Polícia Civil Paraná: Inicia escolha da banca organizadora!

Foi autorizado pelo Governo do Estado do Paraná a realização de novo concurso para o cargo de escrivão da Polícia Civil do Estado do Paraná. Serão abertas 100 vagas imediatas mais cadastro reserva. De acordo com o setor de concursos do órgão,  foi iniciada o processo para contratação da Banca Organizadora. Com isso,  o próximo passo para a realização do certame será a publicação do edital de abertura, o que deve ocorrer muito em breve. 

“Queremos o concurso ainda para esse ano, mas ainda não temos data de edital definida”, disse o  setor de Recursos Humanos da PC-PR.

 

De acordo a SINCLAPOL PARANÁ, a autorização do concurso foi uma resposta ao trabalho incessante do presidente licenciado do Sinclapol, André Luiz Gutierrez junto ao Governador Beto Richa para a solução do grave problema da falta de efetivo na Polícia Civil do Paraná. Gutierrez, mesmo assumindo a presidência da Cobrapol-Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis, sempre manteve o apoio ao Sinclapol e policiais civis do Paraná.

Novidades 

A informação recente é que, a PC/PR  revelou o projeto básico (Termo de Referência). De acordo com o documento, o certame será dividido em cinco etapas e as prova objetiva e discursiva aplicadas no mesmo dia na cidade de Curitiba/PR.

A avaliação será dividida em cinco fases, sendo:

  •  Prova objetiva e discursiva de conhecimentos gerais (eliminatória e classificatória);
  •  Prova objetiva de conhecimentos específicos (eliminatória e classificatória);
  •  Exame de investigação de conduta (eliminatória);
  •  Prova de higidez física (eliminatória);
  •  Prova de aptidão física (eliminatória).

Os candidatos que forem aprovados nessa etapa serão submetidos ao Teste de Capacidade Física (TAF), composto pelas seguintes avaliações: Corrida de seguimento; Flexão abdominal; Sato em Extensão; Impulsão Vertical; Escalada em Rede e Corrida aeróbica.

Lançamento: #SÉRIE600 QUESTÕES DE PORTUGUÊS – BAIXE GRÁTIS!

Nós da Editora Focus Concursos preparamos a coletânea #SÉRIE600, que reúne questões da banca Cespe para que você possa testar e aperfeiçoar seus conhecimentos. Neste módulo você encontrará exercícios de Língua Portuguesa com enunciados que abordam as três áreas da gramática: Fonologia, Morfologia e Sintaxe.

Ao todo, são 66 páginas com 600 questões gabaritadas e organizadas por assunto que te ajudarão a ter mais familiaridade com nossa língua. As questões devem ser respondidas com CERTO e ERRADO e todos os exercícios deste livro foram extraídos de provas aplicadas anteriormente pela própria Cespe.

 

Das Vagas, Cargos e Remunerações

A intenção é contratar aproximadamente 100 novos escrivães, que vão atuar em delegacias de todo o estado. Com isso, muitos candidatos já iniciaram sua preparação para o concurso, pois o cargo de escrivão é um dos mais concorridos em concursos da Polícia Civil do Paraná, visto que o candidato pode ter formação superior em qualquer área. A média salarial de um escrivão é de R$ 5.200,00, podendo chegar até R$10.100,00, o que de fato atrai concurseiros de todo o país.  

pc-pr-polícia-civil-do-paraná-curso-preparatório

O que estudar para o concurso PC PR?

A prova de conhecimentos gerais terá 35 questões objetivas e uma discursiva (redação). As questões serão sobre as disciplinas de:

  • Língua Portuguesa – 15 questões;

  • Noções de Informática – 10 questões;

  • Raciocínio Lógico – 5 questões;

  • Noções da estrutura do aparelho administrativo do Poder Executivo do Estado do Paraná – 5 questões.

  • Já a redação precisará ter no mínimo 15 e no máximo 25 linhas. A avaliação, que será composta pelo conteúdo programático de Língua Portuguesa, será sobre um tema atual.

A prova de conhecimentos específicos também contará com 35 questões sobre as disciplinas de:

  • Noções de Arquivologia – 3 questões;

  • Noções de Direito Penal – 6 questões;

  • Noções de Processo Penal – 5 questões;

  • Noções de Direito Constitucional – 6 questões;

  • Noções de Direito Administrativo – 5 questões;

  • Legislação Especial – 6 questões;

  • Estatuto da Polícia Civil do Paraná – 4 questões.

Ao todo, serão convocados para as próximas etapas os mil candidatos que obtiverem melhor classificação e que atingirem pontuação mínima de 60% na prova. Estes deverão apresentar exames médicos e documentos à comissão do concurso. 

Defasagem do Cargo

A Polícia Civil de todo o estado vem sendo prejudicada em suas atividades pela falta de escrivães nas delegacias. A tendência é que a falta aumente ainda mais, visto que muitos profissionais entraram com pedido de aposentadoria e, isso afeta também a Polícia Civil do Paraná, acarretando o quadro de funcionários.

Uma pesquisa divulgada em 2015 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que o Paraná tem um policial civil para cada 2.366 paranaenses. Atualmente, existem em torno de 500 delegacias de polícia em todo o estado e 763 escrivães na ativa, quando são necessários aproximadamente 2 mil profissionais, ou seja, quatro escrivães por delegacia, no mínimo. Em vários locais não há nenhum profissional da área, passando a função para investigadores e delegados.

Último certame

O último concurso teve o edital publicado no ano de 2010 para Escrivão e Investigador com nível superior e idade mínima de 21 anos. A banca organizadora foi a Cops/UEL. A estimativa é que a publicação do edital para o certame da PC-PR seja publicada este ano, pela mesma banca do concurso anterior.

Os candidatos inscritos no certame de 2010 passaram por cinco etapas de avaliação, sendo: Conhecimentos Gerais e Especifico Higidez Física, Aptidão Física e Investigação de Conduta.

 

 Jornalista: Suzana de Oliveira  

AULAS E MATERIAIS GRÁTIS – VEJA AQUI!

São revisões, intensivos, eventos, simulados e muito mais, totalmente gratuito para você acessar e utilizar como achar melhor

As coisas boas da vida não são mais sinônimo de preços altos 😆

 Nosso objetivo é fornecer cursos que caibam nos bolsos de nossos clientes, facilidade de pagamento e muito conteúdo gratuito em nossos diversos canais. Veja aqui!