fbpx

Memória de curto e longo prazo: como usar a seu favor nos estudos?

Memória de curto e longo prazo: como usar a seu favor nos estudos?

A memória pode ser definida, muito superficialmente, como a retenção de algo que acabamos de aprender. É uma ferramenta do cérebro imprescindível para o bom desenvolvimento da rotina natural do seu dia a dia, assim como durante o percurso de sua vida em situações adversas. Sem o recurso de retenção do conhecimento, o ser humano não saberia nem mesmo o seu nome e definir sua personalidade.

É com o uso do recurso de memorização que conseguimos nos lembrar de datas importantes e daquela matéria que cairá na prova, por exemplo. Caso você seja um estudante ou concurseiro, já deve ter passado por situações em que a memória foi uma grande aliada e o ajudou a lembrar-se daquela questão dificílima. No entanto, é possível que, em alguma ocasião, o famoso “branco” também já tenha acontecido com você.

O “branco” nada mais é que um esquecimento, que, geralmente, ocorre em situações em que não poderíamos ou deveríamos nos esquecer de maneira alguma. Esse esquecimento é comum e faz parte do processo de memorização — a questão é saber lidar com ele da melhor maneira possível.

Para que essa questão não seja prejudicial nas horas decisivas, é necessário que saibamos um pouco mais sobre o processo de cognição do conhecimento e armazenamento de informações importantes, para que, assim, possamos escolher qual a melhor memória para usarmos em uma determinada situação — se será a memória de curto ou longo prazo.

Qual o conceito da memória de curto e longo prazo?

Antes de entendermos o funcionamento e a diferença entre a memória de curto e longo prazo, precisamos compreender o que os neurocientistas definem como memória declarativa e memória de procedimentos (também conhecida como memória não declarativa). Vejamos:

Memória de procedimentos

De acordo com neurocientistas, a memória de procedimentos é aquela que usamos na nossa rotina diária. Ela tem também o nome de não declarativa, porque nós não a explicitamos, apenas seguimos empregando-a sem nem nos darmos conta disso. Quando escovamos os dentes, tomamos banho, caminhamos, entre outras funções, por exemplo, recorremos a essa memória.

Memória declarativa

Já a memória declarativa é aquela memória que evocamos quando precisamos nos lembrar de alguma situação específica. Necessitamos dessa memória quando queremos, por exemplo, lembrar-nos de um número de telefone importante ou da data de aniversário de alguém especial.

Esse tipo de memória é valiosíssimo para estudantes e concurseiros. É aqui que estão armazenados os conhecimentos que você adquiriu estudando para aquele tão desejado concurso, logo, saber como acioná-la é fundamental para se sair bem em provas.

É dentro da memória declarativa que encontraremos as memórias de curto e longo prazo. Entramos, então, no assunto que mais nos interessa. Acompanhe!

Memória de curto prazo

A memória de curto prazo age no momento em que aprendemos algo novo e é uma porta de entrada para a memória de longo prazo. Esse aprendizado ficará armazenado em uma parte do cérebro durante um curto período, até que se decida se essa é uma memória que deve ou não ser enviada ao espaço de longo prazo.

Memória de longo prazo

Após um período de análise, o cérebro decide, então, armazenar um conhecimento de forma definitiva. Para que a memória de longo prazo aconteça, haverá uma alteração na estrutura dos neurônios e o crescimento de novos processos de sinapse (de forma bastante simplificada).

Falando de forma não científica, ocorrerá o processo de consolidação do conhecimento. Existem várias maneiras de fazer com que a memória de curto prazo torne-se uma memória de longo prazo.

No entanto, é importante entendermos que os dois tipos de memória são importantes. Eles podem ser usados juntos ou separados de acordo com o seu objetivo. Por isso, abaixo, daremos dicas de onde e como usar a memória de curto e longo prazo e como unir as duas a seu favor na hora do estudo.

Como e onde usar a memória de curto prazo?

Caso você seja um concurseiro ou estudante, precisa e anseia entender em que momento usar a memória de curto prazo. Essa memória fica armazenada em seu cérebro por um curto período de tempo, por isso, caso você vá fazer uma prova, estude os assuntos mais importantes na véspera, porque eles estarão fresquinhos quando você for realizar as questões.

Pensando nisso, também, o Focus Concursos promove constantemente revisões de véspera para diversos concursos para que os alunos possam fazer uso da memória de curto prazo. Se você estiver se preparando para alguma prova, nesta página você encontra a divulgação dos eventos que estão para acontecer, além das mídias sociais.

Como e onde usar a memória de longo prazo?

É evidente que, como concurseiro ou estudante, você queira que as informações se consolidem em seu cérebro. Ora, você não pretende fazer apenas uma prova em todo o seu percurso e é fundamental que você retenha o conhecimento quando for prestar demais concursos.

Para transformar a memória de curto em longo prazo, você deve estudar com atenção e fazer muitos exercícios de fixação. Revisar sempre matérias que você aprendeu já há algum tempo também é uma ótima forma de reter o conhecimento adquirido.

Outra dica preciosa é tentar fazer da prática de estudos um hábito. Tudo aquilo que você transforma em rotina é muito mais fácil de ser acessado quando necessário. Para alguém que fará uma prova ou é um concurseiro, o ideal é utilizar as duas memórias, de curto e longo prazo, juntas. Dessa maneira, será possível um melhor desempenho em todas as provas que se dispuser a fazer.

As informações passadas durante o artigo são baseadas em posicionamentos e estudos de neurocientistas. No entanto, o cérebro humano ainda é um mistério. Ao longo de anos de estudos, conseguiu-se descobrir muito a respeito da memória e dos processos de cognição do conhecimento, todavia, há ainda um longo caminho a ser desvendado.

Esperamos que as informações trazidas neste artigo tenham sido de grande valia a você! O objetivo é que você consiga utilizar as dicas dadas no texto para otimizar seus estudos e, sem dúvidas, seu desempenho.

Saber utilizar a memória de curto e longo prazo é essencial para quem quer passar em um bom concurso. Auxiliá-lo a entender qual o ajudará a resolver uma determinada questão e a compreender quando as duas memórias juntas o ajudarão a ir bem em uma prova foi o nosso objetivo. Caso você tenha gostado de todas as dicas e informações, curta nossa página no Facebook!


Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo de Estudos, Notícias de Concurso em "primeira mão" e Materiais Gratuitos. Clique aqui.