 

Verifique a didática e atualização do conteúdo 

A didática é uma característica essencial em um conteúdo. Ela precisa ser clara e agradável. Por isso, não deixe de observar se houve facilidade em aprender pelo método utilizado pelo autor. 

Outra questão importante é verificar a atualização do conteúdo. Por exemplo, em disciplinas ligadas ao Direito, legislação, geografia e atualidades é preciso que o material seja atualizado. Se você estuda por um material desatualizado pode acabar assimilando uma informação errada. Mesmo nas matérias que não mudam muito com o tempo é importante dar preferência a versões com estudos mais recentes sobre o assunto. 

Analise o direcionamento do material para o concurso 

Muitas vezes o material será muito rico em conteúdo, mas não compreende conteúdos exigidos pelo edital. Por isso, procure por aqueles materiais que compreendam a programática da prova em questão. 

Observe também se há apoio extra como lista de exercícios, sugestões para aprofundamento, entre outros detalhes que farão a diferença na hora de estudar

Leve em consideração as vantagens de cada tipo de material 

Cada método tem os seus diferenciais e serve a uma proposta do concurseiro. Por isso, antes de fazer a sua opção leve em consideração as suas necessidades, como maior aprofundamento, maior prática, tempo disponível, entre outros. 

Por exemplo, as videoaulas e cursos online servem para aquelas pessoas que possuem um tempo escasso para frequentar cursos preparatórios presenciais. Mas para aproveitar ao máximo, o candidato precisa ter automotivação e autodisciplina, assim como na maioria das atividades que visam resultado.

Como aproveitar ao máximo o material de estudo para concurso público?

Escolher o material de estudo para concurso público é o primeiro passo para a aprovação. No entanto, é preciso se dedicar para tirar o máximo proveito das informações que você tem em mãos. Veja a seguir algumas dicas que potencializarão o seu estudo!

Faça anotações 

Para memorizar os conteúdos mais importantes procure fazer anotações, pois elas ajudam a fixar melhor a matéria. Além disso, confeccionar cartões com os principais pontos da matéria auxilia na hora de fazer revisões e a focar nos pontos mais importantes de cada conteúdo. 

Resolva exercícios 

Outra ação importante para fixar o conteúdo, e aprender na prática, é resolver exercícios da matéria estudada. Isso o ajudará na hora de pontuar as suas dúvidas e procurar apoio na hora de saná-las. Aliás, a prática constante de exercícios faz com que você se familiarize com a banca que aplicará a prova e tenha mais chances de êxito. 

Grife o material 

Aproveite para grifar as partes mais importantes do seu material, se ele for um livro ou apostila. Se forem videoaulas, procure anotar frases e palavras-chaves, a fim de recordar os contextos nos quais elas foram utilizadas. 

Se você notar que precisa de mais embasamento para compreender determinado conteúdo, busque materiais de apoio.

Escolher bem o material de estudo para concurso público é uma tarefa que exige atenção, como mostramos ao longo do artigo. A partir do momento que o concurseiro opta por estudar por meio de materiais confiáveis, as chances de obter uma alta pontuação aumentam.

E então, você viu que precisa de bons materiais, mas não sabe por onde começar a procurar? Entre em contato conosco e conheça as soluções que ofereceremos no Focus Concursos!