fbpx

Entenda como se inscrever para concurso público em 7 passos

Entenda como se inscrever para concurso público em 7 passos

É comum que muitos concurseiros tenham dúvidas em como inscrever-se para concursos públicos. São tantas regras e etapas que devem ser cumpridas até o dia da prova que podem confundir a cabeça dos candidatos.

Com o objetivo que ajudar você, que tem como meta ser servidor público, preparamos este post. Aqui você aprende como funcionam os editais e quais são os 7 passos para fazer a inscrição em um concurso. Confira!

Editais para concurso público

De uma maneira geral, os editais de concurso público contêm várias definições. Entre eles estão termos que, se não forem lidos com atenção, podem atrapalhar o entendimento.

Além disso, existem os artigos, jargões e fórmulas que merecem uma interpretação cuidadosa. Ainda, os editais informam os conteúdos e critérios seletivos. Para facilitar a sua vida, esclarecemos alguns pontos relevantes desse documento essencial para o ingresso na carreira pública.

Inscrição

Como a primeira parte, vem descrito o período da abertura e encerramento das inscrições. Para facilitar, anote em sua agenda as datas para não perder o prazo estipulado.

Atribuições da função escolhida

Este item descreve as atribuições e remuneração do cargo escolhido. É de suma importância ler com calma, para entender se você atende às demandas da função. Dessa forma, você evita o abandono do cargo, quando estiver em exercício. Também é válido ficar por dentro das especificações, para que não tenha que atuar em uma profissão que não gosta.

Fases do concurso

Existem fases do concurso que precisam ser conhecidas e compreendidas pelos candidatos. A dica é ler com paciência para se preparar para cada uma delas.

Conteúdo programático

Nessa parte do edital estão todas as matérias que devem ser estudadas para o dia prova. Podemos dizer que esse é um dos pontos que merecem mais atenção dos concurseiros, para que comecem a montar a rotina de estudos.

Prova

As informações com a data, local e horário das provas constam no tópico da prova. Acrescentando às informações dos exames, vem descrito também algumas regras, como o uso de canetas, lápis, se pode levar objetos pessoais, entre outras coisas. Destaca ainda o tipo de prova e se terá a avaliação discursiva ou não.

Critério de correção

Cada concurso estabelece uma regra para o peso e quantidade das questões de cada disciplina. Para saber como será a correção da prova de seu cargo pretendido, é fundamental compreender essa unidade do edital. Muitas das vezes, a banca examinadora determina que a cada questão errada, sejam tirados pontos da pessoa. Isso faz com que o candidato evite “chutar” as questões.

Resultados

 

e ainda ver os prazos para recursos, verifique o item de resultados do edital. Como também a classificação geral dos candidatos. É nesse espaço que essas datas importantes são fixadas.

Veja 7 passos para inscrever-se em um concurso público

1. Leia o edital

Como destacado acima, o edital contém as etapas de cada Concurso Público. Para realizar a  inscrição, o primeiro passo que você deve dar é fazer uma leitura pausada em cada item do documento. Inclusive, é interessante saber se o concurso que participará tem cotas de vagas.

2. Escolha a forma de inscrição

As formas de fazer a inscrição são pelo site da organizadora da prova, nos Correios ou em agências bancárias. Os endereços habilitados são colocados no edital do concurso. Basta somente escolher o local, preencher todos os documentos necessários e pronto! A inscrição estará feita, sendo necessário também pagar a taxa estipulada.

3. Se inscreva pela web

Para facilitar ainda mais, faça como a maioria dos concurseiros. Muitos contam com a facilidade da internet para preencher a ficha de inscrição. Ao entrar no site da organizadora do concurso, insira todos os dados solicitados.

Lembre-se de assinalar atendimento especial no dia da prova, caso tenha alguma limitação física. Ao terminar o formulário, o sistema gera um boleto com o valor da taxa de inscrição. O cadastro do candidato só será válido, após a confirmação da fatura quitada.

4. Preste atenção à data limite

Se por algum motivo você não conseguir pagar no mesmo dia a taxa de inscrição, não se preocupe. Existe um prazo para que seja pago o boleto, que não pode passar da data máxima determinada. Caso perca esse período, você fica impedido de fazer a prova e a inscrição é anulada.

5. Entenda as formas de pagamento

Outro passo importante para inscrever-se num concurso é entender as formas de pagamento da inscrição. Observe com cuidado como está descrito no documento emitido. Normalmente, é possível quitar pelo próprio site da administradora do concurso ou por boleto bancário. Vale a pena informar-se para não cometer erros.

6. Veja se existe isenção de taxa

Existe a possibilidade de muitos editais trazerem taxas diferenciadas para inscrição. Para saber se você se encaixa nessa condição, leia o edital para esclarecer essa regra. Algumas pessoas se beneficiam, por exemplo, por serem doadores de sangue, estudantes, desempregados ou possuir baixa renda comprovada. Mesmo que consiga esse privilégio, terá que inscrever-se normalmente. O que diferencia é o pagamento da taxa para prestar o concurso público.

7. Guarde o comprovante da inscrição

Não pense que só basta pagar o boleto e o sistema confirmará que você é um dos candidatos para o concurso. É preciso também retirar o comprovante de inscrição. Para isso, a dica é ficar de olho no site da organizadora, que exibe o andamento da etapa.

Existe a possibilidade do concurseiro receber o cartão de inscrição em casa, mas isso não é uma regra. Cada candidato deve observar no edital os detalhes de como é emitido o cartão de confirmação e qual o meio de entrega.

Por fim, lembre-se que para se inscrever para concurso público, cada detalhe vale. Para que tudo dê certo, siga as nossas dicas e caso surja alguma insegurança, não hesite em ler o edital. Dessa forma, seu desejo de se tornar um servidor público ficará mais perto de se realizar.

Agora que conferiu quais são os passos para se inscrever para concurso público, compartilhe o texto em suas redes sociais. Certamente muitos amigos que têm dúvidas sobre o assunto serão ajudados.


Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo 1: Focado no Concurso da Caixa Econômica (Edital vai sair em 2024). Participe aqui.
Grupo 2: Notícias “em primeira mão” sobre concursos públicos. Clique aqui e participe.