fbpx

Concurso CFO PM PB: edital publicado; veja!

Concurso CFO PM PB: edital publicado; veja!

A Polícia Militar da Paraíba publicou nesta terça-feira, 27, o edital de concurso público para preenchimento de 30 vagas do Quadro de Oficiais Combatentes (QOC) da PM, sendo 25 vagas destinadas para candidatos do sexo masculino e 05 vagas são destinadas a candidatas do sexo feminino.

A remuneração varia de acordo com a patente e vai de 3.124,23 a 7.791,20.

Das Fases

O concurso público para o cargo de CFO PM 2022 deverá ser realizado com as fases descritas a seguir:

  • 1ª Fase – Exame Intelectual, com provas objetivas de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, sob responsabilidade da FGV;
  • 2ª Fase – Exame Psicológico, de caráter eliminatório, sob responsabilidade da FGV;
  • 3ª Fase – Exame de Saúde, de caráter eliminatório, sob responsabilidade da PMPB;
  • 4ª Fase – Exame de Aptidão Física, de caráter eliminatório, sob responsabilidade da PMPB; e
  • 5ª Fase – Avaliação Social, de caráter eliminatório, sob de responsabilidade da PMPB.

Quanto ganha um oficial da PM PB?

O ingresso no Curso de Formação de Oficiais PM dar-se-á na graduação de Cadete do CFO PM, que integra o contingente de praças especiais, e ao terminá-lo com aproveitamento, o concluinte será declarado Aspirante-a-Oficial PM.

O candidato matriculado no Curso de Formação de Oficiais/2022 fará jus, durante a sua realização, a uma bolsa correspondente ao soldo da graduação de 3º Sargento, 2º Sargento e 1º Sargento, nos 1º, 2º e 3º anos do CFO PM, respectivamente, na condição de Cadete PM. Além de diversos benefícios.

A remuneração básica inicial, como referência o mês de junho de 2021, conforme legislação vigente será de:

  • Cadete do 1º ano PM – 3.124,23
  • Cadete do 2º ano PM – 3.433,41
  • Cadete do 3º ano PM – 3.813,27
  • Aspirante a Oficial PM – 6.061,00
  • 2º Tenente PM – 7.791,20

Dos Requisitos CFO PM PB 2021

  • Ser brasileiro nato.
  • Estar em dia com as obrigações militares e eleitorais.
  • Não ter antecedentes criminais ou policiais.
  • Achar-se em pleno gozo de seus direitos civis e políticos.
  • Ter idoneidade moral e conduta pregressa compatível com o cargo de Oficial.
  • Ter sido aprovado no Exame Intelectual, considerado apto nos Exames de Saúde e de Aptidão Física, indicado no Exame Psicológico e na Avaliação Social, e estar classificado dentre as vagas previstas neste Edital.
  • Ter, descalço e descoberto, altura mínima de 1,65 m (um metro e sessenta e cinco centímetros), se do sexo masculino, e de 1,60 m (um metro e sessenta centímetros), se do sexo feminino.
  • Ter concluído o ensino médio ou correspondente.
  • Completar, no ano da matrícula do curso (até 31 de dezembro de 2020), 18 (dezoito) anos, no mínimo, e 32 (trinta e dois) anos, no máximo.
  • Atender as demais exigências constantes deste Edital e suas Normas Complementares

Das Atribuições CFO PM PB

Cadete PM: Exercer atividade estudantil, em regime de dedicação integral, e demais atividades internas e externas atreladas à sua formação, durante o período de duração do CFO, conforme as Normas da
Academia de Policia Militar do Cabo Branco (APMCB) e o Regimento do Centro de Educação da Polícia Militar do Estado da Paraíba.

Aspirante a Oficial PM: Exercer atribuições inerentes aos oficiais subalternos (tenentes), com atribuições e deveres semelhantes, respeitadas as restrições previstas em leis, regulamentos e instruções pertinentes.

2º Tenente PM: Promover a Segurança Pública e a Defesa Social através de ações e operações policiais militares, coordenando, controlando e monitorando os resultados alcançados, com atribuições de comandar pelotão, coordenar policiamento ostensivo, reservado e velado, assessorar o comando, gerenciar recursos humanos e logísticos, participar do planejamento de ações e operações, desenvolver processos e procedimentos administrativos militares, atuar na coordenação da comunicação social, promover estudos técnicos e de capacitação profissional, proteger e preservar a vida dos cidadãos e garantir o pleno exercício dos seus direitos, dentre outras especificadas em normas;

Como efetuar as inscrições PM PB?

As inscrições para compor o quadro da  Polícia Militar da Paraíba estarão abertas no período de 02 de agosto de 2021 a 30 de agosto de 2021. Para efetuar sua inscrição, o interessado deverá acessar, via Internet, o endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/concursos/pmpb2021. A taxa é de R$ 100,00.

Das Provas

A Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada preferencialmente nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos, no estado da Paraíba/PB, na data provável de 31 de outubro de 2021, das 13h15min às 17h15min, segundo o horário de Brasília.

Grupo Telegram – Exclusivo para Concurseiro

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos no Telegram exclusivo para o concurso público. Participe! 

  1. Grupo 1: Focado em Questões e Simulados. Participe aqui.  

  1. Grupo 2: Notícias “em primeira mão” principais notícias de concursos públicos. Clique aqui e participe


Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo 1: Focado no Concurso da Caixa Econômica (Edital vai sair em 2024). Participe aqui.
Grupo 2: Notícias “em primeira mão” sobre concursos públicos. Clique aqui e participe.