fbpx

Mindset para concursos: entenda o que é e como pode te ajudar

Mindset para concursos: entenda o que é e como pode te ajudar

Falar que o pensamento tem poder não é somente um clichê sem significado. Força de vontade e pensamentos positivos estão ligados ao sucesso. E para quem se prepara para prestar concurso público, esse detalhe pode ser decisivo.

É sobre este assunto que vamos falar hoje: a importância do mindset para concursos e como manter-se motivado para encarar essa etapa! 

Expressão da língua inglesa que pode ser livremente traduzida por “configuração da mente”, esse é um conceito que descreve a forma com que você, mentalmente, processa informações, reage a estímulos, enfim, como se dá a sua rotina mental.

O desafio para um concurseiro é manter o mindset mais adequado para passar pelo período de estudos e preparação. Quer saber como? Então leia até o final. 

Importância do pensamento

Tanto na vida profissional quanto no âmbito pessoal, cultivar bons pensamentos é muito importante. Isso está diretamente ligado à saúde mental e ao equilíbrio íntimo. Pessoas que se mantêm esperançosas, que encaram desafios como oportunidades e que não desanimam diante das adversidades e falhas costumam ter mais sucesso e cultivar relacionamentos mais saudáveis.

Mas nem sempre é fácil. O pessimismo, a desesperança e a revolta são traços humanos, e eventualmente se sobrepõem à qualquer positividade. E isso é normal. 

Então, se manter positivo é um desafio. E não há fórmula pronta para afastar os maus pensamentos. Cada um precisa entender como funciona a sua mente e dominar os estímulos para não se deixar levar por pensamentos negativos. 

A evolução da psicologia e os estudos da mente humana vêm ajudando neste processo. E um conceito, desenvolvido há décadas por uma psicóloga norte-americana, é crucial para entender melhor as potencialidades da mente humana. Vamos falar agora sobre a nossa configuração mental. 

Segredo do mindset

Professora de psicologia da Universidade de Standford, Carol S. Dweck criou e disseminou um conceito que modificou a forma como entendemos a mente humana e a motivação pessoal: é o mindset, a configuração da mente, como recebemos, processamos e reagimos aos estímulos externos, e de que forma isso afeta a nossa vida. 

O livro de Carol, “Mindset: A psicologia do sucesso” está disponível no Brasil e já vendeu milhões de 1,5 milhões de cópias, segundo a Editora Objetiva. 

Carol defende que o ser humano tem predisposições mentais, ou seja, formas pré-configuradas de absorver as informações externas, e reagir a partir disso. E o melhor: isso pode ser mudado, adaptado para favorecer a pessoa e impulsioná-la para o seu melhor. 

Por este motivo, o termo criado pela estudiosa acabou se tornando um conceito-chave para executivos e pessoas que vivem em um ambiente competitivo. O mindset combativo, de superação e busca pelo sucesso, é o que os empresários buscam. 

Eis uma das contribuições que a psicologia traz para o aprimoramento pessoal: a capacidade de modificar o seu pensamento e cultivar uma configuração mental mais favorável. 

E para o concurseiro? De que forma o mindset pode ajudar, e como atingir a configuração ideal durante a preparação e o período de provas? Esses são os assuntos dos próximos tópicos. Continue a ler!

Mindset e o sucesso nos concursos

O período de preparação para um concurso público é extenuante. Envolve uma quantidade muito alta de conteúdos a serem estudados. Situação ainda mais aflitiva se o concurso envolve provas de habilidade física, quando candidato precisa ainda se dedicar aos exercícios e à preparação do corpo. 

E também tem a pressão. Ela acontece tanto externamente, com os familiares e conhecidos depositando suas expectativas no candidato, quanto internamente. Essa última, inclusive, pode ser tão implacável e exigente. E isso tudo é normal. 

O importante é não se deixar abater, nem deixar as expectativas e inseguranças atrapalharem o processo de preparação para o concurso. É aí que entra o mindset. 

É por meio do exame minucioso da mente do concurseiro, e da compreensão sobre como ela responde aos estímulos externos, que será possível conquistar um mindset mais adequado à preparação para concursos. Um mindset resiliente e persistente, sem medo de desafios e preparado para adversidades. 

Mindset fixo x mindset de crescimento

Os estudos de mindset apontam para a existência de dois tipos: fixo ou de crescimento. Basicamente, o primeiro se refere a uma mente inflexível, incapaz de se adaptar e fixa em seus conceitos. Já o segundo diz respeito a uma mentalidade mais maleável, com a habilidade de se adaptar conforme a situação. Não precisamos nem dizer que o concurseiro deve ter como meta o mindset de crescimento. 

Como o mindset flexível é passível de ser modificado e adaptado conforme a situação, é possível treinar o seu cérebro para as situações mais adversas que forem surgindo no caminho. 

Mente resiliente e persistente

Para o concurso público, é imprescindível que o candidato mantenha-se motivado frente às dificuldades. Por isso, os dois conceitos-chave que precisam ser perseguidos são estes: a resiliência e a persistência.

Resiliência, porque o concurseiro precisa saber que vai passar por períodos de privações e por situações que podem não ser as mais desejadas, como isolar-se para estudar, deixar de aproveitar momentos com os amigos e família e economizar, por exemplo. 

Se o candidato não está preparado para este tipo de situação cada minuto parecerá um sacrifício e a preparação não será tão eficaz. 

E a persistência é importante porque não é raro reprovar nas primeiras tentativas. Com uma mente preparada para desistir, ao menor sinal de adversidade, fica difícil manter o concurseiro motivado para enfrentar outras seleções, buscar alternativas e continuar tentando.

Afinal, a aprovação em um concurso envolve muita luta, esforço e dedicação. E se a mente não acompanha esse processo, com uma configuração positiva, insistência e inspiração para continuar tentando, este objetivo vai ficar mais distante. 

Por isso, se você vai prestar concurso, é hora de examinar o seu mindset e procurar melhorá-lo. Com essas dicas, ficará mais fácil chegar lá.

E você sabe o que mais ajuda a cultivar um bom mindset para concursos? Ler mais sobre o assunto! Que tal receber tudo o que publicamos sobre o universo dos concursos na sua caixa de email, em primeira mão? Assine nossa newsletter!


Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo 1: Focado no Concurso da Caixa Econômica (Edital vai sair em 2024). Participe aqui.
Grupo 2: Notícias “em primeira mão” sobre concursos públicos. Clique aqui e participe.