fbpx

Concurso PC RJ: Publicado informações do edital; Banca Cebraspe.

Concurso PC RJ: Publicado informações do edital; Banca Cebraspe.

Os concurseiros chegam a ficar aflitos diante de qualquer notícia do concurso da Polícia Civil do Rio de Janeiro, visto que este certame já anunciou várias vezes as previsões para a publicação de edital

Contudo, nossa mensagem para você é:Calma, pois dessa vez vai! Nossa equipe foi à busca de informações para lhe tranquilizar! 

Após a secretaria da PC RJ definir o Cebraspe como banca organizadora do novo concurso público, a empresa organizadora publicou informações relevantes do edital. As principais informações são: previsão de provas de múltipla escolha e as disciplinas por carreira.Confira!

Ao todo serão 400 vagas imediatas, além de cadastro de reserva. Confira a distribuição das vagas a seguir, para ingresso em sete cargos em todos os níveis de escolaridades, conforme autorização do Governo do Estado:

Das vagas destinadas aos candidatos com deficiência

Das vagas destinadas a cada especialidade e das que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do concurso, 5% serão providas na forma da Lei Estadual nº 2.298, de 28 de julho de 1994, e suas alterações e do Decreto nº 43.876, de 08 de outubro de 2012.

Das vagas destinadas aos candidatos negros e índios

Das vagas destinadas a cada especialidade e das que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do concurso, 20% (vinte por cento) das vagas, durante o prazo de validade do concurso público.

Das vagas destinadas aos candidatos com hipossuficiência econômica

Das vagas destinadas a cada especialidade e das que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do concurso, 10% (dez por cento) das vagas, durante o prazo de validade do concurso público, serão providas na forma da Lei Estadual nº 7.747, de 16 de outubro de 2017.

Faça um Curso preparatório

Se você sonha em entrar na PC RJ 2021, nós temos um material específico para encurtar o caminho da sua aprovação. Confere aqui e use o cupom de desconto EUQUERO.

Quer testar?

Você tem 7 dias, a partir da aprovação da compra, para assistir às aulas e conhecer nossos professores. Se você não ficar satisfeito com o conteúdo ou com a metodologia de ensino, você tem nossa garantia de satisfação.

Se você não ficar satisfeito, entre em contato conosco via e-mail e devolveremos o valor integral, sem nenhuma complicação

✍️  ACESSE O CURSO PREPARATÓRIO

O concurso PC RJ compreenderá as seguintes fases

Da primeira fase do concurso público

  • 1ª Etapa – Prova Objetiva de conhecimentos;
  • 2ª Etapa – Prova de Capacidade Física, para todos os cargos;
  • 3ª Etapa – Exame Psicotécnico;
  • 4ª Etapa – Exame Médico.

 Da segunda fase do concurso público

  • 1ª Etapa – Curso de Formação Profissional (CFP);
  • 2ª Etapa – Investigação Social;
  • 3ª Etapa – Avaliação de Títulos.

Das Provas objetivas

Serão elaboradas 6 (seis) provas objetivas, constituída, conforme a seguir informado:

  • INSPETOR DE POLÍCIA

A Prova de Conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá de prova compreendendo 100 (cem) questões objetivas (múltipla escolha) versando sobre Língua Portuguesa (30 questões ), Conhecimentos Específicos (50 questões) e Conhecimentos Básicos de Informática (20 questões).

Em atenção ao Art. 21, § 2º, da Lei Estadual nº 3.586/2001 será exigido do candidato na primeira fase do concurso público, conhecimentos básicos de micro -informática, voltados para processadores de textos

  • AUXILIAR POLICIAL DE NECROPSIA

A Prova de Conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório consistirá de prova compreendendo 60 (sessenta) questões objetivas (múltipla escolha) versando sobre Língua Portuguesa (20 questões), Noções Básicas de Biologia e Anatomia Humanas (30 questões) e Matemática (10 questões).

  • PERITO CRIMINAL

A Prova de Conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório consistirá de prova compreendendo 100 (cem) questões objetivas (múltipla escolha) versando sobre Língua Portuguesa (30 questões) e Conhecimentos Específicos (70 questões, observado o conteúdo programático de cada especialidade – engenheiro civil, de engenheiro mecânico e de químico).

  • PERITO LEGISTA

A Prova de Conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório consistirá de prova compreendendo 100 (cem) questões objetivas (múltipla escolha) versando sobre Língua Portuguesa (30 questões) e Conhecimentos Específicos (70 questões, observado o conteúdo programático para carreira de médico).

  • TÉCNICO POLICIAL DE NECROPSIA

A Prova de Conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório consistirá de prova compreendendo 60 (sessenta) questões objetivas (múltipla escolha) versando sobre Língua Portuguesa (20 questões) e Conhecimentos de Anatomia e Fisiologia Humanas (40 questões).

  • INVESTIGADOR POLICIAL

 A Prova de Conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório consistirá de prova compreendendo 100 (cem) questões objetivas (múltipla escolha) versando sobre Língua Portuguesa (30 questões), Noções de Direito (Penal, Processual Penal, Administrativo e Constitucional) (50 questões) e Conhecimentos Básicos de Informática (20 questões).

As provas objetivas de conhecimentos de língua portuguesa realizadas no mesmo turno/dia serão comuns para os mesmos níveis de escolaridade.

Das localidades de aplicação de provas

Todas as fases do Concursos serão realizadas na cidade do Rio de Janeiro/RJ em único turno/dia.

Havendo indisponibilidade de locais suficientes ou adequados nas localidades de aplicação de provas, essas poderão ser realizadas em outras localidades

Da Prova de Capacidade Física – TAF

Serão convocados para a prova de capacidade física até 2.198 candidatos aprovados e mais bem classificados nas provas objetivas, respeitados os empates na última posição.

Do Exame Psicotécnico

Serão convocados para a realizar o Exame Psicotécnico os candidatos aprovados na Prova de Capacidade Física. 

Exame Médico

Serão convocados para os exames biométricos e avaliação médica os candidatos aprovados no Exame Psicotécnico. O Exame Médico visa aferir se o candidato goza de saúde, sendo os exames realizados a expensas dos candidatos. O resultado dos exames médicos e avaliação médica será apresentado por meio de laudo, com assinatura e identificação do responsável.

O edital preverá as condições mínimas de saúde física, a serem oportunamente exigidas, através de exames próprios específicos.

Curso de Formação

Serão convocados para o Curso de Formação os candidatos aprovados nas etapas anteriores do concurso e classificados no número de vagas de cada cargo do certame, de acordo com os critérios estabelecidos no edital de abertura da seleção.

Avaliação de títulos, apenas para o cargo de perito legista

Serão convocados para a avaliação de títulos, de caráter classificatório, os candidatos convocados para o curso de formação.

Sindicância de Vida Pregressa e Investigação Social

Serão convocados para a Sindicância de Vida Pregressa e Investigação Social, de caráter eliminatório, todos candidatos convocados para o curso de formação.

A Sindicância de Vida Pregressa e Investigação Social, executada pela Cebraspe, de caráter unicamente eliminatório, visa a apurar a idoneidade do candidato, sob os aspectos moral, social e criminal, que deve ser irrepreensível e inatacável, adequada ao que se espera dos cargos policiais, tratando-se de fase que se inicia por ocasião da inscrição do candidato no concurso público encerrando-se apenas com a nomeação do candidato.

PREPARE-SE COM A GENTE!

Você vai esperar o edital ser publicado para estudar? Adquira agora mesmo o melhor curso preparatório do Brasil! Use o cupom desconto EUQUERO.


Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo 1: Focado no Concurso da Caixa Econômica (Edital vai sair em 2024). Participe aqui.
Grupo 2: Notícias “em primeira mão” sobre concursos públicos. Clique aqui e participe.