fbpx

Como Estudar Para A 1° Fase Da Prova Da OAB?

Como Estudar Para A 1° Fase Da Prova Da OAB?

Passar na OAB é essencial para os bacharéis em Direito, que só podem começar a exercer a profissão depois disso. A avaliação é dividida em duas partes e é conhecida por ser muito robusta em relação à quantidade de assuntos que são cobrados. Neste artigo, reunimos dicas essenciais para você estudar e passar na 1ª fase da prova da OAB.  

Como é a prova da 1ª fase da OAB?

A 1ª fase da prova da OAB é objetiva e de múltipla escolha. Ao todo, são 80 questões que devem ser resolvidas em até cinco horas. Para ser aprovado e chegar à próxima etapa, o candidato deve ter, no mínimo, 50% de acerto (40 questões). 

Nessa fase inicial do teste, não é permitido usar material de consulta — como acontece na segunda, quando o estudante pode utilizar o Vade Mecum. 

De acordo com o edital da prova, são cobradas no exame as disciplinas do currículo mínimo do curso de Direito e mais sete matérias: 

  • direitos humanos;

  • código do consumidor;

  • Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA);

  • direito ambiental;

  • direito internacional;

  • filosofia do direito;

  • Estatuto da Advocacia e da OAB, Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB.

Entre esses assuntos previstos para cair na avaliação, estes, respectivamente, são os vistos com mais frequência:

  • ética profissional;

  • direito constitucional;

  • direito civil;

  • processo civil;

  • direito administrativo;

  • direito penal;

  • processo penal;

  • direito do trabalho.

Faça curso preparatório

É sempre importante saber como escolher corretamente um curso para OAB. Pois muitos oferecem materiais desatualizados, que prejudicam seus estudos! A equipe especializada do Focus Concursos lançou curso preparatório atualizado, abordando conteúdos que vão direto ao ponto. Veja!

✍️  ACESSE O CURSO PREPARATÓRIO

A diferença do nosso curso não é só o preço, que é bem barato, e sim a qualidade que está dentro dele.

Quer testar?

Você tem 7 dias, a partir da aprovação da compra, para assistir às aulas e conhecer nossos professores. Se você não ficar satisfeito com o conteúdo ou com a metodologia de ensino, você tem nossa garantia de satisfação.

Se você não ficar satisfeito, entre em contato conosco via e-mail e devolveremos o valor integral, sem nenhuma complicação.

Como Estudar Para A 1° Fase Da Prova Da OAB?

A 1ª fase da prova da OAB pode assustar pela quantidade de disciplinas, mas com algumas dicas você consegue estudar tudo o que é necessário. Veja a seguir!

Conhecer a banca organizadora 

Essa não é uma dica de estudo muito mão na massa, como a gente gosta, mas é um importante passo para cumprir antes de começar a estudar. 

Conhecer a banca organizadora da OAB, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), ajuda a entender de que modo eles cobram os assuntos na prova. Dessa forma, você já fica preparado para o estilo de problemas que deverá solucionar. 

A FGV é muito conhecida pelos seus enunciados longos e complexos. A banca não costuma cobrar as disciplinas e leis na literalidade, mas sim aplicá-las em diferentes situações e casos.

Saiba as informações básicas sobre a prova

Outra dica para seguir antes de começar os estudos é ler o edital com muita atenção. Ele reúne todas as informações da prova, incluindo as matérias que vão cair e o peso que elas têm para o exame. 

Anote as informações principais e aquelas que você acredita serem os pontos mais difíceis. A partir disso, você pode começar a montar uma estratégia de estudo. 

Organize-se  

Passando para instruções mais práticas de como estudar para a 1ª fase da prova da OAB, a primeira orientação é: organize seu tempo de estudo.

Separe algumas horas do seu dia só para estudar. Não precisa ser muito tempo, como oito a dez horas, desde que você estude constantemente. É a frequência que vai garantir o seu aprendizado. 

Depois que souber quantas horas você tem para estudar, organize as matérias e conteúdos de acordo com as prioridades. Para fazer isso, pense em:

  • quais matérias tenho mais dificuldade?;

  • quais matérias caem mais na prova?;

  • quais disciplinas precisam de prioridade?

Seu plano de estudos deve ser tem que se encaixar na sua rotina e, na hora de determinar para quais matérias você deve estudar mais, leve em consideração o seu grau de conhecimento em cada uma delas. O seu planejamento é personalizado se baseando na sua realidade.  viável para a sua realidade e o seu grau de conhecimento. 

Faça resumos

Os resumos são muito valiosos para fixar e relembrar as matérias, por isso é um recurso muito útil, especialmente nessa 1ª fase da prova da OAB, quando não é permitido utilizar material de apoio. 

Eles não só ajudam na consolidação do aprendizado, como também poupam o tempo de estudo no futuro, pois a matéria já está toda sintetizada nas anotações.

Para fazer bons resumos, escreva só as informações mais importantes e de forma organizada.

Resolução de questões e simulados

Resolver questões serve para exercitar não só a teoria, mas para fixar o entendimento da aplicabilidade do conteúdo de maneira correta. Por isso, essa é uma das melhores formas de estudar para a 1ª fase da prova da OAB. 

Fazer simulados também é indispensável nesse processo de preparo. Eles unem a resolução de questões, incentivando o aprendizado, com as condições de aplicação da prova, ajudando você a se preparar psicologicamente para o grande momento.

Outra forma de estudar com questões é se baseando nos gabaritos comentados. Dessa forma, você não só entenderá onde errou, mas também porque errou e já vê logo ali como seria o certo.

Faça cursos preparatórios

Fazer cursos preparatórios é uma excelente forma de estudar para a 1ª fase da prova da OAB. 

No preparatório do Focus Concursos, você aprende com os profissionais que mais entendem dos assuntos do exame e que têm anos de prática com a avaliação. Além disso, você segue um cronograma já pré-definido que contempla tudo o que você precisa saber. 

Conheça os cursos da Focus Concursos para a prova da OAB e comece a se preparar desde já!

 


Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo 1: Focado no Concurso da Caixa Econômica (Edital vai sair em 2024). Participe aqui.
Grupo 2: Notícias “em primeira mão” sobre concursos públicos. Clique aqui e participe.