fbpx

Guia completo de como estudar para concursos

Guia completo de como estudar para concursos

A maioria das pessoas que querem iniciar uma rotina intensa de estudos tem dúvidas sobre como estudar para concursos. É comum ter os mais variados questionamentos antes da preparação, seja concurseiro iniciante ou não. Afinal, esse é um projeto de vida que traz diversos benefícios quando bem realizado.

Muitas das dúvidas vêm do desafio que é conciliar a rotina de estudos com o trabalho, faculdade ou qualquer outra atividade que demande tempo — além, é claro, dos anseios de se manter produtivo, concentrado e motivado. Nesses e em outros casos é necessário ter em mente algumas estratégias antes de começar a, de fato, estudar.

Neste guia, selecionamos os principais pontos que você precisa considerar para obter um desempenho satisfatório nos estudos para concursos. Prepare-se!

Defina seus objetivos

Estar em busca de um objetivo é uma maneira simples de desenvolver um hábito, já que você será levado intuitivamente a se esforçar para alcançar o propósito. Sabendo disso, trazer essa lógica para os seus estudos pode ser a melhor ideia do seu dia!

Em primeiro lugar, você deve deixar claro quais serão os seus objetivos com os estudos. Ou seja, é fundamental que escolha o concurso que realmente deseja fazer. Além de ser uma maneira de economizar com taxas de inscrições, essa atitude te permite estudar de maneira mais direcionada para o que realmente vale a pena.

Saiba que cada concurso pode exigir conteúdos programáticos diversos. Se vai arriscar a sorte em três ou quatro concursos, sem estar devidamente preparado, você comprometerá outras atividades do seu dia sem a certeza de que está fazendo a coisa certa. Por isso, escolher o(s) concurso(s) conscientemente é muito importante.

Feito isso, as próximas metas que você precisa definir serão etapas para alcançar o propósito maior. Nesse sentido, é importante criar metas diárias, semanais e/ou mensais para acompanhar o seu desenvolvimento e ritmo de aprendizado, seja levando em consideração horas de estudo ou quantidade de conteúdo visto.

Conheça as disciplinas exigidas

Tendo em mente o concurso que deseja prestar, é importante que você avalie a sua situação nas disciplinas comumente presentes na prova. Veja o que é preciso para fazer isso.

Verificar os editais anteriores

Não é necessário esperar até a data de publicação do edital para conhecer as disciplinas que estarão na prova e dar início à rotina de estudos, uma vez que esse documento costuma ser publicado faltando poucos dias para o dia de prova. A melhor saída é ir atrás de editais de versões anteriores do concurso.

Caso haja diferenças entre os editais verificados e o que sairá, serão pontuais e certamente não trarão prejuízos para o seu plano de estudos. Ter esse contato prévio com as disciplinas permite que você tenha tempo para focar em áreas mais dificultosas e trabalhar de maneira satisfatória com áreas em que leva vantagem — é sobre isso que trataremos a seguir.

Avaliar o seu nível de dificuldade nas disciplinas

Não é raro encontrar alunos que estudam bastante áreas que já dominam e esquecem de áreas que não têm tanta facilidade. Você costuma fazer isso? Se sim, essa é uma boa hora de mudar de estratégia.

Lembre-se de que o resultado final do concurso pode ser decidido por detalhes. Logo, apresentar conhecimento suficiente para fazer uma boa prova em todas as áreas pode ser o que permitirá a sua aprovação.

Uma ótima maneira de se manter preparado é avaliando a importância de cada disciplina para o cargo escolhido e o nível de dificuldade para você. Saiba que alguns concursos trabalham com o sistema de pesos para cada área, o que pode influenciar na fase de estudos. Por isso, verifique se a instituição do concurso que você está fazendo adota ou não esse método.

A ideia é que você tenha em mente as disciplinas que terão mais destaque na sua planilha de estudos (aquelas que apresentam maior grau de importância para o cargo, maior nível de dificuldade e maior número de questões na prova) e as disciplinas secundárias (aquelas que apresentam menor grau de importância para o cargo, menor nível de dificuldade e um número menor de questões na prova).

Defina a metodologia de estudo

A metodologia de estudo se refere aos meios que você terá para consultar materiais, tirar dúvidas e fazer simulados. Como estudar para concursos requer planejamento, é fundamental analisar a forma ideal para a sua rotina. 

Escolher fazer um curso para se preparar é atualmente a opção mais vantajosa, uma vez que você terá a segurança de contar com materiais atualizados e organizados para facilitar o seu aprendizado. Sabendo disso, é melhor escolher um curso online ou presencial? A seguir, tratamos um pouco sobre essas duas modalidades.

Ensino EaD

O Ensino a Distância (EAD) está ficando cada vez mais famoso entre os estudantes brasileiros. Isso não é à toa: preparar-se para um concurso em casa apresenta diversas facilidades para a rotina de um estudante. 

Por meio do ensino online, o concurseiro elimina gastos com transporte, tem a segurança e o conforto de estudar em casa, gerencia a sua rotina de estudos de maneira digital, monta o seu próprio cronograma de horários, pode estudar em qualquer lugar (precisando apenas de um dispositivo com acesso à internet para assistir às videoaulas) e desfruta de preços baixos — já que a instituição não tem gastos estruturais com o aluno, como cadeiras, ar-condicionado, materiais impressos etc.

Aulas presenciais

As aulas presenciais podem ser outra opção interessante. O contato com o professor pode tornar o processo de aprendizagem mais produtivo, além de estar ao redor de outros estudantes, o que pode facilitar os estudos.

É importante também considerar que, nesse caso, será preciso desembolsar uma quantia para gastos com transporte, adaptar os seus horários às aulas e aproveitar esses momentos para tirar todas as dúvidas. 

Qual é a melhor forma para mim?

A metodologia escolhida dará o direcionamento dos seus estudos, por isso, é importante pensar sobre essa questão desde cedo. Podemos afirmar que não há uma resposta única para essa questão. É preciso avaliar as vantagens de cada modalidade e escolher aquela que mais se adapta às suas necessidades.

Estabeleça seus horários de estudo

Um erro muito comum das pessoas que desejam aprender como estudar para concursos é não fixar horários durante a semana para se dedicar aos estudos. Uma preparação de verdade exige que você se empenhe não apenas quando estiver livre de festas ou outras maneiras de se entreter. Afinal, para que se crie o hábito, os estudos devem fazer parte da sua rotina.

Muitas pessoas precisam conciliar os estudos com outros compromissos diários. Por isso, um passo importante rumo à preparação de qualidade é avaliar os horários mais propícios do seu dia para estudar. Tenha em mente que a organização prévia permitirá que você tenha um maior controle sobre a situação. Veja como fazer isso:

Avalie todas as ocupações diárias

Separe alguns minutos do seu dia para colocar na ponta do lápis o cronograma da sua vida. Ou seja, liste todas as suas atividades de domingo a domingo. Essa é uma ótima maneira de encontrar atividades supérfluas que você pode eliminar ou diminuir a recorrência e, assim, identificar todos os horários livres para estudar.

É fundamental fazer essa avaliação com cautela, considerando, de fato, tudo o que você faz que exige tempo na semana. Assim, não se corre o risco de se lembrar de um compromisso depois de tudo feito e prejudicar a sua nova rotina.

Estude nos finais de semana

Caso não sobre muito tempo — ou nenhum — para estudar durante os dias úteis, a solução é se planejar para dedicar algumas horas dos finais de semana. Mesmo se você conseguir estabelecer bons horários de segunda à sexta, é recomendado que separe um período para os estudos no sábado e/ou domingo.

Visualize os períodos de estudos da semana

Ao final do processo, é importante que você tenha um panorama claro de quantas horas e de quais dias você poderá estudar durante a semana, sempre respeitando limitações físicas, é claro. Essa organização será valiosa para o passo seguinte: a hora de montar o cronograma de estudos. 

Elabore um cronograma de estudos

Para elaborar um cronograma de estudos, é necessário que você esteja ciente dos seus horários disponíveis e do seu nível de dificuldade em cada disciplina exigida para o cargo escolhido no concurso. Afinal, não existe um cronograma único e mágico para alcançar a aprovação, uma vez que cada estudante conta com uma realidade diferente.

Sabendo disso, é possível adotar algumas estratégias para montar um cronograma dinâmico e personalizado. Abaixo, confira algumas técnicas.

Estude mais o que é mais necessário

Durante a preparação, é importante focar nas disciplinas de maior peso para o cargo, naquelas que você tem mais dificuldade e apresentam maior número de questões na prova (como dito anteriormente).

Por exemplo, em uma prova de 60 questões, com 10 de Economia e 10 de Português, é evidente que os conteúdos de Língua Portuguesa precisam de mais horas de estudo no cronograma quando comparados aos conteúdos de Economia — que também precisam da sua dedicação, mas em menor intensidade.

Intercale áreas diferentes

Estudar por horas seguidas uma única disciplina deixa a sua mente cansada e o seu corpo indisposto a continuar focado ao longo do dia. Por outro lado, ao quebrar o ciclo de estudos de uma mesma área, você torna o seu cérebro mais ativo, conseguindo absorver os assuntos com mais facilidade. Por exemplo:

 Conhecimentos Gerais

 08:00 às 10:00

 Matemática           

 10:05 às 11:05

 Língua Portuguesa

 11:10 às 12:10

No caso acima, a disciplina de Matemática exige uma maior capacidade para calcular, diferentemente de Conhecimentos Gerais e Língua Portuguesa, que exigem maior capacidade para ler e interpretar textos.

Não se esqueça dos intervalos

Assim como não intercalar áreas distintas pode ser prejudicial para o seu aprendizado, estudar durante 4 horas seguidas ou mais também pode dificultar os estudos. Por isso, é recomendado que entre as disciplinas haja pequenas pausas (como na tabela anterior), de 5 a 10 minutos. Assim, você pode fazer necessidades básicas sem preocupação.

Além disso, você pode fazer pausas maiores, de 1 ou 2 horas, para descansar a mente depois de acumular um período razoável de estudo.

Faça revisões

Ficar meses sem revisar um assunto visto no início da preparação pode levar ao esquecimento praticamente total do que foi estudado. Imagine precisar estudar tudo de novo faltando pouco tempo para a prova? Para evitar essa situação, uma parte considerável da sua rotina de estudos deve ser dedicada à revisão dos conteúdos

Você precisa montar uma estratégia de revisão de modo que leis, fórmulas e conceitos-chave para a prova fiquem sempre “frescos” na sua mente. Dois aspectos são fundamentais para isso: preparação do material e regularidade da revisão. Abaixo, entenda melhor cada um deles.

Preparação do material para revisar

A preparação do material para revisão deve ser feita conforme o estudo de cada assunto. Esse material deve ser uma síntese dos pontos principais a respeito do que foi estudado, de modo que sirva de gatilho mental quando você for revisá-lo. Ou seja, as informações devem servir de guia para lembrar do assunto, evitando que você perca tempo voltando a consultar o “conteúdo bruto”.

A distribuição das informações no material de revisão pode otimizar ou dificultar o processo. Logo, é interessante que você dê preferência a alguns formatos:

  • uso de palavras-chave;
  • tópicos de citação direta (frases curtas e objetivas);
  • mapas mentais (espécie de árvore genealógica do assunto);
  • bloquinhos de papéis com perguntas na frente e respostas no verso.

Além disso, baterias de exercícios também são uma ótima maneira de fixar o conteúdo.

Regularidade da revisão

Além de uma organização estratégica do material, é importante manter uma regularidade padrão para as revisões. O recomendado é que você separe um dia na semana para revisar os conteúdos — é preferível que seja sábado ou domingo, porque assim você fica com os dias úteis para estudar normalmente.

Desse modo, você também pode estabelecer revisões quinzenais. Assim, os assuntos estudados na semana anterior poderão ser contemplados na sua revisão. Ao final do conteúdo programático, os materiais serão de grande valor para lembrar dos pontos principais faltando poucos dias para a prova.

Tenha um local de estudos organizado

Engana-se quem acha que o ambiente não pode tornar qualquer atividade em si mais produtiva. A concentração é um dos principais benefícios provenientes de um ambiente organizado. Em relação à preparação para concursos, o local de estudos é um ponto crucial. A seguir, confira algumas dicas para garantir um ambiente de estudos produtivo.

Reserve um local para estudos

Escolha um espaço silencioso e com o mínimo de dispersões para estudar e guardar os seus materiais. Não ter um local específico para isso pode gerar desorganização, já que você correrá o risco de ter coisas espalhadas pela casa. Consequentemente, a perda de materiais pode levar a prejuízos no momento de estudar.

Estude com conforto

É muito importante investir no local de estudos. Afinal, é um ambiente em que você passará muito tempo. Procure ter uma cadeira adequada para o bom posicionamento das suas costas (evitando problemas de saúde), uma boa iluminação para não pegar no sono à noite, uma mesa que comporte todos os materiais confortavelmente, entre outras particularidades.

Mantenha os materiais sempre à sua disposição

Os materiais devem estar bem posicionados ao longo do ambiente, de modo que você consiga manter o foco e a produtividade em alta. Por isso, nada de manter as canetas, cadernos e outros materiais distantes da mesa de estudos. O simples fato de se levantar enquanto está estudando pode quebrar um raciocínio e, assim, prejudicar a sua concentração.

Entenda como se motivar

A desmotivação é um sentimento comum entre os estudantes de concursos e pode ser proveniente de diversos motivos. Entre os mais comuns, está o desgaste físico e mental que a rotina de estudos acarreta.

Muitas vezes, isso acontece porque entramos no “modo automático”. Ou seja, os nossos objetivos com os estudos diários começam a ser esquecidos aos poucos, por conta do esforço repetitivo que é a dedicação aos estudos.

Isso pode chegar ao ponto de alguns se perguntarem por que estão estudando tanto e, a partir daí, a mente vai criando sugestões de outras atividades que podem gerar uma satisfação a curto prazo. Para evitar esse tipo de situação, há algumas estratégias que você pode implementar no seu dia a dia. Confira:

Informe-se sobre o cargo escolhido

“Já que o objetivo final de tantas horas de estudo é a aprovação, como a minha vida poderá melhorar após o resultado positivo?” Essa é a questão que você deve fazer para ir em busca das vantagens do cargo escolhido no concurso. Dessa forma, será possível aproximar a finalidade de todo o seu esforço e, assim, voltar a estudar com mais garra.

Visualize as suas metas

Verifique o sistema de correção do concurso que você prestará e crie metas para cada disciplina cobrada na prova, além da sua expectativa para a nota final. Feito isso, exponhas essas metas em algum local, de modo que você consiga manter contato visual com elas todos os dias.

Acima desses objetivos, coloque o seu nome ao lado do cargo escolhido no concurso, por exemplo: “Laura: assistente administrativa da instituição X”. Se você prestará vestibular, você também pode colocar o nome da faculdade e do curso desejado. Por exemplo: “Caio: estudante de Engenharia da faculdade Y”.

Orgulhe-se do seu desempenho

Normalmente, o estudante avalia o seu desempenho a partir do que ainda falta para chegar ao final do processo, sem se recordar do que já fez para chegar ao patamar ou nível de conhecimento que atualmente está.

Avaliar o que ainda falta é uma atitude importante, mas sem perceber a quantidade de conteúdo já estudado, a frustração pode virar uma realidade. Por isso, orgulhe-se do que você já estudou e crie forças para chegar ao final!

Conheça os benefícios de passar em um concurso

Conhecer os benefícios de ser concursado pode ser um fator fundamental para se motivar durante os estudos. Afinal, o pote de ouro no final do arco-íris de quem estuda para concursos públicos é uma série de vantagens. Abaixo, reunimos os principais benefícios.

Estabilidade financeira

O receio de ser demitido por qualquer motivo ou de ter o seu salário reduzido são riscos comuns para quem trabalha em empresas privadas. Nesse caso, a estabilidade financeira pode ser apenas um momento de prestígio na carreira que pode não durar muito tempo.

Por outro lado, a situação é bem diferente no setor público. Contar com uma remuneração justa, que compense todo o esforço de trabalho, é um privilégio característico de quem é concursado — além da segurança de não ser demitido por qualquer motivo. A estabilidade financeira de um concursado também é refletida após os anos de trabalho, com uma aposentadoria que garante uma boa qualidade de vida.

Jornada de trabalho

O tempo extenso de serviço diário impede que muitos consigam fazer outras atividades com eficiência além de trabalhar. Isso é um fator que traz consequências graves para a saúde física e psicológica das pessoas. Curtir os bons momentos da vida se torna uma exceção rara para quem está submetido a uma rotina comum de trabalho.

As funções públicas, no entanto, possuem tempo de serviço bem menor do que os trabalhos em empresas privadas. As horas extras, quando acontecem, são devidamente remuneradas. — isso significa que o funcionário consegue trabalhar menos e ganhar mais.

Crescimento profissional

O crescimento no ramo profissional é um processo contínuo que acontece conforme as oportunidades de emprego que surgem ao longo da carreira. No setor público, essa realidade também é presente. Depois de aprovado, o concursado pode ser beneficiado com vários reajustes salariais e chances de chegar a cargos de maior nível hierárquico.

Direito a auxílios

Além dos fatores listados acima, o que diferencia a carreira pública são os auxílios que garantem uma boa qualidade de vida durante os anos de trabalho do funcionário, como um período maior de licença maternidade (para as servidoras), plano de saúde, auxílio-transporte, auxílio-alimentação etc.

Esperamos que este guia de como estudar para concursos ajude você a atingir os seus objetivos. Lembre-se de que uma preparação antecipada permite que você coloque todas as estratégias em prática de maneira calma e planejada, o que te deixa na frente de milhares de candidatos. Por isso, comece o quanto antes!

Gostou das dicas? Acesse o nosso site para entrar em contato conosco: nós, do Focus Concursos, temos cursos completos divididos por carreira (EAD e presenciais) que cabem no seu bolso. Escolha já o seu!


Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo 1: Focado no Concurso da Caixa Econômica (Edital vai sair em 2024). Participe aqui.
Grupo 2: Notícias “em primeira mão” sobre concursos públicos. Clique aqui e participe.