fbpx

Como fazer uma boa leitura de edital de concurso público? Descubra!

Como fazer uma boa leitura de edital de concurso público? Descubra!

O edital de concurso público normalmente é cheio de informações e é extremamente cansativo de ler. Entretanto, ele é fundamental para saber se vale a pena ou não concorrer à determinada vaga. 

Especialistas no assunto dizem que a maioria dos candidatos não consegue realizar uma boa leitura de edital, deixando pontos importantes de lado. Esse problema é cultural, uma vez que, desde crianças, somos acostumados a brincar ou manusear equipamentos sem ler as regras do jogo ou o manual de instruções. 

Pode-se dizer que o edital merece ser estudado, pois um parágrafo ou até mesmo uma frase pode eliminar qualquer candidato, inclusive os mais preparados. Ler apenas o que achamos mais interessante (quantidade de vagas, remuneração, data de inscrição e dia da prova) não é o suficiente. 

O edital de concurso público contempla uma série de informações importantes, além do prazo de inscrição, do salário e dos respectivos cargos. As principais matérias a serem estudadas, as fases do concurso, a contagem de pontos e outros detalhes importantes estão presentes nesse documento.

Interessou-se pelo assunto? Então, acompanhe os passos abaixo e descubra como fazer uma boa leitura de edital de concurso público. Não deixe para depois, hein?

O que é um edital de concurso público?

Um edital é um procedimento administrativo prévio, por meio do qual a administração pública determina o contrato ou o serviço que melhor atende às suas necessidades. O edital deve ser divulgado e até mesmo afixado em lugares públicos, para o conhecimento de todas as pessoas. 

Para simplificar o entendimento, podemos dizer que o edital de concurso público é um instrumento de comunicação oficial utilizado pela administração para promover o conhecimento da existência de algo de seu interesse. Como destacado anteriormente, a comunicação é uma exigência prevista em lei, baseada na “publicidade dos atos administrativos”.

Algumas pessoas consideram que o edital é a lei interna do concurso, ou seja, todas as informações presentes nele serão utilizadas para a classificação e a eliminação de candidatos e tantas outras funções pertinentes ao processo. Portanto, realizar a leitura correta do documento é fundamental para o sucesso de quem vai fazer a prova. 

Quais são os principais pontos a observar na leitura de um edital?

Ler um edital de concurso público por completo é essencial, mas existem alguns itens que merecem uma atenção maior. A primeira leitura pode englobar apenas os tópicos mais interessantes para o candidato. 

Contudo, a segunda análise precisa ser mais completa. É preciso verificar todos os pontos importantes, como as exigências a serem cumpridas, a forma de pontuação e outras informações essenciais para a aprovação.

Além disso, não podemos deixar de mencionar que os profissionais que criam o documento também estão sujeitos a erros. Sendo assim, é preciso ler todo o edital com atenção, identificando pontos anormais e informando a organização sobre a ocorrência de possíveis equívocos. 

Veja, a seguir, alguns dos pontos mais importantes que devem ser, obrigatoriamente, lidos para você conseguir realizar um bom entendimento do edital (passo fundamental para a realização de uma prova bem-sucedida e a consequente aprovação no concurso público).

2.1 Empresa organizadora

Uma das primeiras informações que devem ser observadas em um edital de concurso público é a empresa (banca) responsável pelo processo. Saber quem vai organizar e realizar as provas é fundamental para que o candidato possa se preparar melhor para as avaliações.

Conhecer e se familiarizar com a banca examinadora pode render alguns pontos importantes para o candidato. Para isso, procure as últimas provas preparadas pela mesma empresa e analise as questões e a forma de cobrança. Certamente, você se beneficiará.

2.2 Cargos e número de vagas

Conhecer os tipos de funções oferecidas e a quantidade de vagas disponíveis é essencial para que o candidato saiba se há alguma posição específica para a sua formação, se há cargos que aceitem qualquer diploma de graduação e outras especificações. 

E ainda, o edital traz informações sobre as etapas de avaliação, que normalmente são duas: a de provas e a de títulos. É imprescindível saber a pontuação e o que pode ser levado em consideração no exame de títulos, pois estes podem deixar o candidato em vantagem, à frente de seus concorrentes. 

Hoje em dia, todos os candidatos aprovados devem ser nomeados (de acordo com a quantidade de vagas publicadas) para iniciarem seus trabalhos em determinada instituição.

O número das vagas ofertadas para pessoas com deficiência e das destinadas para cotistas também é uma informação de extrema importância. Deve-se destacar que há uma avaliação específica para esses candidatos, portanto, preste atenção nesses pontos.

A prova de títulos

A primeira dúvida de muitas pessoas em relação à prova de títulos é: “o que são esses títulos?”. Mais uma vez, a leitura do edital de concurso público será fundamental para responder essa questão. Os títulos são recursos utilizados para otimizar a classificação de um candidato.

Na maioria das vezes, os títulos não consideram estudos de graduação, mas etapas complementares, como pós-graduação, especialização, mestrado e doutorado. Esses cursos não precisam estar relacionados com a área de formação acadêmica inicial do candidato. 

É válido dizer que a prova de títulos é uma etapa do concurso na qual os aprovados passam por um sistema de triagem, que tem por objetivo verificar todas as qualificações de uma maneira mais consistente. Pode-se dizer que ela é utilizada para agregar valor à classificação e eleger os candidatos que estejam mais preparados para o cargo.

2.3 Especificações e salários

Existem algumas questões exigidas para que o candidato aprovado possa assumir o cargo publicado. Primeiramente, é preciso olhar além da escolaridade exigida. As atribuições do cargo estão de acordo com as habilidades pessoais do concurseiro?

Ler atentamente essa parte do edital pode ser essencial para que o candidato defina se realizará ou não as provas. Tente visualizar o tipo de atividade, o local de trabalho e a rotina da função. Se você se sentir confortável e gostar dos serviços propostos, o concurso será uma boa ideia.

Entretanto, imagine estudar com esforço e dedicação para as provas, ser aprovado e, depois, de um curto período, perceber que o trabalho não combina com você? Complicado, não é mesmo?

Além disso, é comum encontrar vários candidatos que se inscreveram no concurso apenas por conta dos valores dos salários divulgados nos jornais e em outros meios de comunicação. Mais uma vez, destacamos que o único responsável por definir o respectivo salário de cada cargo é o edital.

Sendo assim, é preciso estar atento ao cargo escolhido, identificando corretamente a remuneração, as parcelas, as gratificações e os benefícios que o profissional terá ao assumi-lo. Não acredite em qualquer informação sem observar o edital, uma vez que é comum a publicação de salários mais altos, acrescidos dos benefícios, como uma forma de atrair mais leitores. 

2.4 Outras condições

Não podemos deixar de mencionar que qualquer concurso tem algumas exigências básicas para que o candidato aprovado seja efetivado no cargo. A nacionalidade, as obrigações com o serviço eleitoral e com o Serviço Militar, a aptidão física e mental, o diploma de formação e o respectivo nível (de qualquer área ou de uma área específica, dependendo do cargo a ser ocupado) são alguns exemplos. 

Há, ainda, outras condições para que o candidato possa assumir um cargo, como assinar um termo de compromisso de permanência na localidade de nomeação (há um prazo estabelecido para isso), não ter sido condenado por práticas contra a Administração Pública, entre outras. 

A localização é mais um assunto que deve ser observado com critério em um edital de concurso público. O candidato tem que saber para qual destino são as vagas, levando em consideração que “Estado de Minas Gerais” engloba todo o estado, e não a região metropolitana de Belo Horizonte, por exemplo.

Os municípios aos quais o profissional terá que se deslocar podem estar há vários quilômetros de distância da região de sua residência, o que pode impactar diretamente em sua vida. Imagine um candidato que se casou recentemente e acabou de ter um filho. Mudar de endereço pode ser um tanto complicado nessa fase.

Como ler um edital e descobrir se o concurso realmente vale a pena?

Saber ler um edital de concurso público é de grande valia para os candidatos. E quando falamos em saber ler, não estamos nos referindo a leitura em si, mas sim a métodos e maneiras corretas de compreender as principais informações dispostas. 

Essa é a única forma de saber se valerá a pena, ou não, fazer concurso público. Como já destacado, o edital apresenta alguns pontos que merecem mais atenção, como a remuneração, o tipo de concurso, o nível de escolaridade, a data e o local de prova e as matérias a serem estudadas. Veja, a seguir, a melhor maneira de ler um edital de concurso público. 

3.1 Veja a remuneração do cargo

Uma das primeiras coisas que deve ser observada em um edital de concurso público é a remuneração. Ela será uma das questões mais significativas para que o candidato possa definir se valerá a pena ou não realizar o concurso. 

Esse fator deve ser avaliado, principalmente, por pessoas que estão pensando em abandonar um emprego em empresas privadas para focar inteiramente nas áreas públicas. 

Se esse for o seu caso, tenha em mente que o salário e os demais benefícios devem ser extremamente vantajosos. Situações como melhores taxas para financiamento de imóveis ou compra de veículos, bolsas e auxílios para os filhos e outras vantagens devem ser observadas. Dessa forma, será possível (e às vezes, até mais fácil) alcançar seus sonhos e expectativas. 

3.2 Analise o tipo de concurso

O caráter do concurso é uma das informações mais importantes dispostas num edital de concurso público. Existem três modalidades de contratação: cargo público, emprego público e cadastro de reserva. Essas modalidades interferem, diretamente, na estabilidade profissional, sabia?

Os cargos públicos representam funcionários que se tornarão estáveis três anos após o início do trabalho. Já no emprego público, o empregado nunca terá estabilidade. Em outras palavras, isso significa dizer que ele pode ser demitido a qualquer momento, como se estivesse sob o regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Apesar dessa característica, é comum que as vagas de emprego público possuam mais vantagens e privilégios, podendo dobrar o valor do salário dos trabalhadores. Aí, deve-se colocar na balança se valerá a pena ou não a instabilidade do cargo.

Por fim, mas não menos importante, temos o cadastro de reserva, que prevê que os candidatos aprovados estejam à disposição do órgão, podendo ser convocados para exercer sua função ou não.

O cadastro de reserva nem sempre é motivo de desanimar diante de um certame. Muitas instituições e órgãos, ao realizar um concurso público, são obrigados a chamar, dentro e um prazo determinado, todos os aprovados suficientes para preencher as vagas anunciadas. Então, por questão de orçamento, geralmente o número de vagas anunciado no edital está abaixo do que é realmente a necessidade. Com base nisso, mesmo que seja cadastro de reserva, muitos ainda são chamados, até mesmo um número maior do o que foi divulgado inicialmente.

Além do tipo de concurso, é preciso observar as atribuições do cargo a ser disputado. O candidato deve ter um perfil específico para ocupá-lo, pois, caso contrário, todo o esforço empreendido poderá ser em vão. 

Em alguns concursos públicos, como os para policiais, há uma fase chamada de investigação social. Essa etapa nada mais é do que uma entrevista, realizada por um especialista em Recursos Humanos, com o objetivo de traçar o perfil profissional e pessoal do candidato. 

O entrevistador será responsável por analisar alguns pontos importantes, como a roupa vestida, a linguagem corporal e até mesmo a análise da caligrafia, com a finalidade de avaliar a personalidade do candidato.

Essas informações podem fazer com que uma pessoa aprovada não tenha um perfil apto para determinado cargo (imagine um delegado de polícia com características de corrupção ou que tenha um passado duvidoso? Ele não pode ocupar o cargo, certo?). Portanto, avaliar se as vagas disponibilizadas estão de acordo com o seu perfil é primordial para o sucesso. Pense nisso antes de sair fazendo todos os concursos que aparecerem. 

3.3 Verifique o nível de escolaridade exigido

Outra informação que muitas pessoas não prestam atenção ao se inscreverem em concursos públicos é o nível de instrução. Não adiantará nada ser formado em engenharia e querer prestar um concurso exclusivo para bacharéis em Direito. 

Não é raro encontrar candidatos que ainda não finalizaram o curso de graduação, mas já estão prestando concursos públicos. Muitas pessoas optam por essa alternativa para ganharem experiência nesse tipo de sistema de seleção e para aproveitarem o tempo, uma vez que o processo de correção de provas e determinação dos resultados demora certo tempo. 

Porém, se os procedimentos ocorrerem mais rápido que o esperado, mesmo sendo aprovado, o candidato poderá perder a vaga, por conta de não cumprir com o requisito de formação, que é uma exigência. 

Obviamente, também existem candidatos que não realizam a correta leitura dos editais de concursos públicos, não prestando atenção nos requisitos necessários. Essas pessoas analisam apenas o salário, fazem a inscrição e começam a estudar, sem se dar conta de que a vaga é específica para quem possui um diploma. 

É interessante destacar que alguns cargos exigem certificações específicas de graduação, como é o caso de concursos que só podem ser realizados por quem é bacharel em Direito. Todavia, existem processos seletivos que não restringem a área de formação, obrigando apenas a apresentação de um diploma de graduação de qualquer curso superior. 

É possível também encontrar concursos que exigem formação de nível médio e até mesmo alguns que solicitam, além desse tipo de diploma, a capacitação em alguma área em especial, como Técnico em Administração, por exemplo. Caso você não tenha os diplomas requeridos, não poderá assumir o cargo, mesmo que tenha sido aprovado nas demais etapas do processo.

Não podemos deixar de mencionar que alguns concursos voltados para o Direito exigem certo tempo de prática jurídica. Isso nada mais é do que três anos prestando serviços na área, que devem ser comprovados por meio de documentos. Assim como os diplomas, se a prática jurídica não for atestada, o candidato não poderá assumir o cargo. 

Existem outros requisitos que podem ser exigidos para que um candidato possa assumir determinados cargos. Certamente, os requisitos dependem da função a ser exercida e do órgão público em questão. Por mais que algumas pessoas considerem injustas, essas são as principais regras de um concurso público. Por isso, ler o edital é imprescindível para a realização das provas. 

3.4 Confira se o local e a data de prova são bons para você

Descobrir o lugar onde acontecerá a prova e o dia do exame também é essencial. Muitas pessoas não prestam atenção nas informações contidas no edital de concurso público, realizando a inscrição às pressas. Logo, quando sai o cartão de confirmação, elas percebem que as avaliações serão realizadas em cidades ou estados distantes.

Além disso, não olhar o calendário pessoal também é um erro grave. Ao chegar a data de realização das provas, alguns candidatos se lembram de que possuem uma viagem marcada, um compromisso familiar ou, na pior das hipóteses, outra prova no mesmo dia (obrigando-o a escolher entre um dos concursos).

Não podemos deixar de evidenciar que alguns concursos possuem mais de uma fase de exames, começando pela prova objetiva e, depois, passando por outros testes, como redação e avaliações físicas. 

Outra prática muito comum é não checar os documentos e materiais necessários para fazer a prova, bem como os horários. Normalmente, é preciso que o candidato chegue com, no mínimo, uma hora de antecedência no local determinado, munido de caneta de cor específica (preta, geralmente) e de material bem visível. 

Alguns concursos não proíbem a entrada de alimentos, mas exigem que eles estejam em embalagens transparentes. Então, se o candidato quiser comer um chocolate, um biscoito, uma barra de cereal, ou tomar um isotônico ou um suco durante o exame, precisará colocá-los em embalagens permitidas pela banca examinadora. 

Relógios, celulares e outros objetos eletrônicos são proibidos. Se um candidato for pego com um desses elementos, ele será automaticamente eliminado do trâmite. Então, é fundamental prestar atenção em todos os requisitos, evitando ser eliminado por conta de pequenos problemas, que geralmente são fáceis de solucionar.

3.5 Fique de olho no conteúdo programático

É indispensável ter conhecimento das disciplinas que “podem cair” nas provas, bem como dos conteúdos específicos de cada item. Alguns editais dispõem as informações detalhadamente, enquanto outros preferem uma descrição mais generalista. 

Obviamente, o conteúdo programático é de fundamental importância para quem deseja estudar para um concurso público. Entretanto, é válido afirmar que é praticamente impossível estudar toda a matéria disposta em tempo hábil. A melhor maneira de saber como se preparar para um concurso público é fazendo um cursinho com uma equipe preparada, pois, assim, com assistência especializada, será mais fácil de estudar as matérias que têm mais probabilidade de aparecerem nas provas. 

Alguns professores, por conta da vivência, já possuem experiência suficiente para saber o que uma determinada banca examinadora gosta de cobrar. Com base nisso, o conteúdo é definido e repassado aos alunos, no tempo disponível. Dessa maneira, é essencial confiar na equipe pedagógica, tendo tranquilidade de que o conteúdo necessário para a aprovação será repassado adequadamente. A equipe do Focus Concursos atende a todos estes critérios e prepara materiais de alta qualidade.

Critérios de desempate

Além do conteúdo programático, é preciso avaliar os quesitos que desempatam os candidatos. Eles podem ser a razão de um concurseiro assumir, ou não, uma determinada vaga, caso haja igualdade na pontuação obtida na avaliação. 

É preciso conhecer todos os critérios que serão aplicados, como nota mais alta na prova de assuntos específicos, maior idade, número de acertos em provas de conhecimento básicos, entre outros. Fique de olho nos documentos que podem ser aceitos como pontuação extra, certificações que estarão elencadas no edital. 

Pesos

Além de informar-se sobre toda a matéria que será cobrada, um bom concurseiro sabe quais conteúdos são mais importantes para a pontuação final. Existem algumas provas que atribuem o sistema de pesos como avaliação. Uma matéria específica pode ter peso 3, enquanto os conhecimentos comuns para todos os cargos possuem peso 1, por exemplo. Então, um erro na prova específica custa 3 pontos, enquanto, nos exames comuns, invalida apenas 1 ponto. 

Outras informações que merecem atenção são os critérios de eliminação. Alguns concursos exigem uma pontuação mínima em cada um dos conhecimentos, eliminando os candidatos que não obtiverem tais índices. Esse aspecto pode ser fundamental, principalmente em assuntos que possuem poucas questões (2 ou 3, por exemplo).

Independentemente do cargo, do órgão e da banca examinadora, é essencial ler corretamente o edital de concurso público. Essa será a única forma de ter conhecimento sobre todas as situações e exigências cobradas para que um candidato seja aprovado e possa assumir o cargo em disputa. 

Não podemos esquecer que estudar sozinho para um concurso pode ser ineficiente e pouco proveitoso. Mesmo que você tenha um emprego fixo ou possua outras atribuições, ter um tempo para se qualificar, com a ajuda de especialistas no assunto, pode ser um diferencial incrível. 

Hoje, já existem aulas online, com lições ministradas a distância, por meio de vídeos ao vivo, direto da sala de estudos, ou gravados em estúdio.

Além de obter dicas e macetes importantes sobre a realização das provas, fazendo um cursinho, o candidato poderá sanar suas dúvidas e saber tudo o que está presente no edital de concurso público. Vale a pena conhecer e investir, se a aprovação for o seu sonho, não é mesmo?

E aí, o que achou das informações que destacamos sobre o edital? Conseguiu compreender a importância desse documento para concursos públicos? Interessou-se ainda mais sobre o assunto? Então, não perca a oportunidade de aprender mais: baixe nosso manual grátis sobre como montar uma planilha de estudos no Google Docs!


Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo de Estudos, Notícias de Concurso em "primeira mão" e Materiais Gratuitos. Clique aqui.