fbpx

Concurso MPU: como escolher o melhor curso online?

Concurso MPU: como escolher o melhor curso online?

Você já pensou em prestar concurso para o Ministério Público da União? Trata-se de uma das provas mais concorridas do país, com poucas vagas e rendimentos altos, além da promessa de estabilidade e benefícios. Neste artigo, vamos falar sobre esse processo seletivo, que chamaremos de concurso MPU.

Seja para o cargo de técnico ou analista, você deve estudar muito para esse concurso. E, para isso, nada melhor do que um bom curso online, que preparará você para enfrentar a prova, com boas chances de figurar entre os primeiros colocados. Sim, aulas pela internet podem ser muito mais eficazes do que as presenciais, e se você quer saber o porquê, continue a leitura!

O que é o MPU?

O Ministério Público da União é o órgão máximo de representação pública da Lei. Congrega os Ministérios Públicos Federal, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Militar e Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, cada um atuando dentro de sua área de abrangência. 

Tem como foco o cumprimento da Lei, como representante da população. Aos Ministérios Públicos cabem a incumbência de ingressar com ações civis públicas, por exemplo, em defesa de algum interesse comum, no âmbito federal. Também recebem denúncias e podem, junto ao Poder Judiciário, fazer a abertura de processos civis e criminais. 

Está em evidência no noticiário nos últimos tempos em função dos recentes casos de corrupção na política brasileira. Como instância máxima da representação pública da justiça brasileira, é o Ministério Público da União que recebe, analisa e encaminha as denúncias de crimes na política, em âmbito federal, diretamente ao poder judiciário. 

Atualmente, o MPU é presidido pela procuradora-geral da União, Raquel Dodge. Ela é a sexta procuradora em exercício e a primeira mulher a ocupar o cargo.

Como é o concurso do MPU?

Em primeiro lugar, é importante esclarecer que ainda não há datas disponíveis para o concurso. Porém, conforme informações do próprio órgão, o objetivo é realizar as provas ainda este ano, uma vez que a validade do último concurso expirou em 2017. Por isso, é necessário ficar ligado nos canais de comunicação oficiais do governo para saber quando o certame for lançado, e não perder nenhuma data. 

Sabe-se que serão realizadas provas para preencher dois tipos de vaga: analista e técnico. Você sabe quais as incumbências e exigências de cada um? Vamos explicar a seguir.

Analista do MPU

Esse servidor deve ser graduado em direito, pois atuará no andamento dos processos, em apoio às equipes encabeçadas pelos procuradores. Não é preciso ter registro de classe, basta a graduação no ensino superior para concorrer. 

Essa categoria tem salário inicial em torno de R$ 12 mil. Porém, sem a confirmação oficial do edital, ainda é impossível saber quanto ganhará o selecionado para o próximo concurso. 

Técnico do MPU

Já os técnicos atuam em instâncias administrativas, garantindo o funcionamento do Ministério Público da União, dando encaminhamento aos processos e desempenhando outras tarefas de cunho administrativo.

Para esse cargo, o Ministério Público da União seleciona pessoas com o ensino médio completo. Os salários iniciais giram em torno de R$ 7 mil. Uma carreira promissora e rentável em um dos órgãos mais importantes do judiciário nacional.

E, claro, por consequência disso, essa é uma das provas mais aguardadas e concorridas do país. Os interessados em seguir nessa carreira devem intensificar a rotina de estudos e a preparação para poderem se sair bem quando a prova chegar. E, para isso, nada melhor do que um curso online. É sobre isso que vamos falar agora!

Por que investir em um curso online?

A oferta de cursos preparatórios para concursos é vasta, mas as vantagens daqueles de modalidade online são inegáveis. A praticidade de fazer as aulas e cumprir as tarefas no conforto do lar é extremamente importante para a rotina de um estudante, futuro candidato a um cargo público.

Imagine conciliar todos os compromissos de estudo, que são muitos e bastante exigentes, com idas até um curso presencial e todos os compromissos e consequências que isso ocasiona? Pensando nisso a equipe Focus Concursos prepara diversos cursos e materiais para atender a todas as necessidades dos concurseiros.

Materiais de estudo atualizados

Como os materiais são online, eles podem ser atualizados com muito mais facilidade do que os livros e apostilas dos cursinhos tradicionais. Lembre-se de que as provas exigem conhecimentos de leis e atualidades, que costumam variar. Preste atenção nesse detalhe.

Além disso, lembre-se de que os editais podem sofrer alterações ao longo do prazo. Caso algum conteúdo seja adicionado ou modificado, você vai poder ter um material de estudo atualizado. A política do Focus Concursos já inclui a atualização dos cursos para todos os alunos, caso ocorram alterações no edital, para os que tiverem dentro dos prazos de acesso, que podem ser, por exemplo, por 180 dias, ou mais, ou ainda até a data da prova.

Acesso às aulas até a data da prova

Você pode consultar os materiais do curso até horas antes da prova, diferentemente do curso presencial, que terá uma data limite. Já pensou ter uma dúvida de última hora e não conseguir solucionar com o professor? No curso online, isso não ocorre.

Isso sem falar nas revisões de véspera, gratuitas, que são promovidas pelos professores, e outros materiais que são disponibilizados.

Mais tempo para você

É muito simples: o tempo que você gastaria indo até uma escola para fazer as suas aulas preparatórias vai sobrar para você organizar melhor suas tarefas! Assim, você otimiza seu tempo e não deixa de estudar. 

Viu só como os cursos online são a melhor opção para você se preparar para um concurso? Cheio de praticidade e vantagens, e ainda com preços acessíveis. 

Com um bom curso online, você vai conseguir se preparar da melhor maneira possível para o concurso MPU. É concorrido, difícil e desafiador, mas com certeza traz muitas recompensas para aqueles que passam. Quer saber mais sobre cursos preparatórios online? Então entre em contato conosco e conheça as opções que oferecemos!


Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo 1: Focado no Concurso da Caixa Econômica (Edital vai sair em 2024). Participe aqui.
Grupo 2: Notícias “em primeira mão” sobre concursos públicos. Clique aqui e participe.