fbpx

Confira 7 dicas infalíveis para se dar bem em provas de concursos

Confira 7 dicas infalíveis para se dar bem em provas de concursos

Estudar é essencial para se dar bem em provas de concursos. No entanto, para ter um bom desempenho, é necessário mais que apenas dominar o conteúdo. Não são os candidatos que têm mais conhecimentos que são aprovados, mas, sim, os que conseguem aplicar com maior eficiência o que sabem.

Por isso, além de fazer uma excelente preparação, é preciso adotar práticas que ajudem a controlar a ansiedade e o nervosismo e usar boas estratégias no momento de responder às questões.

Pensando nisso, preparamos um artigo com 7 dicas incríveis para se dar bem na realização de provas de concursos. Continue a leitura!

1. Tenha calma e concentração

O primeiro passo para realizar uma boa prova é controlar a ansiedade e conseguir se concentrar. Dessa forma, é possível aproveitar bem o tempo do exame e interpretar corretamente os enunciados das questões. Entretanto, para que isso seja possível, é fundamental dominar o conteúdo e ter autoconfiança.

Além disso, algumas práticas para melhorar a concentração podem ajudar, como a meditação e a respiração profunda. Uma boa estratégia é exercitá-las no período de estudos. Quando elas se tornam hábitos, os resultados são mais eficazes.

2. Preste atenção na quantidade mínima de acertos

Para ser aprovado em um concurso, é preciso ter uma quantidade mínima de acertos em cada disciplina. Sendo assim, considere as regras do edital e tenha atenção para não ficar preso a determinadas questões. Deixe as perguntas que não conseguir responder para o final, resolva o que sabe e, depois, tente solucionar o resto.

3. Considere sua organização mental

As pessoas têm modos diferentes de estruturar e conectar as informações — o que interfere em vários aspectos durante uma prova. Algumas obtêm melhores resultados desenvolvendo as questões mais cansativas primeiro. Já para outras, a melhor tática é solucioná-las no final, por exemplo.

Dessa forma, é fundamental que o candidato conheça as suas limitações e saiba como é a sua organização mental. Uma boa forma de fazer isso é utilizar o período de estudos para conquistar autoconhecimento e entender o funcionamento do cérebro. Assim, é possível contar com as próprias características estrategicamente para obter um bom resultado.

4. Utilize todo o tempo das provas de concursos 

Em provas de concurso, o tempo é estipulado para que todas as perguntas sejam solucionadas de forma correta. Por isso, é essencial utilizar todo o período disponível. Responder rapidamente às questões, geralmente, não proporciona bons resultados.

Ademais, é importante lembrar que o bom desempenho depende da dedicação do candidato, tanto no período de estudos quanto no momento da prova. Assim, cada minuto deve ser aproveitado.

5. Não tenha pressa

A pressa pode prejudicar muito o desempenho. Sendo assim, foque em cada questão e resolva-as com tranquilidade. Para isso, é preciso também organizar de forma eficiente o tempo disponível, considerando todas as etapas do exame — como resolução, revisão e passagem das respostas para o gabarito.

6. Saiba os diferentes tipos de leituras

Uma leitura pode ser de quatro tipos: elementar, de inspeção, analítica e sintópica. Cada uma delas representa um nível de envolvimento com o texto, assim como um tempo diferente de dedicação. Conhecê-las e aprender a utilizá-las é fundamental para evitar erros e conseguir extrair as informações mais relevantes das questões. Acompanhe! 

6.1. Elementar

É uma leitura superficial, na qual existe pouco envolvimento. Nela, o leitor consegue saber qual é o conteúdo do texto, mas sem maiores detalhes. Normalmente, é utilizada em mensagens curtas e de fácil entendimento — que necessitam de apenas uma leitura.

6.2. Inspeção

Na leitura de inspeção, o leitor não tem um envolvimento profundo com o texto, mas absorve os detalhes mais importantes da questão. Ele lê mais de uma vez, analisa as mensagens, entende o contexto e extrai as informações relevantes.

6.3. Analítica

Essa é uma leitura na qual existe um envolvimento profundo. O leitor compreende a estrutura do texto, sabe todos os detalhes da mensagem e é capaz de cruzar informações e utilizar de conhecimentos prévios para criar conexões. Com isso, o candidato consegue se colocar no lugar de quem elaborou a questão e fazer considerações sobre o que foi lido.

6.4. Sintópica

A sintópica, ou crítica, é o nível mais profundo de leitura. Nela, o leitor entende todos os detalhes, consegue analisar as mensagens, cruzar e comparar informações com as de outros textos e ter diferentes percepções sobre o assunto. Ela permite a obtenção de conclusões inéditas e, consequentemente, a criação de novos conteúdos. Por isso, é importante realizá-la, principalmente, em questões discursivas.

7. Conheça os erros de interpretação

Os erros de interpretação em provas de concurso são diversos. Entretanto, existem alguns que são mais recorrentes. Saber quais são ajuda a não cometê-los no momento de ler os enunciados das questões. A seguir, apresentaremos os principais. 

7.1. Contradição

A contradição acontece quando a questão apresenta ideias incompatíveis com as do candidato, gerando confusão na interpretação da pergunta. Para evitar que esse erro ocorra, é preciso resolver a prova com imparcialidade e atenção.

7.2. Extrapolação

Esse erro acontece quando o candidato perde o foco no que está sendo pedido e extrapola o assunto da questão. As consequências são: confusão, desperdício de tempo e respostas erradas. Para reduzir as probabilidades desse erro ocorrer, é importante realizar uma segunda leitura mais aprofundada do texto.

7.3. Redução

A leitura apressada do enunciado pode causar a redução, que é uma interpretação fragmentada e incompleta do texto. De modo geral, esse erro é o oposto da extrapolação. Ele limita o entendimento, impedindo a obtenção de todas as informações necessárias para desenvolver a questão de forma correta.

7.4. Desatenção

Muitas vezes, por causa da desconsideração ou interpretação errada de uma palavra, o texto ganha outro sentido. Exemplos disso são os erros em questões com as seguintes expressões: correto, incorreto, verdadeiro e falso.

Essas são falhas de interpretação provocadas pela desatenção. Para evitá-las, é fundamental ler com atenção — e mais de uma vez — o enunciado.

Com essas dicas e uma boa preparação, é possível ter um excelente desempenho nas provas de concursos. Contudo, se mesmo com boas estratégias acontecerem “brancos” no momento de responder às questões, não entre em pânico. Respire profundamente por alguns segundos, passe para as próximas perguntas e, ao final, tente raciocinar novamente.

Gostou de conhecer essas dicas infalíveis para ajudá-lo nas provas? Agora, que tal focar na preparação e conferir o nosso guia completo de como estudar para concursos? Aproveite!


Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo 1: Focado no Concurso da Caixa Econômica (Edital vai sair em 2024). Participe aqui.
Grupo 2: Notícias “em primeira mão” sobre concursos públicos. Clique aqui e participe.