fbpx

Concurso IME: sai edital com 98 vagas para nível médio 

Concurso IME: sai edital com 98 vagas para nível médio 

Foi divulgado o edital do concurso para ingresso no Instituto Militar de Engenharia (IME) do Exército Brasileiro. Ao todo são 98 vagas, distribuídas da seguinte maneira: 77 de nível médio para o curso de formação e graduação de Oficiais da Ativa e 21 vagas para o curso de formação e graduação de Oficiais da Reserva do quadro de engenheiros militares. O primeiro cargo é para quem deseja seguir a carreira militar e o segundo para quem apenas quer estudar no instituto, que é um dos mais importantes do país.

Os estudantes recebem soldo inicial de R$ 1,3 mil e diversos benefícios. As inscrições ficarão abertas de 30 de junho a 17 de agosto de 2021. A prova está prevista para outubro. As aulas de formação iniciarão em 2022. Os cursos têm duração de cinco anos letivos.

Quem pode fazer o concurso do IME? Qual o limite de idade para entrar no IME?

Para os Oficiais da Ativa, é necessário ter, no mínimo, 16 anos completados até 31 de dezembro do ano de matrícula no curso e, no máximo, 22 anos, também até a mesma data. É preciso ainda ter uma altura mínima de 1,60m para os candidatos de sexo masculino e 1,55 para as candidatas de sexo feminino. Já para os Oficiais da Reserva, a única diferença é o limite máximo de idade, que cai para 21 anos completados até a mesma data. Em ambos os cargos exige-se formação de nível médio.

Quanto ganha um oficial do IME?

Os candidatos aprovados começam com um soldo inicial de R$ 1.334 e recebem benefícios como fardamento, alimentação, assistência médica, dentária e psicológica e alojamento.

Quais cursos existem no IME?

Após a aprovação, os candidatos ainda devem escolher qual especialidade da engenharia querem seguir. As opções são: Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação. Essa escolha só acontece após o Ciclo Básico, de acordo com a classificação alcançada e com os números de vagas disponíveis.

Quais serão os locais das provas?
Belém – PA; Belo Horizonte – MG; Brasília – DF; Campinas – SP; Campo Grande – MS; Curitiba – PR; Fortaleza – CE; Goiânia – GO; Juiz de Fora – MG; Manaus – AM; Porto Alegre – RS; Recife – PE; Rio de Janeiro – RJ; Salvador – BA; São José dos Campos – SP; São Paulo – SP; Teresina – PI; Vila Velha – ES.

O que cai na prova do IME?

Com duração de quatro horas, a prova do concurso para o IME contém 40 questões, sendo 15 de Matemática, 15 de Física e 10 de Química. Os aprovados nesta etapa são encaminhados para a segunda fase, que conta com provas discursivas de matérias específicas mais uma redação. A segunda etapa será uma discursiva de Matemática (25 de outubro); Física (26 de outubro); Química (27 de outubro); Português e Inglês (28 de outubro). Neste último caso, as avaliações terão 4h30 de duração.

RESUMO DO CONCURSO
Instituto Militar de Engenharia – Exército Brasileiro
Inscrições: 30 de junho a 17 de agosto de 2021
Vagas: 98
Cargos: Oficial da Ativa e Oficial da Reserva
Data: outubro de 2021
Edital: Baixe aqui
 

Cursos preparatórios!

Nós temos materiais voltados para treinar candidatos que sonham com carreiras militares. Conheça os nossos cursos clicando aqui!

Grupo no Telegram – Exclusivo para concurseiros

Grupo 1: Focado em Questões e Simulados. Participe aqui.
Grupo 2: Notícias em primeira mão sobre concursos públicos. Clique aqui e participe.


Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo de Estudos, Notícias de Concurso em "primeira mão" e Materiais Gratuitos. Clique aqui.